Taverna do Fabrizio

Camocim – Principais atrativos

Nos últimos anos, Jericoacoara tem crescido bastante e se destacado como um dos principais destinos do litoral cearense. Na verdade, a maior parte dos atrativos visitados no passeio pelo litoral oeste fazem parte dessa cidade vizinha, que fica um pouco mais distante e ainda está sendo descoberta pelos turistas.

Antiga Estação Ferroviária
Antiga Estação Ferroviária

A vila de Camocim foi fundada em 1879 e emancipada dez anos depois, passando por grande expansão econômica e urbana nos séculos seguintes. Embora tenha uma extensa área, a comunidade conta com cerca de 64.000 habitantes de acordo com a estimativa do IBGE em 2021.  Da cidade, destacam-se os prédios históricos da Estação Ferroviária (1881), a Prefeitura Municipal (1930), os Correios e Telégrafos (1930), a Associação Comercial, a Igreja Matriz Bom Jesus dos Navegantes, a Igreja de São Pedro e outros. O entorno não é tão bonito, com aquela agitação de centro, uma profusão de lojas e trânsito caótico, mas vale a pena dar uma volta.

Centro de Artesanato e Turismo
Centro de Artesanato e Turismo

Já o Centro de Artesanato e Turismo fica um pouco mais afastado. Além de ver os produtos à venda, foi lá que eu peguei um folheto com mapas e informações úteis para passeios na região. A cidade tem se destacado justamente pelo grande potencial turístico, já que conta com mais de sessenta quilômetros de litoral. Suas praias ainda são bem isoladas, com extensas faixas de areia branca, dunas, falésias, coqueirais, lagoas, rios e mangues.

Pousada Village Sonhos
Pousada Village Sonhos

Como eu ia seguir viagem para outros destinos da Rota das Emoções, resolvi dormir uma noite na cidade para aproveitar um pouco mais de seus atrativos e tornar o deslocamento menos cansativo. Escolhi dormir na Pousada Village Sonhos, uma ótima opção para quem quer ficar na calmaria.

Praia das Barreiras
Praia das Barreiras

Essa hospedagem fica na Praia das Barreiras, um recanto bastante tranquilo e com poucas barracas, mas famoso pela caranguejada. Aproveitei para dar umas voltas na areia, molhando os pés nas ondas, com vista para as falésias. Mas também dá para aproveitar o calçadão para fazer uma boa caminhada. Para o sul, você encontra o centro da cidade. No norte, está o Farol do Trapiá.

Vila de pescadores
Vila de pescadores

Já a Praia do Maceió é bem mais badalada, recebendo milhares de foliões por dia no feriado de carnaval. Eu fiz esse passeio em outubro e as barracas estavam bem movimentadas. Ao procurar por um lugar mais tranquilo, acabei optando pela Taverna do Fabrício, que era um pouco mais afastada e tinha música ao vivo agradável para o meu gosto pessoal. A praia se destaca pela prática de esportes como kitesurf e windsurf, além de um belíssimo pôr-do-sol. Muito visitantes preferem procurar por opções de hospedagem ali mesmo.

Ilha do Amor
Ilha do Amor

Mas o ponto mais famoso da cidade para visitantes que vêm de outros estados talvez seja a Ilha do Amor, que conta com muitas dunas, praias e manguezais, além de boas opções gastronômicas em barracas. É o local ideal para passar o dia. No período de chuvas, aparecem várias lagoas de água doce, formando espelhos d’água.

Píer - Terminal Marítimo de Passageiros
Píer – Terminal Marítimo de Passageiros

O acesso é feito através de balsas que saem do Terminal Marítimo de Passageiros e cruzam o Rio Coreaú. Na foto acima, é possível ver a ilha a partir desse píer, que fica no centro da cidade. Da ilha, é possível ter uma agradável vista da cidade, com casinhas coloridas à beira d’água, barcos pesqueiros ancorados junto ao calçadão, falésias de cor avermelha e muitos coqueiros.

Tirolesa nas dunas
Tirolesa nas dunas

É possível contratar o serviço de buggy para explorar ainda mais essa região. Você pode optar por um tour pré-definido ou fazer um roteiro mais personalizado. Saindo de Camocim, uma boa opção é ir até a Duna do Funil, onde é possível aproveitar atividades de esquibunda, tobogã e tirolesa da Praia de Tatajuba. Para quem gosta de passeios alternativos, vale a pena pesquisar as opções de hospedagem nessa região.

Lagoa de Tatajuba
Lagoa de Tatajuba

Como eu fiz o passeio do litoral oeste saindo de Jericoacoara, as paradas foram em outros pontos, mas o destino final foi a Lagoa de Tatajuba, também conhecida como Lagoa Grande. Ali se concentra um grande número de barracas especializadas em frutos do mar. As águas calmas são ideais para a prática do kitesurf, mas também dá para relaxar em uma das redes e ficar vendo o tempo passar.

Reserva de passeio ou atração

Esse passeio pode ser feito de modo compartilhado ou privado em veículo 4×4 para quatro pessoas, jardineira para dez pessoas ou buggy para quatro pessoas.

Balanço no mangue seco
Balanço no mangue seco

Já na Praia do Guriú, que fica à margem do rio de mesmo nome, é possível explorar o Mangue Seco, famoso pelo visual bucólico do cemitério de árvores com raízes aéreas e os típicos balanços decorados com flores e frases diversas. Também dá caminhar um pouco mais para frente e ver o mar, ainda que seja necessário passar por uma lama não muito cheirosa.

Observação de cavalos-marinhos
Observação de cavalos-marinhos

Por fim, na vila dos pescadores, onde também há opções de hospedagem, é oferecido o passeio ecológico de observação dos cavalos-marinhos. Ali pegamos uma pequena canoa e para subir o rio, com um dos moradores remando e explicando sobre a vida dos animais. Achei bem interessante pelas informações e conscientização para preservação. Eles também pegam um deles em uma garrafa de vidro, apenas por tempo suficiente para vermos e já devolvem para a água.

Conheça a história de Camocim
Casas históricas

Esses três últimos atrativos podem ser explorados a partir de Jericoacoara, como eu fiz, mas também vale a pena conferir as opções de hospedagem na cidade de Camocim para visitar a ilha e as praias mais ao norte, incluindo as mais distantes Praia do Xavier e Barra dos Remédios. Para ter uma ideia melhor da localização dos atrativos, recomendo analisar o mapa interativo abaixo.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s