Conheça a história de Arraial d'Ajuda

Arraial d’Ajuda – Senta que lá vem história

Embora tenha sido descoberta por seu potencial turístico há poucas décadas, a história da vila data do início da colonização brasileira. As capitanias hereditárias foram instauradas pelo Império Português em 1534 como forma de ocupação, administração e exploração de terras, levando à criação da Vila de Nossa senhora da Pena de Porto Seguro.

Santuário de Nossa Senhora d'Ajuda
Santuário de Nossa Senhora d’Ajuda

Já em 1549, Tomé de Souza e alguns jesuítas chegaram às praias do sul da Bahia em três novas naus chamadas Conceição, Salvador e Ajuda, que deram nome a novas vilas. Arraial d’Ajuda continuou pequena nos séculos seguintes por não participar do processo de urbanização do século XVI, ao contrário de Porto Seguro e Santa Cruz Cabrália. De fato, ela só ganhou fama na década de 1970 com a chegada dos hippies, encantados pela sua atmosfera tranquila.

Interior da singela igreja
Interior da singela igreja

Testemunha da antiga história local, o Santuário de Nossa Senhora d’Ajuda é considerado o mais antigo do Brasil na religião católica. A primeira capela contava apenas com um altar móvel, um crucifixo e a imagem de Nossa Senhora trazidos de Portugal. Os móveis e objetos eram cobertos por folhas de palmeiras. Somente em 1722 surgiu a estrutura atual, erguida com pedra e cal. Embora muitas reformas tenham sido feitas ao longo dos anos, a igreja conserva até hoje alguns de seus elementos originais.

Fonte de Nossa Senhora d'Ajuda
Fonte de Nossa Senhora d’Ajuda

Existem diferentes versões sobre a origem da Fonte de Nossa Senhora d’Ajuda, à qual são atribuídas propriedades milagrosas. Ela teria sido encontrada já na construção da capela, surgido repentinamente aos pés de uma frondosa árvore durante a celebração de uma missa, encontrada por um lenhador que habitava um rancho na região ou como atendimento ao pedido de fiéis para matar sua sede e ser usada para o trabalho. Seja qual for a verdadeira história, fato é que ela ainda hoje é bastante procurada.

Imagem de Nossa Senhora d'Ajuda
Imagem de Nossa Senhora d’Ajuda

A estrutura atual foi erguida entre 1929 e 1930, mas fiéis já vinham de longe em busca dos milagres e curas desde a época da construção da igreja. Foi para abrigar os romeiros que foram construídas as primeiras edificações do local, principalmente a partir de 8 de agosto de 1556, data em que a imagem de Nossa Senhora d’Ajuda passou a ser venerada. Além das peregrinações religiosas, que se mantêm até dias atuais e acontecem, principalmente, no dia da festa, os turistas também aproveitam para tomar um banho nas águas ou bebê-la, já que existe a lenda de que isso garante a sua volta à cidade.

Centro de Arraial d'Ajuda
Centro de Arraial d’Ajuda

Hoje, as casinhas coloridas em volta da praça principal abrigam restaurantes, bares, cafés, agências de turismo e muitas lojas onde são vendidos produtos voltados para os visitantes. Também é possível encontrar os produtos ao visitar a Aldeia Velha, considerada por muitos especialistas como a mais antiga da etnia pataxó. Além de conhecer a cultura local, incluindo danças tradicionais, ervas e remédios naturais, rica culinária, hábitos de caça e preparação de armadilhas, o passeio inclui caminhada pela mata preservada.

Lojinhas da Broadway
Lojinhas da Broadway

A presença dos índios pataxó nessas terras são datadas do século XIX, diferentemente dos tupiniquins, que foram descritos já na carta de Pero Vaz Caminha, em 1500. Para quem quiser comprar o artesanato de influências indígenas sem sair do centro de Arraial d’Ajuda, algumas das lojas da pequena Rua Broadway comercializam os produtos, que também podem ser encontradas nas feirinhas realizadas na Praça São Brás.

As lojas abrem mais tarde
Lojas variadas

São as variadas opções de compras da vila que comprovam a sua atual fama cosmopolita. Além da arte e artesanatos indígenas, também é possível encontrar dos produtos mais populares aos mais sofisticados, souvenirs com temas locais, artigos religiosos, objetos de decoração, roupas de grifes nacionais e internacionais, instrumentos musicais e tudo o que puder ser relacionado a passeios na praia.

Uma das galerias
Rua do Mucugê

Muitas coisas mudaram na vila nos últimos tempos. Para se ter uma ideia, estima-se que a população mais que dobrou nos últimos dez anos, atraindo moradores vindos dos grandes centros urbanos brasileiros, mas também muitos estrangeiros de países vizinhos e europeus. Muitos deles se estabeleceram como donos de pousadas, restaurantes, agências de turismo, lojas, ateliês de arte e outros. O destaque fica para a Rua Mucugê, onde concentra-se boa parte das opções gastronômicas e do comércio.

Arraial d'Ajuda Eco Resort
Arraial d’Ajuda Eco Resort

Os visitantes é que levaram Arraial d’Ajuda a crescer tanto, já que a economia gira em torno dos serviços de turismo. Não é à toa que a infraestrutura de hospedagem é bastante ampla e diversificada, contando com albergues, pousadas, condomínios, casas de temporada, apartamentos e até um luxuoso resort. Há desde opções econômicas até as mais sofisticadas, seja próximo à balsa, no centro comercial, junto à praia ou em cima das falésias com vista panorâmica.

Vista lateral das falésias
Praias de Arraial d’ajuda

Ainda que tenha passado por diversas transformações, a vila conserva bem suas belezas naturais, começando com o Rio Buranhém, que a separa de Porto Seguro. Partindo dali em direção ao sul, ficam as praias com vegetação de coqueirais, restingas e porções de mata atlântica do Apaga Fogo, Araçaípe, Pescadores, Mucugê, Parracho, Pitinga, Lagoa Azul, Taípe e Rio da Barra, sendo essa última já na divisa com Trancoso.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s