Praia Principal e Duna do Pôr-do-Sol

Jericoacoara – Praia Principal e a Duna do Pôr do Sol

A Vila de Jericoacoara é um destino de grande potencial turístico devido às suas belezas naturais, servindo como base para ir a atrativos que incluem praias paradisíacas, grandes dunas de areia, lagoas de água doce e prática de esportes. Quando eu fiz minhas pesquisas na internet, encontrei mais informações sobre os passeios pelo litoral leste e pelo litoral oeste, que percorrem vários quilômetros do litoral cearense e precisam ser feitos por veículos adequados para andar sobre a areia.

Faixa de areia da Praia Principal
Faixa de areia da Praia Principal

Mas não é preciso ir longe ou pagar pelo transporte para curtir a estadia por lá, já que a praia principal pode ser acessada facilmente a partir de uma curta caminhada e inclui um dos atrativos mais icônicos da cidade – a duna de onde muitos visitantes acompanham o pôr-do-sol. A distância varia de acordo com a localização da sua hospedagem, mas a vila é pequena o suficiente para que qualquer ponto fique tranquilo.

Para se ter uma ideia, do local onde se paga a taxa de turismo e onde fica o estacionamento na entrada da vila, são apenas 1,5 quilômetros de caminhada até a praia. Eu já fiquei no Hotel Jeri, que fica a cerca de 750 metros do mar. Pelo mapa acima dá para ter uma boa ideia de onde ficam os principais pontos.

Restaurantes e pousadas
Restaurantes e pousadas

Apesar de seu tamanho reduzido, há, literalmente, centenas de opções de hospedagem na vila. Ali estão alternativas para todos os bolsos e gostos, entre hotéis, pousadas, albergues, apartamentos, casas de temporada, acampamentos e resorts. Alguns deles ficam literalmente de frente para a praia, o que pode ser uma ótima opção para aqueles que querem curtir o local sem fazer grandes deslocamentos.

Maré baixa
Maré baixa

A praia principal tem águas calmas e, quando eu entrei, a maré estava baixa e  dava para ir até longe sem que ficasse fundo. Eu gosto bastante quando fica assim porque dá para relaxar, se refrescar e curtir a paisagem sem fazer grandes esforços. Desse ponto, é possível ver algumas das enormes dunas de areia da região, onde também se pratica o sandboard.

Guarda-sóis na praia
Guarda-sóis na praia

Assim como acontece em muitas outras praias, ali é cobrada uma consumação mínima para usar as cadeiras e guarda-sóis, principalmente se você escolhe ficar nas da frente. Sinceramente, não vejo problema nisso já que muitas pessoas poderiam sentar ali e não consumir nada o dia inteiro, o que não faria sentido para as barracas. Além do mais, há sempre a opção de ficar em outros pontos próximos, sem estrutura nenhuma ou levando sua própria sombrinha.

Prepare-se para enfrentar o calor
Prepare-se para enfrentar o calor

Como eu gosto de ficar um tempo considerável no mar, mas tenho pavor de ficar queimado de sol, tenho usado muito acessórios como camisas com proteção UV e chapéus, além de passar e repassar o protetor solar algumas vezes durante o dia. Importante lembrar que o clima nessa região é quente durante todo o ano, com temperaturas máximas acima dos trinta graus.

Prática de esportes aquáticos
Prática de esportes aquáticos

Felizmente, tem sempre ventos muito fortes e isso dá uma boa refrescada. De fato, as pessoas aproveitam para praticar por ali esportes aquáticos como  windsurf, kitesurfe e canoagem. Em alguns pontos, as ondas são mais fortes e possibilitam também a prática do surfe. Eu preferi ficar só nadando mesmo e também fiz longas caminhadas pelo litoral.

Equipamentos para aluguel
Equipamentos para aluguel

Ao longo da praia, é possível encontrar alguns estabelecimentos para alugar pranchas, roupas e acessórios, além de comprar o que for possível levar na mala. Eles também oferecem aulas, o que pode ser interessante para quem nunca praticou os esportes e quer fazer algo diferente – eu confesso que nunca experimentei. O máximo que já fiz foi stand up paddle, que é basicamente ficar em pé e remar – parece fácil, mas exige um bom equilíbrio. Também vi gente aproveitando a quadra com rede para jogar vôlei, futvôlei, peteca e coisas do tipo na areia.

Praia vista da Naturalmente Creperia
Praia vista da Naturalmente Creperia

Outra possibilidade é aproveitar um dos restaurantes e bares que ficam por ali. Em um dos fins de tarde, eu resolvi comer na Naturalmente Creperia e pude acompanhar com conforto e boa comida o céu sendo tomado por cores alaranjadas. A Vila de Jericoacoara está em um dos poucos lugares do país onde é possível ver tanto o nascer quanto o pôr-do-sol no oceano, graças à sua localização peninsular.

Turistas na duna
Turistas na duna

O ponto mais famoso para acompanhar o espetáculo é a Duna do Pôr do Sol, assim chamada justamente por ser o local preferido pelos turistas para essa hora do dia, pela sua altura e posição privilegiada. A formação, que já chegou a ter cinquenta metros de altura, tem aproximadamente quinhentos anos e vem, aos poucos, se deslocando para junto do mar, à medida que o vento sopra os grãos de areia.

Belíssimo pôr-do-sol
Belíssimo pôr-do-sol

Ali é proibido passar de carro, mas eu achei bem tranquilo de ir caminhando, já que a inclinação não é muito grande subindo pela lateral. Nas fotos não aparece tanto, mas há um bom desnível entre o topo da duna e a faixa de areia junto ao mar.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s