Praia do Apaga Fogo

Arraial d’Ajuda – Praia do Apaga Fogo

Quem atravessa de Porto Seguro para Arraial d’Ajuda na balsa, vai encontrar de cara uma região que, embora não seja tão badalada quanto o centro da vila, certamente tem seus atrativos. Lá tem diversas opções de transporte para outras áreas, o que é ótimo para quem não quer alugar um carro. Já as praias são ideais para casais e famílias, já que são mais tranquilas e frequentadas, principalmente, por quem se hospeda por lá.

Arraial d'Ajuda Eco Resort
Arraial d’Ajuda Eco Resort

Uma escolha certa é o Arraial d’Ajuda Eco Resort, que fica justamente no ponto de encontro do rio com o mar e conta com acomodações confortáveis, ambientes luxuosos, restaurantes, quadra de tênis, salão de jogos, cinema e uma praia que pode ser vista como privativa. Digo isso porque o acesso é livre, mas poucas pessoas caminham até lá.

Rio Buranhém
Rio Buranhém

Importante notar que não dá para caminhar na beira do rio, local de chegada da balsa que liga o distrito à cidade principal, em direção ao mar, já que as águas chegam até os muros de contenção. Isso deixa a Praia do Apaga Fogo mais isolada. Já a hospedagem tem píeres próprios para transporte dos hóspedes entre as duas localidades, um conforto extra que contribui para a sensação de estar em um lugar exclusivo.

Ponta do Apaga Fogo
Ponta do Apaga Fogo

Mesmo que não esteja no resort, vale a pena conhecer a Ponta do Apaga Fogo, onde as águas mais escuras do rio se juntam com o verde e azul do mar, aparecendo em uma divisão clara. Você pode acessar o local caminhando a partir de praias mais ao sul. Da Praia do Mucugê até lá, são cerca de 4,5 km, o que dá menos de uma hora para fazer todo o trajeto tranquilamente.

Vista de Porto Seguro
Vista de Porto Seguro

Chegando lá, o legal é que dá para ver as casinhas coloridas do centro histórico da cidade na outra margem, a menos de 600 metros. Quem faz a travessia para o outro lado está a uma pequena distância da Passarela do Descobrimento, a rua famosa pelos restaurantes e bares.

Calmaria mesmo na maré alta
Calmaria mesmo na maré alta

Quando eu fiz a caminhada pelas praias do norte a maré estava alta, deixando a praia com uma faixa de areia bem pequena. Apesar disso, as ondas continuavam baixas devido à presença de recifes próximos. Quando o nível da água está menor, são formadas diversas piscinas naturais e é possível observar a biodiversidade marinha, principalmente se tiver equipamentos como snorkel e máscara de mergulho.

Estrutura das pousadas e casas de temporada
Estrutura das pousadas e casas de temporada

Ao caminhar pela areia, é possível observar que as pousadas e casas de temporada que têm a frente voltada para a Estrada da Balsa ocupam, em muitos casos, toda a quadra e tem a parte de trás com acesso à praia. Para quem está apenas visitando, embora seja a praia de Arraial d’Ajuda mais próxima de Porto Seguro, o tímido número de barracas faz com que ela não seja a primeira opção para passar o dia.

Barracas alugam equipamentos de esportes
Barracas alugam equipamentos de esportes

Como eu estive lá no inverno e durante a semana, ou seja, o ápice da baixa temporada, não encontrei absolutamente nenhuma barraca de praia aberta. Ainda assim, pude perceber que há estabelecimentos que oferecem equipamentos para a prática de esportes náuticos como caiaque, windsurfe e barco a vela. Ou seja, opções não faltam para ter um dia extremamente agradável no local.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s