Passarela da Terceira Praia

Morro de São Paulo – Terceira Praia

Continuando a descer (literalmente) as praias de Morro de São Paulo, chegamos à Terceira Praia. A parte mais movimentada é a que está mais próxima da vila, onde se encontra diversos hotéis e pousadas, restaurantes, lojas e agências de turismo. Por contar com uma pequena faixa de areia, essa parte não é muito frequentada pelos turistas para o banho. Na verdade, quando a maré fica cheia, a água ocupa todo o espaço, sendo necessário passar pela passarela suspensa para não se molhar – ao longo dela, há algumas escadinhas que dão acesso à areia e ao mar. Mas a maioria das pessoas anda pela passarela mesmo na maré baixa.

Barcos de passeio ancorados na Terceira Praia
Barcos de passeio ancorados na Terceira Praia

Eu citei as agências de turismo – que também estão presentes perto da praça principal da vila – e há um motivo muito claro para algumas de várias delas se concentrarem na Terceira Praia. É dali que saem os barcos que fazem o principal tour de Morro de São Paulo: a Volta À Ilha. A venda desses passeios já começa no momento em que você desembarca no porto da vila, quando o pessoal que carrega as malas oferece também hospedagem e passeios. Além disso, algumas pessoas trabalham como captadores de passageiros na praia, oferecendo o serviço dessa ou daquela empresa. Cheguei a ver essa abordagem até mesmo nos hotéis, principalmente durante o café da manhã. A minha dica é ignorar esses apelos e ir pessoalmente às agências, já que assim você fica conhecendo melhor os funcionários, o espaço em que trabalham e podem tirar suas dúvidas com mais segurança na seriedade do serviço. O que me disseram é que existem pessoas não habilitadas para pilotar os barcos fazendo esse tipo de passeio, então é sempre bom ficar desconfiado dessas ofertas feitas na rua.

Restaurante Canoa
Restaurante Canoa

Dentre as opções de alimentação dessa área, destaco o Restaurante Canoa. Morro de São Paulo possui vários restaurantes de culinária típica de outros países, já que muitos estrangeiros escolheram o lugar para morar. O dono do Canoa é um italiano e a especialidade da casa são as massas. Como fica na praia, logo que acaba a passarela, o restaurante pode ser usado como ponto de apoio para quem quer ficar em um local mais tranquilo, sem a movimentação intensa da Segunda Praia. Assim, ele funciona como uma barraca na praia, mas também como um restaurante de comida mais sofisticada. Farei uma postagem específica sobre o estabelecimento, mas por ora já posso dizer que recomendo!

Caminhada pela Terceira Praia
Caminhada pela Terceira Praia

A partir do restaurante, a faixa de areia da Terceira Praia fica mais larga, sendo aproveitada por comerciantes para colocar guarda-sol e cadeiras. Elas ficam bem menos concentradas do que na Segunda Praia, então você tem mais espaço e atendimento personalizado. Além disso, essa praia é ótima para caminhadas, visto que é bem mais extensa que as anteriores, com cerca de 900 metros de uma ponta à outra. Como há bastante vegetação, também é possível optar por ficar na sombra natural dos coqueiros – pelo menos depois de meio dia, quando o sol já está indo para o outro lado da ilha. Em suma, a Terceira Praia tem seu trecho mais urbano, mas sua maior parte é bem tranquila e ideal para quem quer relaxar.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s