Serrote de Jericoacoara

Jericoacoara – Mapa turístico

A Vila de Jericoacoara, um dos pontos mais famosos do litoral do Ceará, é usada como ponto de partida para diversos passeios na região. Os atrativos estão distribuídos em diferentes cidades e vilas, alguns bem afastados uns dos outros, muitas vezes em locais de difícil acesso por ser necessário passar por dunas de areia e atravessar rios. Por isso o planejamento da viagem é bem importante.

Belíssimo pôr-do-sol
Duna do Pôr-do-Sol

Entre os pontos mais próximos, vale a pena destacar a Praia Principal, que tem uma ótima estrutura de apoio com barracas e lojas, permitindo passar o dia por lá com tranquilidade. Ali também é possível alugar equipamentos para a prática de windsurf e kitesurfe, embora os ventos sejam mais fortes e o visual mais selvagem na vizinha Praia da Malhada, onde também dá para chegar com uma tranquila caminhada. Já no fim da tarde, o programa preferido é ir para a Duna do Pôr-do-Sol.

Trilha da Pedra Furada
Trilha da Pedra Furada

Os mais animados podem fazer uma caminhada de cerca de dois quilômetros até a Pedra Furada, um dos cartões postais da região. Existe a trilha tradicional, feita por uma estrada de terra, e uma que segue o Serrote de Jericoacoara, margeando a Praia da Vitória e com vistas mais bonitas. O passeio, que exige um preparo maior, com uso de roupas e acessórios adequados, além de levar lanche e água, está marcado no mapa abaixo com linhas amarela e azul.

Lagoa do Paraíso
Lagoa do Paraíso

Já para os destinos mais distantes, é recomendado contratar o serviço de guias, pois é necessário veículos especiais percorrer praias e dunas, muitas vezes sem um trajeto muito claro. O mais famoso é o passeio pelo litoral leste, que deixa os turistas no início da trilha da Pedra Furada; passa rapidamente pela árvore da preguiça, onde os turistas formam uma fila para tirar fotos; Praia do Preá, tranquila vila de pescadores que vem crescendo como destino de prática de esportes aquáticos; Lagun Beach Club e Buraco Azul Caiçara, com suas lagoas artificiais de cores impressionantemente azuis; Lagoa do Paraíso, onde ficam as redes na água; e retorno pelas dunas do parque.

Balanço no mangue seco
Balanço no mangue seco

Outro que dura o dia inteiro é o passeio pelo litoral oeste, que inclui uma travessia de balsa pelo rio e a opção de conhecer mais sobre os cavalos-marinhos; também é feita uma rápida parada no mangue seco, onde se destacam os balanços decorados; na travessia pelas Dunas de Tatajuba, é possível fazer esquibunda, tirolesa e descer pelo tobogã; mas o destaque mesmo é a Lagoa de Tatajuba, com várias barracas para almoçar; o retorno é feito pela praia.

Hotel Jeri
Hotel Jeri

Embora seja uma vila pequena, também é importante pensar em onde se hospedar para facilitar os passeios feitos por conta própria, ficar mais próximo do agito dos restaurantes e bares ou, pelo contrário, procurar uma área mais tranquila para descansar. Eu fiquei com a última opção.

Para ficar mais fácil de entender, disponibilizo acima o mapa interativo onde marquei todos os pontos que visitei. Para ver mais detalhes da vila, basta aproximar, enquanto o zoom out permite ver os pontos mais distantes. Os atrativos acima estão distribuídos nas cidades de Jijoca de Jericoacoara, Cruz e Camocim, incluindo seus distritos menores que incluem vilas de pescadores. Eu utilizo um esquema de cores e ícones que ajudam a identificar do que se trata cada item. 

Mapa, ícone arquitetura amarelo Arquitetura
Mapa, ícone gastronomia marrom Gastronomia
Mapa, ícone hospedagem cinza Hospedagem
Mapa, ícone localidade mostarda Localidades
Mapa, ícone parque passeio verde Passeios
Mapa, ícone transporte azul Transporte

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s