Quando viajo para uma cidade que ainda não conheço, costumo fazer um mapa com os principais lugares que quero visitar e isso me ajuda muito a identificar quais regiões tem maior foco turístico. Isso acaba servindo para me orientar ou para definir o melhor local para hospedagem. Também ajuda a identificar quais serão as formas de transporte necessárias e ter uma ideia de quantos dias serão necessários na cidade, por exemplo. Enfim, um mapa sempre é muito útil.
Para todas as postagens que faço no Viajento, tenho adicionado os locais em mapas separados por cidade e não podia ter sido diferente com Paris. Como eu sou muito legal, sempre disponibilizo publicamente para quem quiser. O mapa é interativo e é possível clicar em cada um dos itens destacados e ver o link que te levará para a postagem correspondente. Observe que eu não marco tudo o que há na cidade, mas apenas o que eu visitei e sobre o que postei aqui.
Para ajudar na visualização, utilizo um esquema de cores e ícones que ajudam a identificar do que se trata cada ponto marcado no mapa. Os parques, praças e passeios ao ar livre são verdes. A arquitetura, amarela. Locais onde podem ser feitas compras, roxo. Transporte, como aeroportos e estações de metrô aparecem em azul. Os museus e galerias de arte ficam em vermelho. Cafés e outros lugares onde se pode fazer a melhor coisa da vida, comer, estão em marrom.
Arquitetura
Compras
Gastronomia
Museus e Arte
Parques e Praças
Transporte
Uma boa opção é fazer um tour guiado pela cidade. Além de andar com um grupo e ter informações interessantes sobre todos os pontos visitados, esse é um passeio totalmente gratuito – você dá de gorjeta ao guia o quanto quiser no final do passeio. Além disso, abaixo listo algumas das opções que eu conferi na cidade.