Ilha da Saudade

Morro de São Paulo – Ilha da Saudade

A divisão entre as Segunda e Terceira praias de Morro de São Paulo é no ponto em que um braço de terra avança em direção ao mar. Quando a maré está alta, essa porção de terra fica isolada e, por isso, recebeu o nome de Ilha da Saudade. Na foto acima ela pode ser vista da Segunda Praia. É fácil identificá-la pela presença dos coqueiros bem altos. Aliás, essa ilha faz parte da Segunda Praia, que tem menos de 400 metros de orla. Ou seja, as caminhadas nessa região são bem curtas e não custa nada dar uma chegadinha ali na ponta.

Morro de São Paulo, Ilha da Saudade manguezal

Não diria que a ilha é um ponto turístico, mas achei interessante destacar a sua presença porque a maioria das pessoas não chega a dar uma volta. Quando eu fui, tinha por ali poucas pessoas que estavam no mar com snorkel (máscara de mergulho) para observar os peixes. Enfim, é uma visita bem rápida. No interior da ilha há um pequeno manguezal, com aquelas árvores retorcidas e uma mistura de areia e lama que dão a sensação que de você foi transportado para outro lugar depois de dar apenas alguns passos.

A vila vista da ilha
A vila vista da ilha

Mas o melhor da ilha mesmo é que, como ela entra no mar e faz uma curva, você tem uma bela visão da vila de Morro de São Paulo e das praias. Como se pode observar, a água continua bem rasa, formando piscinas naturais de água morna e sem ondas em que é possível ficar deitado, só relaxando. Ali é mais sossegado do que perto das barracas, onde a maioria dos turistas se concentra. Além disso, você pode aproveitar a sombra das árvores da ilha em vez de pagar para usar uma das barracas dos restaurantes na beira da praia.

Corte nos recifes de corais
Corte nos recifes de corais

Só recomendo tomar cuidado porque, assim como vários outros pontos da orla de Morro de São Paulo, o local é cheio de pedras. Como ali estava meio molhado, eu escorreguei e tive que colocar a mão para não cair de cara – certamente obra de alguém fazendo mandinga recalcada porque eu ia tirar uma foto linda para postar no Instagram. Como os corais são bem afiados, é fácil cortar os pés e as mãos, como aconteceu comigo. :/

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s