Praias vistas do Mirante da Tirolesa

Morro de São Paulo – Farol, mirantes e tirolesa

Morro de São Paulo tem uma praia muito linda, de água clara e azulada com muitos recifes de corais. Um bom lugar para se ter uma vista privilegiada da paisagem são os mirantes que ficam próximos ao Farol do Morro, no ponto mais alto da cidade. Originalmente, o lugar era ocupado por uma capela bem simples, a casa do capelão, um paiol e um trecho de muralha que pertencia à Fortaleza de Tapirandu ou do Presídio de Morro de São Paulo. Essas construções antigas foram destruídas.

Caminho para o Farol do Morro
Caminho para o Farol do Morro

Para chegar ao topo, você segue o caminho que sai da Igreja Nossa Senhora da Luz, onde tem uma pracinha, e segue pela rua. O caminho logo é substituído por uma escadaria, mas não precisa se assustar porque o farol é bem mais perto do que aparenta – cerca de dez minutos de caminhada em um passo normal. Só é bom evitar ir em dias de chuva, pois lá em cima há pequenas trilhas em meio à vegetação que dão acesso aos mirantes e a lama deixa o solo bem escorregadio. De qualquer maneira, a vista fica muito mais bonita com o tempo aberto.

Farol do Morro
Farol do Morro

O farol foi construído no século XVIII, entre os anos 1848 e 1855, para servir como principal instrumento de sinalização da Baía de Todos os Santos e do Canal de Tinharé, garantindo a proteção das embarcações que escoavam a produção da região e o abastecimento de Salvador. A torre do farol, que se encontra a 89 metros de altitude e possui altura de 28 metros, fica cercada e não é possível visitar a parte interna. Atualmente, o farol funciona de forma automática e exibe uma luz branca com alcance de 23 milhas. A estrutura é mantida pela Marinha do Brasil com manutenção da Capitania dos Portos do Estado da Bahia.

Estrutura da tirolesa montada no antigo posto de defesa
Estrutura da tirolesa montada no antigo posto de defesa

Uma placa indica o caminho por uma trilha à direita do farol que leva até o Mirante da Tirolesa. É muito perto, não dá nem 30 segundos do farol até a maior tirolesa dentro da água do Brasil. Originalmente, o local fazia parte da estrutura de defesa do local – é possível ver o muro de pedra que continua ali.

Mesmo que você não vá descer da tirolesa, você tem acesso livre ao local e pode aproveitar para tirar fotos da paisagem. A vista desse mirante é boa também para entender a divisão das praias – dá para ver a Primeira, a Segunda, Terceira, além da Ilha da Saudade.

Tirolesa do morro até a Primeira Praia
Tirolesa do morro até a Primeira Praia

A tirolesa sai de uma altitude de 57 metros e percorre 340 metros do morro até o mar na primeira praia. Confesso que eu não desci – já fiz tirolesa em outros lugares e dessa vez não estava animado. O ideal é ir com amigos para deixar seus pertences seguros enquanto você sobe novamente o morro para outra pessoa descer. Ou então, sei lá, você já vai lá para cima com o dinheiro contato e sem nada que não possa molhar, já que a descida acaba dentro do mar.

Tem um recado lá que diz ser proibido descer com GoPro na mão ou celular pendurado no pescoço – imagino que seja permitido utilizar a câmera no suporte do capacete, mas confesso que não reparei. Lembro que os instrutores não se responsabilizam pelos objetos deixados pelos clientes na Fortaleza e nos arredores, já que é um local de acesso público. Também não é permitido descer naquela posição Super-Homem, para não rachar com a cara quando terminar o trajeto.

Mirante voltado para o continente
Mirante voltado para o continente

Um pouco mais escondido, o outro Mirante, que fica ao lado esquerdo de quando você chega no farol, possui uma vista para a outra parte da ilha e o continente. Algumas pessoas vão ali para ver o pôr-do-sol. Se esta for a sua vontade, é bom conferir o horário em que vai anoitecer e ir um pouco mais cedo para garantir um lugar sentadinho junto à mureta para ficar mais confortável. Outros pontos famosos para assistir a esse espetáculo natureza em Morro de São Paulo são a Toca do Morcego, um bar fechado com música ao vivo, e o restaurante da Pousada Passárgada.

Morro de São Paulo
Morro de São Paulo

Das praias e de vários pontos da cidade é possível ver o farol em cima do morro. Pode parecer que ele fica muito distante, mas é bem tranquilo chegar lá. Esse passeio pode ser feito mais para o fim da tarde, quando você já tiver voltado da praia. Além disso, você pode visitar o farol e os mirantes e depois, na descida, já ir para um dos outros locais citados acima para ver o pôr-do-sol, já que ficam no caminho.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s