Terraces on Brompton

Houston – Aluguel do apartamento Terraces on Brompton

Quando eu fiz intercâmbio, há pouco mais de dez anos atrás, eu era bem mais novo, ainda estava na faculdade, e não me importei nem um pouco em alugar um quarto na casa de outras pessoas. Hoje em dia, eu já gosto bastante de ter a minha liberdade e, sempre que posso, invisto um pouco mais para ter conforto. Estou dizendo isso porque a opção mais barata, menos burocrática e trabalhosa para ficar alguns meses em Houston teria sido ir por esse caminho de dividir com outra pessoa que já tivesse um espaço devidamente mobiliado e com todos os utensílios de cozinha, por exemplo. Mas ter um lugar próprio falou mais alto. O aluguel não foi para mim, mas eu acompanhei de perto todo o processo, ajudei nas decisões e também usufruí do espaço por alguns meses, por isso vou deixar aqui as minhas impressões.

Entrada principal
Entrada principal

Era a nossa primeira vez na cidade e também alugando um apartamento fora do Brasil, então resolvemos que seria melhor utilizar o serviço de uma corretora de imóveis para ajudar. A gente não queria chegar lá com o local já alugado porque achamos importante visitar pessoalmente para tomar uma decisão mais embasada, então nos hospedamos por alguns dias no Hotel Four Points by Sheraton Greenway Plaza até estar tudo certo. A real estate agent escolhida foi a Deborah Tatham, com quem entramos em contato ainda no Brasil para ela já deixar separado alguns imóveis de acordo com o orçamento disponível na região do TMC – Texas Medical Center. Eu falo mais sobre o processo de escolha e aluguel de apartamento em outra postagem, então agora vou me ater a comentar sobre o Terraces on Brompton, cuja entrada principal fica na 7315 Brompton St.

Jardins internos bem cuidados
Jardins internos bem cuidados

Uma questão muito importante é o tempo de contrato de aluguel. Como o objetivo era ficar seis meses, isso já limita um pouco as opções, já que muitos lugares exigem uma estadia mínima de um ano ou cobram muito mais caro por poucos meses. Obviamente que o preço também conta, mesmo porque você precisa comprovar renda de 2.5 vezes o valor do aluguel. Ou seja, se você for pagar um aluguel de $1.000, você precisa ter um salário de $2.500. Isso é um grande problema para quem vai ganhar uma bolsa de estudos do governo brasileiro, como era o caso. Mas eles aceitaram usar extratos da conta corrente e poupança para complementar o valor. Também é necessário fazer um pagamento extra de $150 de depósito no primeiro mês. Esse valor fica reservado caso você destrua algo no apartamento, mas é devolvido quando você sai. No mais, não é necessário se preocupar porque qualquer tipo de reparo do apartamento em si é de responsabilidade do condomínio – digamos que tenha um vazamento de água, defeito no ar-condicionado ou algo do tipo.

O condomínio tem blocos de três andares
O condomínio tem blocos de três andares

Os preços dos alugueis variam de acordo com a procura, como se fossem passagens de avião. Os valores são constantemente atualizados e acontecem umas coisas bizarras, como um apartamento mais novo e com metragem maior estar mais barato que outro mais antigo e com metragem menor, ainda que ambos estejam no mesmo prédio e sejam administrados pela mesma empresa. Para ter uma ideia dos valores, recomendo que você entre na página oficial para ver as opções disponíveis no momento – tem de um ou dois quartos com diferentes plantas. Eu já adianto que é caro, principalmente se levarmos em conta que o real encontra-se bastante desvalorizado em relação ao dólar.

O aluguel é bem rápido
O aluguel é bem rápido

Todo o processo é comandado por funcionários do condomínio – fica um escritório lá para receber os visitantes e também para tratar de assuntos com quem já mora por lá. O legal de ir conhecer o lugar é que você escolhe melhor o apartamento, que pode ser voltado para um dos jardins internos e ficar próximo a um elevador, por exemplo. Também é importante ficar atento ao andar. Enquanto o de baixo é mais fresco e, consequentemente, terá contas de luz mais baratas pelo uso reduzido do ar-condicionado, ele está sujeito a consequências das chuvas – a cidade já foi atingida por enchentes. No mais, o processo é bastante rápido e você já recebe as chaves e pode se mudar no dia seguinte ao fechamento do contrato.

Sala para dois ambientes
Sala para dois ambientes

No Terraces on Brompton os apartamentos são disponibilizados sem nenhuma mobília, o que tem suas vantagens e desvantagens. A parte boa é que o valor mensal é mais barato, o que representa uma economia. Por outro lado, você vai ter o trabalho de fazer tudo por conta própria. Uma opção seria procurar por coisas usadas para comprar ou até mesmo alugar móveis, mas chegamos à conclusão que não seria vantajoso em termos de custos. Por fim, decidimos fazer compras na IKEA, já que eles têm produtos em conta e fazem entrega. Obviamente que, para ficar apenas alguns meses no país, você acaba comprando apenas o necessário. Com isso, a sala para dois ambientes ficou um pouco vazia, já que pegamos apenas um sofá pequeno, um aparador para a televisão e uma mesa com duas cadeiras. Também é necessário pensar no que fazer quando for desocupar o imóvel. A solução foi vender tudo para outra pessoa que estava chegando mais ou menos na época que estávamos saindo, o que foi ótimo porque uma boa parte do valor gasto veio de volta.

Cozinha toda equipada
Cozinha toda equipada

Todos os apartamentos têm cozinha equipada com fogão, geladeira, máquina de lavar louças, micro-ondas, água aquecida na pia e triturador de alimentos. Foi necessário comprar utensílios básicos como panelas, pratos, copos, talheres e coisas do tipo. Uma coisa que me irritou um pouco é porque na sala tem aqueles detectores de fumaça, daí quando você faz alguma fritura ou qualquer coisa do tipo o negócio começa a apitar, mesmo usando o exaustor. Não dá para passar um bife sem ficar tenso. O pior é que não há janelas para arejar o ambiente, então era necessário ligar o ventilador central e abrir a porta, deixando a casa exposta para quem estivesse passando lá fora.

Quarto com carpete
Quarto com carpete

As unidades também tinham aquecedor e ar-condicionado e nós usamos ambos, já que o clima da cidade é bastante intenso. Faz um calor insuportável no verão e, embora dentro de casa seja naturalmente mais fresco que do lado de fora, eu senti necessidade de usar o ar-condicionado para dormir. No inverno não chega a nevar, mas ainda assim é mais frio do que estamos acostumados no Brasil. Então você aluga o apartamento já bem equipado, mas isso não quer dizer que você não precisa se preocupar com nenhum eletrodoméstico. A gente, por exemplo, sentiu a necessidade de comprar um aspirador de pó porque o quarto e closet tinham piso de carpete, o que acaba por juntar bastante poeira – eu não gosto. Pelo menos o nosso era uma nova versão e a sala tinha o piso de laminado, bem mais fácil de limpar.

Banheiro do apartamento
Banheiro do apartamento

Para completar, havia o banheiro, que tinha um bom espaço. Também é importante notar que a casa toda tinha armários espaçosos. Uma reclamação que eu tenho é que, de vez em quando, aparecia uma barata – aconteceu umas cinco vezes. Como a cidade é muito quente na maior parte do ano, esse é um problema generalizado e não sei se tem muito como fugir, eles até cobram uma taxa de pest control. Aliás, é importante salientar que, além do valor do aluguel, é necessário pagar o condomínio que inclui água, gás, recolhimento do lixo, dedetizações e outras coisas. O valor é dividido igualmente por todos. Já a energia elétrica é particular e vai depender do seu consumo. As contas são acessadas e pagas pela página do Steadfast Management, o mesmo em que você precisa se cadastrar para alugar o apartamento. Já a contratação de serviços de televisão a cabo e internet é feito e pago por conta própria, ficando livre para escolher a empresa.

Lavanderia com várias máquinas
Lavanderia com várias máquinas

Algumas unidades possuem máquina de lavar e secar próprias e esse é um dos itens que você deve observar quando fizer a visita ao local, caso faça questão. A gente não tinha, então usávamos a lavanderia do prédio. É dessas que você paga por ciclo, mas é bem baratinho, só $0.50. Tem uma laundry com várias máquinas em cada bloco e raramente todas eram usadas ao mesmo tempo. Só é meio chatinho ter que sair de dentro do apartamento para isso, colocar um despertador para quando acabar a lavagem, voltar lá para transferir tudo para a secadora, marcar o tempo de acabar, etc. O pagamento era feito com cartão de crédito ou Apple Pay, pois as máquinas não aceitam moedas.

As caixas de correio
As caixas de correio

Outra coisa paga à parte é o estacionamento, caso você queira ter uma vaga reservada no espaço interno. A segunda opção era parar o carro do lado de fora e, pelo que eu percebi, sempre tinha espaço. Como a gente ia ficar alguns meses na cidade, ficaria muito caro alugar e não faria sentido comprar um carro, então decidimos usar o transporte público. O local onde fica o escritório também tem computador, internet wi-fi e impressora. É ali que chegam as encomendas maiores que não cabem na caixa do correio. Algumas eles simplesmente deixam na porta do apartamento e outras ficam guardadas, daí você precisa pegar e assinar um livro. Obviamente aproveitei para fazer algumas compras pela internet, só sendo necessário estar atento ao limite de tamanho e peso.

Academia aberta o tempo todo
Academia aberta o tempo todo

O lixo é só deixar na porta do próprio apartamento, devidamente embalado, de domingo à quinta entre as 18 e 20h. Caso você queira jogar fora algo maior, há containers na garagem. A academia, as piscinas e os espaços livres com áreas de piquenique e churrasco são de uso gratuito. Eu usei bastante o fitness center, que é bem equipado, climatizado com ar-condicionado e tem televisão. Geralmente não ficava cheio. Obviamente não é a mesma coisa de ir em uma academia, então foi necessário adaptar alguns dos exercícios, mas nada muito dramático. Eles também possuem parceria para uso gratuito de um shuttle para quem trabalha no Texas Medical Center, então dá para economizar no transporte e ele para na porta.

Uma das piscinas do condomínio
Uma das piscinas do condomínio

Alguns problemas que tivemos foram: a instalação da internet, pois foi necessário fazer a troca dos cabos que passam dentro do apartamento, que eram antigos, e isso acabou levando alguns dias; a falta de água quente por algumas horas em decorrência de trabalhos de manutenção, mas isso foi previamente avisado por e-mail; como as paredes são de divisórias, o barulho dos apartamentos vizinhos pode incomodar; algumas baratas que apareceram no apartamento, o que solucionamos comprando aquelas iscas e sprays; e as janelas não abrirem é chato porque eu gosto quando dá uma circulada no ar. Também senti que poderia ser melhorada a questão da segurança, já que o condomínio é bem grande e cercado por um portão de ferro pequeno que pode ser facilmente pulado. Não tive nenhum problema com roubo ou algo do tipo, mas fica aquela sensação de que qualquer pessoa pode entrar no prédio.

Tem supermercado perto
Tem supermercado perto

No mais, achei o ambiente bastante agradável, com jardins bem cuidados e piscinas para se refrescar do calor. Outra vantagem é que o condomínio é bem localizado, ficando perto de pontos de ônibus, supermercado Randalls, padaria, farmácia, correios, restaurantes e outros. Para quem vai estar na Rice University ou trabalhar no Texas Medical Center também é uma boa pedida, pois são poucos minutos de transporte público e dá até mesmo para ir a pé ou de bicicleta, porque é tudo plano e dá uns 3km de distância. Também fica próximo do NRG Park, que conta com vários atrativos como o NRG Stadium e o NRG Astrodome, onde são realizados jogos, e NRG Arena, palco de eventos diversos, o NRG Center, com vários espaços de exposição e o NRG Park Outdoor Spaces, ao ar livre. Do Terraces on Brompton também é fácil ir para vários atrativos turísticos de Houston como o Hermann Park e o Museum District. Como a gente estava sem carro, esse era um dos fatores determinantes. No mais, é um espaço bem família, tranquilo.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s