Pôr-do-sol na Toca do Morcego

Morro de São Paulo – Toca do Morcego

Existem outras alternativas, mas esse bar e danceteria dance club é certamente o lugar mais procurado pelos turistas que querem curtir um pôr-do-sol agradável em Morro de São Paulo. Já vi alguns comentários de pessoas reclamando do fato de cobrarem entrada, o que eu acho uma grande bobagem: primeiro porque o valor não é nenhum absurdo; segundo porque eles criaram toda uma estrutura que justifica essa cobrança; e terceiro que ninguém é obrigado e realmente há outros lugares de onde é possível ver o pôr-do-sol sem pagar nada, então não é como se houvesse um monopólio solar em prática. De qualquer maneira, a maioria dos turistas que visita a ilha fica por vários dias, então dá para variar e ir cada dia para um lugar. Enfim.

Grande parte do sucesso da Toca do Morcego é devido à sua localização estratégica, logo no começo da subida que leva até o Farol do Morro e ao Mirante da Tirolesa, na Rua Caminho do Farol, n° 13. Ou seja, permite uma visão superior do mar, sem que seja necessário um grande esforço para chegar até lá. Além disso, o ambiente em meio à natureza fica ainda mais gostoso com um fundo musical e cardápio variado, detalhes que vou detalhar a seguir.

Mesas ocupadas logo após a abertura
Mesas ocupadas logo após a abertura

Para quem quer curtir realmente o pôr-do-sol, a principal dica é chegar cedo. E quando eu digo cedo, quero esfregar nessa sua cara bronzeada que é preciso verificar e chegar no horário de abertura do local – geralmente por volta das 16h30. Isso porque, apesar de ser grande e ter várias mesas, o melhor é ficar na borda, de onde se tem uma visão privilegiada. Esses lugares enchem nos primeiros minutos depois da abertura da casa, no melhor estilo estouro da boiada. Você pega o seu cartão individual que servirá para fazer os pedidos e vai direto marcar sua mesa, doa a quem doer, custe o que custar.

Além das mesas, há opção de se sentar em alguns almofadões tipo puffs que ficam espalhados em alguns pontos. Daí você pode ficar realmente deitado, sentado ou o que quiser. Como eu queria pedir bebida e algum tira-gosto, achei que seria mais confortável ficar sentado em uma cadeira com uma mesa de apoio.

Muita gente vem para ver o pôr-do-sol
Muita gente vem para ver o pôr-do-sol

Logo, logo o local estará assim: atochado de gente. E daí está outra vantagem em chegar cedo e pegar um lugar estratégico: se você fica em uma das mesas encostadas na grade (voltadas para o porto), não ficam passando tantos clientes e garçons do seu lado, esbarrando nas cadeiras e incomodando. Tampouco vai vir algum sem noção e simplesmente parar na frente da sua mesa para tirar fotos do pôr-do-sol e atrapalhar a sua visão. Vai por mim, só tem vantagem!

Outra coisa boa é que você já pode se adiantar e pedir uns drinks e petiscos que, depois que fica lotado, demoram bastante para chegar. E nem é que o serviço seja ruim, nem nada – os garçons são educados e bem atenciosos. Mas é que é muita gente mesmo.

Cardápio de comidas
Cardápio de comidas

O cardápio é bem extenso, mas não é barato – principalmente se considerarmos que ainda são adicionados os 10% do atendimento (como em qualquer outro lugar, o pagamento não é obrigatório). A boa notícia é que ninguém é obrigado a consumir. Você já pagou para entrar no local e pode ficar lá de boa a noite inteira sem pedir nada.

Mas, como quem está na chuva é para se molhar, eu aproveitei a ocasião comer porções típicas de barzinho e pedi: mandiocas rústicas fritas acompanhadas de maionese caseira, cebolinha e mostarda, que estavam bem gostosas; e sticks de mussarela empanados e acompanhados de molhos, que não estavam tão bons porque não esquentaram e derreteram como deveriam. Além dos petiscos, eles servem saladas, sanduíches individuais, pizzas, pratos principais e sobremesas.

Drinks na Toca do Morcego
Drinks na Toca do Morcego

Obviamente há também uma quantidade considerável de bebidas. Além das bebidas sem álcool e sucos saudáveis (sai daqui!), também há algumas opções de cervejas, whisky e outros destilados. Mas a grande diversidade mesmo está nos drinks, que são divididos de acordo com a bebida de base: vinho, cachaça, vodca, rum, tequila, gin, Campari e outros. Aqui você encontra desde clássicos como sex on the beach, pina colada, mojito, cuba libre, capeta e caipirinhas, até outros mais alternativos e que me pareceram bem sedutores. Enfim, opção é o que não falta.

Música ao vivo ao cair da noite
Música ao vivo ao cair da noite

Nesse processo de esperar pelo pôr-do-sol, você acaba ficando no local por algumas horas. Além das opções de comidas e bebidas, o local tem o som comandado por DJs e música ao vivo num estilo um banquinho, um violão – mas não necessariamente apenas isso. Eu achei bem agradável, mesmo porque as músicas estavam ótimas, mas confesso que nesse tipo de ambiente eu prefiro me sentar um pouco mais distante das caixas de som para poder conversar sem precisar falar muito alto. Esse também é um ponto interessante de se observar na hora de escolher sua mesa.

O vídeo acima mostra alguns momentos do dia que eu fui à Toca do Morcego. Depois do pôr-do-sol, a iluminação fica bem bonita, meia-luz, clima de paquera. O movimento vai diminuindo à medida que as pessoas, já cansadas depois de um dia de praia, vão indo embora aos poucos. Mas além de funcionar no fim da tarde como chill out bar, o local promove festas e baladas em um estilo mais boate, para quem quer se divertir até tarde da noite. Nesse caso, acredito que eles fecham o local lá pelas 22h e depois reabrem para a festa. Também acontecem alguns eventos especiais, então é bom dar uma conferida na página deles no Facebook para saber exatamente o que esperar no dia que você estiver se programando para ir até lá. Como eu sou um rapaz família, não conferi essa faceta mais agitada do lugar.

Anúncios

2 comments

  1. O lugar é lindo, mas infelizmente alguns atendentes muito mal educados, falaram que a festa ia iniciar as 16:30, nos deixaram esperando até as 17hs, na porta, cheio de mosquitos. E qdo fomos pedir para chamar o gerente até riram de deboche e fecharam a porta. Uma lástima! Desorganizacao e falta de educação!

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s