Rua da Prainha à noite

Morro de São Paulo – Onde comer

Não tem nada no mundo melhor do que comer bem. E não importa se é um simples salgadinho (coxinha, melhor do mundo) ou uma refeição mais sofisticada de nome complicado, desde que você esteja com fome e a comida esteja gostosa, fechou, já é. Bom, também não é bem assim… no caso de restaurantes, a apresentação do prato, o ambiente, o serviço e outros detalhes também fazem a diferença para deixar a experiência mais saborosa (alô, trocadilho!). Como o orçamento desses dias em Morro de São Paulo não estava tão apertado (já sobrevivi viagens inteiras a base de fast food), aproveitei para experimentar vários dos restaurantes mais recomendados da região. Aqui está a lista dos que eu mais gostei!

Atum vermelho na crosta de mix de sementes com arroz chaufa
Atum vermelho na crosta de mix de sementes com arroz chaufa do Andina

O Andina Cozinha Latina fica localizado em uma parte menos turística da vila, então não é um restaurante que a maioria das pessoas passa na porta. Eu mesmo só encontrei depois de ler alguns comentários na internet, então é realmente um achado. Como o local é bem pequeno e só abre para o jantar, é bom fazer uma reserva pelo Whatsapp ou Facebook. Os peruanos que comandam o local focam na culinária latina com um cardápio que varia de acordo com a disponibilidade dos ingredientes. Infelizmente eu só fui uma vez, mas certamente voltaria lá para experimentar outros pratos, já que gostei bastante do que provei.


Fettuccine Norcina
Fettuccine Norcina da Enoteca Mediterraneo

A localização não é problema para a Enoteca Mediterraneo, restaurante italiano que se encontra na rua principal. O atendimento ali também é feito pelos proprietários estrangeiros, que são extremamente simpáticos e atenciosos. A comida, nem preciso comentar, é uma delícia. Nesse caso, eu inclusive voltei para comer mais uma vez. Eles servem frutos do mar e outras coisas, mas aproveitei a oportunidade para pedir uma massa caseira que estava muito boa. Uma dica boa, principalmente se estiver com mais pessoas, é dividir uma das entradas como a bruschetta feita com pães caseiros. A sobremesa também pode ser dividida e vale à pena.


Bruschetta com ricota, azeitona, rúcula e tomate seco
Bruschetta com ricota, azeitona, rúcula e tomate seco

O Restaurante Canoa fica na Terceira Praia, literalmente na areia. Você tem opção de comer na parte interna, porém aberta, com vista para o mar. Pode ser meio diferente para nós, brasileiros, pedir comida italiana na beira da praia… mas o que posso dizer é que não tem como se arrepender, já que ali também há massas frescas e pão caseiro bem gostosos. O que eu menos comi em Morro de São Paulo foi comida baiana, já que a presença de muitos estrangeiros na cidade resultou na oferta de uma gastronomia bem variada.


Petit Gateau Baiano
Petit Gateau Baiano do Café das Artes

Ainda em Morro de São Paulo, recomendo o Café das Artes, que fica na praça principal da cidade. Assim como o nome indica, o local funciona como um café e eu queria ter ido para experimentar os recomendados bolos e chás, mas passei lá mesmo para jantar. Achei a comida gostosa, mas o destaque mesmo ficou para a sobremesa – uma releitura baiana de um petit gateau em que, no lugar do bolo de chocolate, fizeram uma cocada de forno. Só de lembrar dá água na boca.


Lagosta na manteiga do Guidos Restaurante
Lagosta na manteiga do Guidos Restaurante

Por último, lembro desse restaurante que não precisa exatamente de uma indicação, já que é uma das paradas do passeio mais famoso da região, que faz a Volta à Ilha. Mas é bom fazer o tour já sabendo da refeição quase obrigatória no Guidos Restaurante, na Velha Boipeba. Também à beira da praia, esse local se especializou nos pratos com lagosta, que são preparados ali na frente dos clientes. Eu nunca tinha comido lagosta na vida, então aproveitei para experimentar. Gostei, sem ficar enlouquecido, mas tem quem ame esse lugar. A carne vem cortada em pedacinhos e há várias opções.

Comi em outros lugares durante a minha estadia em Morro de São Paulo, inclusive nas barraquinhas que são montadas ao longo da rua principal ao anoitecer. Mas esses foram os restaurantes que eu mais gostei e recomendo. Para mais detalhes e fotos, acesse as postagens específicas de cada um deles.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s