Buraco Azul Caiçara

Cruz – Buraco Azul Caiçara

Esse atrativo, que tem ganhado cada vez mais fama entre os viajantes, teve um surgimento inusitado. Há alguns anos atrás, um enorme buraco foi feito no local para retirada de barro e areia que seriam usados na construção de uma rodovia na região. Depois de fortes chuvas, o vão se encheu de água e, assim, foi criado mais um ponto turístico no litoral cearense, com inauguração em 2019.

Plataforma de madeira na água
Plataforma de madeira na água

Logo foi erguida ali toda uma estrutura para receber os visitantes e começaram a cobrar entrada para realizar melhorias. Atualmente, o local funciona como um clube, com restaurante e banheiros. As informações atualizadas sobre horários de funcionamento, preço e cardápio podem ser acessados na página oficial.

 

O Buraco Azul Caiçara é um dos destinos visitados no passeio pelo litoral leste, que sai de Jericoacoara, mas fica a uns dezessete quilômetros de distância da vila, pois está em um distrito de Cruz. Mas atenção: existem outros “buracos azuis” pela região, então certifique-se de que está indo para o lugar correto. No mapa interativo acima eu marquei a posição dessa e das outras atrações que visitei na região.

Reserva de passeio ou atração

Existem muitas alternativas de transporte, variando em quantidade de pessoas, conforto, nível de aventura e, claro, preços. Para quem está viajando sozinho ou quer economizar, a opção mais barata é o tour compartilhado, tendo como companheiros de passeio pessoas desconhecidas. Para grupos maiores, vale a pena ir com até dez pessoas na jardineira. Entre os privados para menos gente, tem o de até duas pessoas no quadriciclo ou de duas a quatro pessoas no UTV, ideais para quem gosta de mais emoção e quer ir dirigindo. Também existe a opção de estender o passeio até a Praia de Barrinha, uma vila de pescadores que foi engolida pelas dunas, e ficar para ver o pôr-do-sol. Como estávamos em três pessoas, escolhemos o tour privado de buggy com um motorista.

Estacionamento gratuito
Estacionamento gratuito

Como eu fiz o tour privado e consegui aproveitar bem porque tinha mais liberdade de definir quanto tempo ficar em cada lugar. Também há a possibilidade de contratar um transfer e passar o dia inteiro. É preciso passar por dunas e/ou praias para chegar até lá, o que é recomendado apenas para os motoristas que conhecem melhor o trajeto. Quem se hospeda na Praia do Preá e está com um carro alugado, pode ir por conta própria percorrendo apenas cinco quilômetros de estrada. Seja com um passeio guiado ou por conta própria, é possível parar no estacionamento de uso gratuito.

Mirante com balanço
Mirante com balanço

Ja para ter acesso ao clube, é preciso pagar a entrada, com gratuidade para crianças e idosos, além de desconto para estudantes. Eu achei o valor adequado para quem vai ficar ali por uma hora ou boa parte do dia, mas fica caro se for apenas para tirar umas fotos e seguir com o passeio. O espaço conta com balanços, redes e outras decorações colocados em pontos estratégicos que servem como mirantes.

Mergulho na lagoa
Mergulho na lagoa

Para quem se pergunta se a tonalidade da água que vemos nas fotos das redes sociais é real, a resposta é sim. A explicação que encontrei é que a lagoa é azul-turquesa por conta do solo, rico em calcário, e as cores são reforçadas pelo o brilho do sol e o reflexo do céu. A maioria das pessoas fica na parte rasa ou nas plataformas de madeira, pois a profundidade chega a até dez metros em alguns pontos.

Água azul-turquesa
Água azul-turquesa

Como eu sei nadar, aproveitei para saltar do barranco algumas vezes, de um ponto identificado para isso. O restante do tempo aproveitei para ficar relaxando e curtindo o visual. Algumas reclamam que se trata de um atrativo artificial e de menor importância diante das belezas naturais da região. Sinceramente, eu curti bastante e acho que vale a pena passar para conhecer.

Restaurante, bar e barracas de praia
Restaurante, bar e barracas de praia

O local está preparado para receber pessoas que querem ficar por lá uma boa parte do dia, com restaurante e bar bem completos, funcionando como uma sofisticada barraca de praia, incluindo espreguiçadeiras e guarda-sóis. Também  há uma área vip, mais reservadas e com sofás confortáveis. Quando eu visitei o local, havia bastante pessoas, mas não estava lotado. De qualquer maneira, acho interessante se programar para chegar cedo se quiser ficar em uma das barracas de frente para o lago. Como o passeio pelo litoral leste dura o dia inteiro, também recomendo levar bastante água e alguns lanches para não ter que comprar em cada parada.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s