Exposição temporária

Houston – Museum District

Localizado entre o movimentado centro da cidade e o mundialmente conhecido Texas Medical Center, o Museum District conta com várias instituições de diferentes vertentes. Seja para apreciar obras primas de artistas renomados, inovações do mundo da ciência, relíquias históricas ou trabalhos contemporâneos, a região oferece uma abundância cultural para todos os gostos. A variedade de exibições, coleções e performances ao vivo fazem com que esse seja um dos principais destinos de Houston.

Mapa com a localização dos museus
Mapa com a localização dos museus

Embora se encontrem na mesma região, é preciso priorizar quais você quer conhecer, tanto pelo tempo demandado para ver as exposições quanto pela distância. Ainda que tenha passado bastante tempo na cidade, eu acabei não indo em todos os museus citados. Isso porque alguns deles são tão grandes que demandam pelo menos um período inteiro. Também é muita informação e acabaria ficando muito cansativo visitar vários no mesmo dia, o que tornaria a experiência não apenas pouco prazeirosa como também menos profunda. Além disso, alguns têm dias e horários específicos em que são gratuitos, o que exige um certo planejamento. Veja no mapa acima todos os museus dessa região.


(1) Museum of Natural Science

Eu adoro visitar museus de ciências naturais e achei esse particularmente interessante porque é bastante diversificado, indo desde os fósseis de animais pré-históricos até a exploração espacial. São vários andares, então é bom reservar algumas horas para o passeio. A entrada é gratuita para as exibições permanentes nas quintas-feiras, das 14 às 17h. É possível combinar a visita ao local com vários outros atrativos da região, especialmente o Hermann Park.

Cabinet of Curiosities
Museum of Natural Science

(2) The Health Museum

A cidade de Houston é uma referência na medicina, então é natural que haja um museu voltado justamente para a área da saúde. No museu da saúde é possível fazer um tour interativo pelo corpo humano, ver os órgãos internos, a simulação de sua imagem em uma diferente raça ou gênero e outros atrativos. A entrada também é gratuita nas quintas-feiras, mas com um horário mais abrangente, das 14 às 19h.


(3) Children’s Museum

Já esse museu é voltado para crianças. São vários espaços temáticos para os pequenos brincarem e aprenderem. Assim como os anteriores, o museu tem um período gratuito às quintas, mas nesse caso funciona de 17 às 20h, o que permite que os pais visitem o local junto de seus filhos. Confesso que eu fiquei com vontade de ir sem ter nenhuma criança junto, mas acabou não acontecendo.


(4) Museum of Fine Arts

Já a entrada do museu de belas artes é liberada durante toda a quinta, o que permite que seja feita uma visita ao local pela manhã e emendar em um dos outros que são gratuitos à tarde no mesmo dia. O que é preciso considerar é que o espaço é bem grande, contando com dois prédios e ainda tem um terceiro em construção. Leva um bom tempo ver todas as exposições de obras de arte que vão de séculos atrás até os dias atuais, fora exposições temporárias e outros atrativos que são cobrados à parte.

Esculturas indianas
Museum of Fine Arts

(5) Cullen Sculpture Garden

Esse belo jardim faz parte do complexo do museu de belas artes e tem várias esculturas de artistas famosos. Ele pode ser visitado gratuitamente em qualquer dia e independente da ida ao museu. Eu achei o espaço bastante agradável e as obras são bonitas e interessantes.

Esculturas em exposição no jardim
Cullen Sculpture Garden

(6) Glassell School of Art

Ali também funciona essa escola de arte que possui exposições dos trabalhos dos alunos e uma arquitetura bem interessante. Você pode entrar lá livremente e ainda subir no terraço. De lá é possível ter uma ótima vista da região e também aproveitar para acompanhar o pôr-do-sol.

Arquitetura moderna da escola
Glassell School of Art

(7) The Jung Center

Infelizmente, no dia que eu resolvi passar lá estava fechado, então não pude conferir esse museu que une a arte com espiritualidade, sempre com visitas gratuitas. O tema me pareceu super interessante e com certeza vou conferir quando for novamente a Houston.


(8) Contemporary Arts Museum

Também de graça todos os dias é o museu de arte contemporânea. Eu confesso que não é o meu estilo preferido, mas fui surpreendido positivamente pelas exposições e pela arquitetura, que chama bastante a atenção. O Contemporary Arts Museum não tem um acervo próprio, então todas as exibições são temporárias.

As exposições são temporárias
Contemporary Arts Museum

(9) The Holocaust Museum

O museu do holocausto estava em reformas nos meses que eu fiquei em Houston, então acabei não visitando. A coleção até estava exposta temporariamente em outro espaço, mas não animei de ir porque era um pouco distante. Assim como os primeiros que eu citei, a visita é gratuita às quintas-feiras, das 14 às 17h. O espaço é dedicado aos milhões de judeus mortos durante do holocausto e às vítimas inocentes de outros conflitos.


(10) Asia Society Texas Center

O objetivo dessa instituição com várias unidades ao redor do mundo é promover a ligação entre o continente asiático e as comunidades locais através de programas de arte e cultura, educação, negócios e outros. Embora tenha acesso livre ao prédio, é preciso pagar para ver as exposições.


(13) Museum of African American Culture

O objetivo desse museu é propagar a cultura africana e dos seus descendentes nos Estados Unidos, independente de sua raça. A visita é de graça em todos os dias da semana, em qualquer horário.


(12) Czech Center Museum

Já esse museu cujo prédio tem arquitetura barroca só fica liberado na última segunda-feira de cada mês. Além da bela construção, é possível apreciar objetos, arte, música e histórias com foco no povo tcheco e eslovaco.


(13) Lawndale Art Center

Essa galeria tem foco no trabalho de artistas locais, apresentando mostras alternativas e experimentais da arte contemporânea nas mais diversas mídias. A visita é gratuita todos os dias da semana, em qualquer horário.


(14) Center for Contemporary Craft

É o mesmo caso desse centro de artesanato contemporâneo, onde é possível visitar os estúdios dos artistas e ver exibições inovadoras. Também é uma boa pedida para quem tiver interesse em adquirir objetos feitos à mão.


(15) Center for Photography

Partindo para uma área mais distante, há um conjunto de atrações culturais bastante relevante e todos gratuitos (15 a 21). Um deles é esse centro de fotografia, que realiza exposições temporárias gratuitas e oficinas para todos os níveis de conhecimento da área.

Houston Center for Photography
Houston Center for Photography

(16) Rothko Chapel

No quarteirão seguinte já fica esse espaço que mistura espiritualidade, arte e política na luta pelos direitos humanos. A capela ecumênica é voltada para pessoas de qualquer religião e ateus que buscam um local tranquilo para meditação. Também são realizados encontros, premiações e eventos diversos sobre a sociedade.

Pinturas de Mark Rothko
Rothko Chapel | Foto: Judith Kirnick

(17) The Menil Collection

Os demais pontos de interesse da área fazem parte do Menil Collection, que possui uma extensa coleção de arte com itens que vão desde a pré-história até os dias atuais. Também chama bastante a atenção a arquitetura moderna dos prédios, que buscam integrar o espaço interno e a natureza. O Main Building é o principal deles, com a maior parte das obras. Um dos focos são as telas surrealistas.

Obras surrealistas
The Menil Collection

(18) Cy Twonbly Gallery

Já essa galeria apresenta apenas trabalhos de Cy Twonbly, conhecido por suas telas em larga escala com elementos de caligrafia. O artista era fascinado com as palavras e encontrou inspiração para as suas obras na história e geografia antigas do Mediterrâneo, nas mitologias grega e romana, na literatura clássica e na poesia. Essas referências são abundantes em seus trabalhos.

Pintura na Cy Twonbly Gallery
Cy Twonbly Gallery

(19) Menil Drawing Institute

Com um ótimo acervo de desenhos modernos e contemporâneos, foi necessário criar um espaço separado para realizar exibições e projetos de pesquisa. Assim nasceu o instituto de desenho, que também recebe performances e eventos. Outra particularidade dele é que todas as mostras são temporárias, então tem sempre bastante coisa nova para ver.

Menil Drawing Institute
Menil Drawing Institute

(20) Dan Flavin Instalation at Richmond Hall

Funcionando em um antigo armazém, essa instalação do artista Dan Flavin apresenta um grande espaço iluminado por luzes de néon coloridas. É interessante como o artista consegue alcançar um resultado belo com o uso de itens disponíveis em qualquer loja de materiais de construção.

Obra de Dan Flavin
Dan Flavin Instalation at Richmond Hall

(21) Byzantine Fresco Chapel

Por fim, também é possível visitar uma pequena exposição nessa capela criada para abrigar afrescos que haviam sido roubados de uma igreja e precisavam passar por um trabalho de restauração. Após um tempo expostas no local, as obras voltaram para seu local de origem e a estrutura passou a ser usada para exposições de longa duração.

Byzantine Fresco Chapel
Byzantine Fresco Chapel

(22) Buffalo Soldiers Museum

Também mais distante fica esse museu que conta a participação militar afro americana em conflitos que marcaram a história dos Estados Unidos como a Guerra de Independência, a Guerra Hispano-Americana, a Primeira e a Segunda Guerras Mundiais e outros. A entrada é gratuita nas quintas-feiras, de 13 às 17h.


(23) Diverseworks

Já esse espaço de experimentação e trabalhos de novos artistas tem visitação grátis todos os dias e horários. As exposições e performances são sempre renovadas.


Como se pode perceber, são muitas opções de museus nessa região, alguns deles com um dia por mês de entrada gratuita, outros com uma vez por semana e outros sempre de graça. Recomendo confirmar essas informações nas páginas oficiais, pois podem haver mudanças. Mas o fato é que opção cultural é o que não falta nessa cidade!

Anúncios

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s