Restaurante Canoa

Morro de São Paulo – Restaurante Canoa

Pode parecer estranho recomendar ir comer em um restaurante italiano durante de uma viagem a uma pequena vila em uma ilha baiana, mas a verdade é que muitos estrangeiros escolheram Morro de São Paulo como local para morar e abriram restaurantes voltados para os turistas que frequentam, durante todo o ano, as praias paradisíacas da região. Durante a minha estadia em Morro, fui em três restaurantes italianos, incluindo o Restaurante Canoa.


Ambiente ★★★★☆

Pátio interno
Pátio interno

Uma das coisas legais do Restaurante Canoa é que ele está, literalmente, na praia – mais especificamente na Terceira. Ao contrário dos estabelecimentos da Segunda Praia, ele fica pertinho do mar, então funciona muito bem como um barraca de praia, com a devida descontração que o ambiente pede. O restaurante está localizado logo que acaba a passarela, já na praia em si, então possui algumas mesas e cadeiras dispostas na areia, mas também a opção de comer na parte interna. Eu digo parte interna, mas na verdade é um ambiente bem aberto, então você continua tendo a vista do mar, de um lado, e a vegetação com muitas árvores e coqueiros, do outro. Além do salão com as mesas, a cozinha também é aberta, então você pode ver como é feito o preparo dos alimentos. O ponto negativo dessa opção mais natural é que não há muito como fugir do calor, já que não existe a opção de se sentar em um local fechado e com ar condicionado. Além disso, não é possível evitar que o chão fiquei com um pouco de areia, mesmo porque você precisa passar pela praia para chegar até lá.


Serviço ★★★★★

Eu fui no Canoa na hora do almoço e estava bem vazio, talvez porque muitas pessoas prefiram comer mais tarde quando estão na praia, talvez porque era uma época ainda fora de temporada, no comecinho do mês de novembro. O fato é que o atendimento foi praticamente personalizado, já que poucas mesas estavam ocupadas. Quem nos atendeu foi o próprio dono do estabelecimento, um italiano que migrou para o Brasil e trouxe para a praia a culinária de seu país. Sem se preocupar com o tempo, ele explicou pacientemente os itens do menu e tirou nossas dúvidas, também fazendo sugestões de pratos. Também não tivemos que esperar muito depois que foram feitos os pedidos, então posso dizer que o serviço foi perfeito. Imagino que o atendimento fique comprometido nos dias de casa cheia, o que é natural. Mas preciso avaliar pela minha experiência e não tenho nada a reclamar.


Preço ★★★☆☆

Cardápio do Restaurante Canoa
Cardápio do Restaurante Canoa

Os preços podem ser considerados adequados se levarmos em consideração de que se trata de um local turísticos e os pratos são de qualidade. Não é um restaurante barato, mas também não é um absurdo de caro. Tem algumas coisas que eu sempre acho um pouco salgadas em restaurantes quando comparados com o preço no supermercado, por exemplo, como saladas e vinhos, já que não há uma grande diferença do que será consumido em casa. Já em outros pratos, acho que justifica pagar mais caro, como uma massa fresca ou outros pratos com preparações que não comemos no dia-a-dia.


Comida ★★★★☆

Bruschetta com ricota, azeitona, rúcula e tomate seco
Bruschetta com ricota, azeitona, rúcula e tomate seco

Para a entrada, pedimos uma bruschetta com ricota, azeitona, rúcula e tomate seco. O item não está no cardápio e faz parte de um “especial do dia”, que oferece algumas variações do que é servido na casa. Foi a melhor coisa que comemos lá: o pão caseiro estava uma delícia, bem novinho. Além disso, é uma entrada bem servida para duas pessoas, daquele tipo que quase tira a fome para o prato principal.

Fusilli crudaiola
Fusilli crudaiola

O cardápio oferece diversas opções para refeição, como moquecas, peixes, saladas, frango e carne. Como se trata de um restaurante italiano, resolvemos pedir como prato principal comidas típicas. Eu pedi uma massa fresca – fettuccine à carbonara. Estava bem gostoso, mas achei o bacon um pouco salgado demais. Se ele fosse cortado menor e viesse em menor quantidade, acredito que o prato ficaria mais equilibrado – e olha que eu não sou de recusar bacon. Já o meu namorado foi de fusilli crudaiola, que vinha com tomate fresco, manjericão, alho e ricota. Esse prato acabou sendo melhor por ser mais leve, ter menos molho e queijo, o que combinou melhor com o clima da praia.

Mousse de chocolate
Mousse de chocolate

Para fechar essa comilança um pouco exagerada para a situação – dessas que te deixam empanzinados e sem condições de continuar fazendo turismo, te mandando imediatamente de volta para o hotel para fazer a sesta – resolvemos partir para o doce. A sobremesa do Canoa varia dependendo do dia e, na ocasião, se tratava de uma mousse de chocolate. Não sei dizer se isso é comum na Itália, mas era o que tinha e chocolate não se recusa. A sobremesa estava gostosa, mas não particularmente especial. Mas uma coisa não posso negar: ela é bem servida!


Resumo ★★★★☆

Cheguei ao Restaurante Canoa através de uma pesquisa no Trip Advisor sobre onde comer em Morro de São Paulo, página em que o estabelecimento aparece entre os primeiros colocados na região. Realmente é um restaurante muito bom, com o clima descontraído da beira da praia e atendimento atencioso. O que mais gostei foi a entrada, embora os pratos principais e a sobremesa também estivessem gostosos. Recomendo bastante para quem quiser optar pela comida italiana, mesmo estando no litoral baiano com tanta oferta de frutos do mar fresquinhos.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s