Casas particulares dominam a Primeira Praia

Morro de São Paulo – Primeira Praia

A Primeira Praia de Morro de São Paulo é, literalmente, a primeira no sentido norte-sul da vila. Também foi a primeira a receber casas de veraneio e, por isso mesmo, é mais frequentada pelos moradores ou turistas frequentes. Ali não há muitas barracas, então são poucas opções para comer – pelo menos se comparada à Segunda Praia. Apesar disso, é um local interessante de se conhecer e possui as suas particularidades.

Tirolesa do morro até a Primeira Praia
Tirolesa do morro até a Primeira Praia

O maior diferencial da Primeira Praia é a sua localização, aos pés do morro do Farol. Isso quer dizer que essa praia é o destino das pessoas que descem pela tirolesa, caindo diretamente nas águas do mar. Eu não cheguei a fazer a descida, já que subi no morro mais para aproveitar a vista da região. Imagino que o ideal seja fazer essa atividade com a presença de mais de uma pessoa, já que a equipe da tirolesa não se responsabiliza pelos objetos deixados no local. Então sobe um grupo, uma pessoa desce e depois sobe a pé para os outros poderem ir. Ou, se alguém não animar de fazer a descida, fica como guardião dos pertences alheios. Enfim, é uma atividade que exige alguma logística.

Relaxando nas piscinas naturais
Relaxando nas piscinas naturais

No geral, as praias de Morro de São Paulo são bem calmas, sendo possível ficar com a água até o joelho por uma longa faixa de mar. Pense em uma piscina natural gigante com água agradável em que você pode ficar deitadinho fazendo o que há de melhor na vida: nada. Para entrar no mar, é possível deixar seus pertences na areia. Pelo que dizem, não há muita incidência de roubos. Mas como todo cuidado é pouco, eu ficava sempre com um olho no mar, um olho na bolsa.

Algumas pessoas aproveitam as águas calmas para praticar o stand up paddle, que é basicamente tentar se equilibrar em pé em uma prancha, remando para se locomover. Eu já fiz isso uma vez em um rio e é uma atividade agradável e tranquila. Nessa praia há uma pequena área onde se formam ondas, então também é possível surfar. Nesse dia, me limitei a ficar rindo das pessoas que se iniciavam nos esportes e tomavam várias quedas.

Ouriços escondidos nos recifes de corais
Ouriços escondidos nos recifes de corais

Falando em quedas, é importante destacar que essa região possui muitos recifes de corais, que podem machucar se não tomar cuidado. Eles ficam mais evidentes pela manhã, quando a maré está baixa. Mas como a água é muito transparente, é possível vê-los o tempo todo ainda que submersos. Na prática de esportes, é preciso estar atento para não cair de cara nas pedras. Também há muitos ouriços do mar por ali, essas bolinhas cheias de espinho. Há dezenas nessa foto, conseguem ver? Não deve ser nada agradável se aprofundar no contato com um deles, nem para os ouriços, nem para você. Felizmente eles se limitam a ficar nos arrecifes e há várias faixas de areia sem grandes perturbações.

Farol visto da Primeira Praia
Farol visto da Primeira Praia

Quando eu digo que não há grandes perturbações, estou ignorando o fato dos peixes extremamente abusados que vêm até você em busca de um café da manhã bem peculiar. Eles simplesmente chegam e te dão uma beijo sugador, levando embora partículas de pele seca. Não dói nada e não deixa marcas: pense naquelas terapias em que as pessoas colocam os pés em uma bacia para os peixinhos mordiscarem. Dá uma cosquinha estranha e risadinhas. Aparentemente, as minhas pernas estavam particularmente saborosas.

Além de peixinhos e ouriços, vimos alguns siris e caranguejos. As águas extremamente claras do mar são ótimas para a observação da vida marinha, sendo interessante levar um snorkel.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s