Localização de Morro de São Paulo no Mapa Mundi

Morro de São Paulo – Geografia e clima

A visita a algumas cidades exige um pouco mais de planejamento do que a outras. No caso de Morro de São Paulo, algumas informações geográficas são importantes para chegar ao local – principalmente para decidir como vai ser o transporte até lá. Além disso, ninguém quer correr o risco de ir para a praia e pegar todos os dias seguidos de chuva, ainda mais em um local onde são praticados mergulhos para observação de peixes.

O Arquipélago de Tinharé faz parte da Bahia e se encontra bem próximo à cidade de Salvador. O conjunto é formado por 26 ilhas, das quais se destacam a Ilha de Tinharé, onde está a vila de Morro de São Paulo; a Ilha de Boipeba, onde se encontram as vilas de Velha Boipeba e Moreré; e a Ilha de Cairu, onde se encontra o município de mesmo nome. Menos de 20.000 pessoas vivem nessa área com cerca de 463 km2 e toda a região pertence à cidade de Cairu. As ilhas são separadas umas das outras por canais de manguezais, o que dificulta o acesso e faz com que várias áreas sejam inabitadas e raramente exploradas. Até mesmo as praias, no lado leste, são protegidas por arrecifes, sendo possível chegar com embarcações em alguns pontos específicos. E, como não circulam carros lá, o jeito é ir de barco mesmo. O principal meio de transporte é o catamarã que sai de Salvador, a 60km ao norte de Morro de São Paulo, e as lanchas que saem de Valença.

Farol visto da Primeira Praia
Farol visto da Primeira Praia

Apesar de sua história vir desde o começo da ocupação do Brasil pelos portugueses, sendo importante como ponto estratégico de proteção da colônia das invasões holandesas, a ilha só foi descoberta pelos turistas depois da década de 1970. A parte mais alta da região está justamente em Morro de São Paulo, onde se encontra o Farol do Morro. O restante da Ilha de Tinharé é bem plana e tem poucos metros acima do nível do mar. As outras ilhas são mais onduladas.

Originalmente, grande parte das ilhas era coberta pela Mata Atlântica. Embora ainda existam consideráveis áreas de mata virgem, grande parte foi substituída por coqueirais. O grande sustento das famílias da região, entretanto, se encontra nos manguezais.

Médias do tempo em Morro de São Paulo
Médias do tempo em Morro de São Paulo

Pelo gráfico do clima acima, podemos perceber que a variação de temperatura ao longo do ano não é muito expressiva. Também não há uma mudança muito relevante na duração dos dias de verão e inverno – é importante lembrar que o estado da Bahia sequer adota o horário de verão. Em termos de clima, o que mais influencia na escolha da data de uma viagem a Morro de São Paulo, portanto, é a época das chuvas, que se concentram entre os meses de abril a setembro. É muito chato quando você planeja uma viagem para a praia e chove o tempo todo. Eu fui no finalzinho de outubro/começo de novembro e não tive problemas com chuva. Choveu alguns dias à noite e, durante o dia, aquelas pancadinhas de verão que não duram nem dez minutos. Mas tivemos céu aberto e bastante sol todos os dias.

Aliás, o sol é sempre uma preocupação para mim quando vou para a praia, já que a minha pele queima muito fácil. Eu já aprendi a me cuidar, mas vi várias pessoas por lá com a pele muito vermelha e senti dó. Muita dó. Não se esqueça de levar protetor solar, chapéu ou boné, além de outros apetrechos que vão variar de acordo com o seu nível de preocupação com o assunto. Lembre-se que em Morro de São Paulo alguns passeios incluem um longo tempo de exposição ao sol, como passeios de barco, caminhadas, stand up paddle e snorkeling para observação de espécies marinhas, por exemplo.

Anúncios

3 comments

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s