Praia do Preá

Cruz – Praia do Preá

Preá é uma pequena comunidade de pescadores cercada por enormes dunas de areia branca e extensa faixa de litoral. A maior parte da população ainda vive da pesca e os turistas podem acompanhar o trabalho feito de forma tradicional, com pequenos barcos e redes. Também praticam agricultura, mas o turismo tem crescido bastante. Aos domingos, os nativos costumam se reunir na praia para partidas de futebol e rodas de capoeira.

Avião comercial
Aeroporto Comandante Ariston Pessoa

Aqueles que estão em Fortaleza podem chegar à cidade em viagem de ônibus ou de carro, percorrendo cerca de 280 quilômetros. Para quem mora em outros estados, a opção mais confortável seria pegar um voo para o Aeroporto Comandante Ariston Pessoa, localizado no município vizinho de Cruz. Dali, é possível seguir de transfer ou taxi para o destino final ou até mesmo alugar um carro, preferencialmente com tração 4×4, o que permitirá visitar alguns dos atrativos da região. Mas faça a reserva online com antecedência porque a procura é grande.

Vila de pescadores
Vila de pescadores

O vilarejo faz divisa com o Parque Nacional de Jericoacoara e é uma alternativa interessante para quem pretende visitar os mesmos atrativos dos passeios que saem de Jericoacoara, que é mais famosa e acaba atraindo uma quantidade maior de turistas. Na verdade, alguns dos pontos mais procurados ficam mais perto e tem acesso facilitado saindo de Preá, onde se chega por uma estrada de asfalto. Próximo dali ficam o Lagun Beach Club, o Buraco Azul Caiçara, a Lagoa do Paraíso, entre outros.

Reservar hotel na cidade

De fato, você pode se hospedar na vila, onde há dezenas de opções de hotéis, pousadas, casas, apartamentos e outros, indo desde as simples às mais bem estruturadas. Além das paisagens mais próximas, os passeios a cavalo e de buggy são uma bora pedida para quem quer explorar a região.

(FOTO BUGGY)

Eu visitei essa praia como parte do passeio pelo litoral leste que sai de Jericoacoara. Existem muitas alternativas de transporte variando em quantidade de pessoas, conforto, nível de aventura e, claro, preços. Para quem está viajando sozinho ou quer economizar, a opção mais barata é o tour compartilhado, tendo como companheiros de passeio pessoas desconhecidas. Para grupos maiores, vale a pena ir com até dez pessoas na jardineira. Entre os privados para menos gente, tem o de até duas pessoas no quadriciclo ou de duas a quatro pessoas no UTV, ideais para quem gosta de mais emoção e quer ir dirigindo. Também existe a opção de estender o passeio até a Praia de Barrinha, uma vila de pescadores que foi engolida pelas dunas, e ficar para ver o pôr-do-sol. Como estávamos em três pessoas, escolhemos o tour privado de buggy com um motorista.

Ponto para tirar fotos
Ponto para tirar fotos

Mas essas paradas são bem rápidas e não dá para aproveitar tanto quanto se tivesse dormido por lá. Comparada com a vizinha mais famosa, Preá possui melhor estrutura urbana, mas a vida noturna é menos agitada, sendo ideal para aqueles que buscam tranquilidade, descanso e contato com a natureza. Seu potencial turístico começou a ser mais explorado a partir da metade da década de 1990.

Kitesurfe na praia
Kitesurfe na praia

A pequena aldeia conta com muitos quilômetros de praias com ventos fortes, principalmente entre os meses de julho e dezembro, e ondas altas, que alcançam dois metros. Não é a toa que seja muito procurada por praticantes de kitesurf e windsurf. As águas quentes em tons azuis e verdes, com grandes áreas sem obstáculos, torna o local ideal para receber profissionais, que participam de competições realizadas no local. Boa parte das hospedagens oferece aluguel de equipamentos e cursos, uma boa alternativa de atividade para os principiantes.

Mariano's Beach Lounge
Mariano’s Beach Lounge

Eu também passei por lá um dia para almoçar na praia. A gastronomia local inclui muitos pratos à base de peixe e frutos do mar, incluindo o inusitado pastel de arraia, mas também são servidos galinha-caipira, baião-de-dois e tapioca, além da culinária internacional como a italiana. Nos doces, destacam-se a torta de banana, a cocada e o doce de caju. Escolhemos ficar no Mariano’s Beach Lounge, que tem uma boa estrutura para quem quer passar mais tempo.

Bife de chorizo
Bife de chorizo

Embora houvesse muitas opções, resolvemos pedir algo mais conhecido. Fomos de bife de chorizo, que é uma refeição de completa com contra filé grelhado, arroz biro biro e batata frita. A porção era para duas pessoas, mas deu tranquilo para servir três. Informações atualizadas, incluindo o calendário de eventos, podem ser acessadas na rede social da barraca. Como o passeio pelo litoral leste dura o dia inteiro, também recomendo levar bastante água e alguns lanches para não ter que comprar em cada parada.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s