Aluguel de apartamento em Houston

Houston – Pesquisa, escolha e aluguel de apartamento

Chegar em uma cidade nova e procurar um apartamento para alugar pode ser bastante complicado porque não conhecemos nada da região. Quando se trata de um outro país, então, a coisa fica ainda mais complicada, já que há algumas questões bem particulares a serem observadas. Para ajudar nesse processo em Houston, no Texas, usamos o serviço da real state agent Deborah Tatham do Nina Properties. Além de muito competente e demonstrar total domínio da área, ela também foi extremamente simpática e atenciosa. Por isso recomendo o serviço dela. Obviamente você também pode fazer tudo por conta própria, daí as dicas abaixo também podem te ajudar.

Consulte a planta do apartamento
Consulte a planta do apartamento

O objetivo era encontrar um apartamento de um quarto próximo ao Texas Medical Center que coubesse dentro do orçamento. A Deborah fez uma seleção prévia de algumas opções viáveis e as visitas foram feitas já no dia que chegamos à cidade. Nesse período, ficamos hospedados no Hotel Four Points by Sheraton Greenway Plaza. Ela foi nos buscar de carro por dois dias até tomarmos a decisão pelo Terraces on Brompton. O legal de ter uma profissional com experiência na área e conhecimento da cidade é que ela sabe o que deve ser observado. Embora o trabalho dela seja mostrar sem dar opiniões, a gente acabava perguntando o que ela tinha achado. Ela fez vários esclarecimentos e também pude observar algumas coisas relevantes na escolha de onde morar por lá.

Corte de preço
Corte de preço

Uma coisa interessante é que os preços variam de acordo com a procura, como se fossem passagens de avião. Não é tipo no Brasil que o proprietário estipula um valor e ele vai se manter por um bom tempo, podendo ser negociado com o inquilino e tal. A variação é bem mais dinâmica, podendo mudar de um dia para o outro. Daí acontecem umas coisas bizarras como um apartamento mais novo e com metragem maior estar mais barato que outro mais velho e com metragem menor, mesmo que ambos estejam no mesmo prédio e sejam do mesmo dono. Os preços das unidades disponíveis no Terraces on Brompton podem ser acessados na página oficial, onde você também deve preencher um cadastro para iniciar o processo de locação, agendar uma visita sem ter um agente imobiliário, consultar as plantas e outras opções. Também há várias páginas na internet voltadas para alugueis de imóveis, basta dar uma pesquisada para ter uma noção dos preços.

Confirme tudo antes de fechar um contrato
Confirme tudo antes de fechar um contrato

Além do aluguel, é preciso pagar uma conta mensal que geralmente inclui água, gás, controle de pestes (dedetização), seguro, taxa de coleta de lixo e outras coisas. Entenda isso como o condomínio, que é o mesmo para todos os apartamentos. Alguns outros itens como energia podem ser pagos juntos ou à parte, dependendo do local. Também podem haver opcionais, como estacionamento demarcado. É importante estar ciente disso porque é algo que irá afetar o custo final, sendo sempre bom perguntar o que está incluso e os valores fixos e variáveis para fazer os cálculos. Além disso, você terá contas particulares como internet, televisão a cabo e o que mais você tiver interesse de adquirir em termos de serviços.

Flexibilidade na duração do serviço
O período de locação é importante

É mais difícil achar um apartamento para alugar para períodos abaixo de 12 meses. Em alguns casos o valor aumenta tanto que não vale a pena. O objetivo era fazer um contrato de seis meses, o que limitou bastante as opções. Uma alternativa teria sido pegar um quarto e dividir a casa com outra pessoa. Quando eu fiz intercâmbio, há muitos anos atrás, eu fiz isso e realmente é bem mais cômodo, já que você encontra o local já todo mobiliado e com utensílios. Basicamente você não tem trabalho nenhum e pode sair a qualquer momento caso não esteja satisfeito. Apesar de ser mais barato e fácil, isso comprometeria o conforto e a liberdade.

Comprovante de renda e forma de pagamento
Comprovante de renda e forma de pagamento

Falando em dinheiro, você precisa comprovar uma renda de 2.5x o valor do aluguel, o que pode ser um problema para quem vai para os estados unidos ganhando uma bolsa de estudos, por exemplo. Para pegar um apartamento de $1.000, você teria que ter um salário de $2.500. Como não era o caso, eles aceitaram que fosse usado o extrato da conta bancária no Brasil, então é importante ter um bom dinheiro guardado. Além do aluguel, também é necessário fazer um depósito que serve como caução, cujo valor será usado caso você danifique algo. Se não for usado, o valor será devolvido ao desocupar o imóvel. Outro detalhe importante é que eles não aceitam dinheiro, então você precisa dar um cheque do banco (caso já tenha aberto uma conta) ou alguma alternativa parecida.

Economia na conta de energia
Economia na conta de energia

Houston é uma cidade com clima muito quente na maior parte do ano e isso também deve ser levado em consideração na escolha de onde morar. Os apartamentos do primeiro andar são mais frescos, pois tem menor incidência de luz e, por isso, é possível economizar bastante na conta da energia elétrica, pois o uso do ar-condicionado será menos intenso. Já no inverno não chega a nevar, mas faz um frio mais intenso do que estamos acostumados no Brasil, então também precisei usar o aquecedor alguns dias.

Risco de enchente
Risco de enchente

Em contrapartida, é comum ter umas tempestades bem intensas na cidade e até a passagem de furacões. Daí ficar no primeiro andar já é um problema bem grande, visto que a cidade é bastante plana e há um histórico alarmante de enchentes, algumas delas chegando a atingir mais de um metro. O Terraces on Brompton é composto por alguns blocos de três andares. Diante dos prós e contras, eu acredito que a melhor opção seja ficar no segundo, evitando as contas mais altas de energia, mas correndo menos risco de ficar embaixo d’água e perder tudo o que você batalhou para ter dinheiro para comprar.

Cozinha equipada
Cozinha equipada

Os apartamentos nos Estados Unidos geralmente vêm com cozinha equipada: geladeira, fogão, lava louças, micro-ondas, exaustor, água quente na pia e triturador de alimentos. Alguns apartamentos podem vir com máquina de lavar roupa e secadora. É importante se informar sobre isso para determinar o que você precisará comprar a mais de acordo com as suas necessidades. Pode ser que eles também tenham internet sem fio e televisão a cabo, por exemplo. Também há a opção de procurar por apartamentos mobiliados, o que é bem mais caro. Outra opção seria alugar mobília ou fazer compras – eu já postei aqui sobre a IKEA.

Alguns condomínios têm academia
Alguns condomínios têm academia

Além do apartamento em si, é bom se informar sobre o que o condomínio oferece de instalações para uso comum. No caso do que foi escolhido, tinha espaços bem agradáveis com jardins bem cuidados, duas piscinas de tamanho considerável, uma academia bem equipada, portaria que recebia e guardava as encomendas enviadas pelo correio e outras facilidades. O estacionamento interno era pago à parte, bem como a lavanderia.

Proximidade do transporte público
Proximidade do transporte público

A localização do imóvel também é muito importante, pois é necessário calcular quanto tempo você irá levar para o seu local de estudos ou trabalho, se existem opções de transporte público perto ou estacionamento para o carro. Uma dica é perguntar sobre descontos. O Terraces on Brompton, por exemplo, tinha um shuttle que parava na porta e era gratuito para quem trabalha no Texas Medical Center. Além da vantagem de economizar com as passagens, também se evitava caminhar até o ponto de ônibus em dias de chuva.

Locais de compras e outras facilidades
Locais de compras e outras facilidades

Também deve-se considerar a proximidade com supermercados, restaurantes, farmácias, postos de gasolina e qualquer outra coisa que você acredite que vá precisar. Houston é uma cidade bem voltada para pessoas que usam carro para cima e para baixo. Dá para se virar bem com o transporte público, mas é sempre mais fácil quando você tem tudo pertinho de casa e pode ir caminhando. Outra questão é, se possível, visitar o local durante diferentes horários. Pode ser que ele seja bastante atrativo durante o dia, mas tenha um clima meio sombrio e potencialmente perigoso a noite. Ou talvez fique junto a estabelecimentos que sejam muito barulhentos.

Atenção à limpeza do ambiente
Atenção à limpeza do ambiente

Também recomendo observar, quando for conhecer pessoalmente o apartamento, como está a manutenção das áreas comuns. A gente foca tanto na parte interna que acaba se esquecendo de ver se há lixo espalhado pelo caminho, se tem animais como baratas ou aranhas, se há câmeras de segurança e como se dá a entrada de pessoas, se há marcas que indiquem infiltrações ou outros problemas. É bom fazer anotações claras num caderno ou no celular sobre todos os detalhes e não focar apenas nos preços. Depois de visitar uns quatro condomínios, as informações podem começar a ficar confusas na sua cabeça.

Faça bastante pesquisa
Faça bastante pesquisa

Como se pode perceber, são vários fatores a se levar em conta ao procurar um lugar para morar em Houston. Espero que a postagem tenha ajudado a esclarecer alguns pontos, seja para pesquisa pela internet em uma das muitas páginas de anúncios de imóvel, a contratação de um profissional para ajudar no processo ou o que observar para ter uma experiência mais agradável.

Anúncios

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s