Praia de Maceió

Camocim – Praia de Maceió

Camocim tem várias praias com dunas, coqueiros, falésias, restaurantes e outros atrativos, cada uma com características próprias. A Praia de Maceió é uma vila de pescadores e fica cerca de 15 km de distância do centro da cidade, sendo bastante frequentada tanto por moradores locais quanto por turistas, atraídos por suas belezas naturais. Essa praia fica a cerca de 15 km do centro da cidade, mas há ali perto algumas pousadas e casas de temporada, o que é ótimo para ir a pé e também curtir o pôr-do-sol, que é muito bonito por lá.

Estrada entre a cidade e a praia
Estrada entre a cidade e a praia

Como eu estava hospedado na Pousada Village Sonhos, que fica mais pertinho do centro, fui até a praia de taxi e combinei de mandar mensagem na hora da volta. Nessa área eu estava sem sinal de celular lá e fiquei dependendo do wi-fi da barraca, mas deu tudo certo. No caminho, o motorista foi explicando um pouco sobre a região.

Mar com ondas baixas
Mar com ondas baixas

A Praia de Maceió possui ondas baixas, sendo ideal para quem quer curtir um banho mais tranquilo. Apesar disso, o vento é bastante forte, fazendo com que seja o destino ideal para a prática de esportes aquáticos como kitesurf e windsurfe, tanto que dali dá para ver ao fundo um parque eólico que fica na praia seguinte.

Vila de pescadores
Vila de pescadores

É comum ver por lá a típica canoa conhecida como bastardo, usada para a pesca tradicional, com propulsão à vela, remo ou um pequeno motor. Essa tradicional embarcação foi tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico Nacional – IPHAN, e as praias da cidade é considerada um grande museu naval ao ar livre nessa área.

Estrutura de barracas
Estrutura de barracas

Eu fiz esse passeio em outubro, fora da alta temporada, e achei que o local estava bem movimentado, enquanto outras praias da região pareciam desertas. Nos meses de verão, imagino que fique lotado – o carnaval, por exemplo, pode atrair cerca de dez mil foliões por dia. Isso se justifica tanto pela beleza quanto pela boa estrutura, já que ali se concentram várias barracas.

Taverna do Fabrizio
Taverna do Fabrizio

Caminhando pela orla, percebi que tem bem umas vinte barracas de praia por ali, com diferentes estilos. Eu escolhi ficar na Taverna do Fabrizio, que fica mais afastada, tinha menos gente e uma música ambiente mais tranquila. Como eu estava cansado por ter viajado nesse dia, o clima relaxante foi bastante convidativo e aproveitei para comer por lá mesmo um almoço tardio.

Bolinhas de caranguejo
Bolinhas de caranguejo

O restaurante, aberto em 2018, é comandado por um chef italiano e serve variados petiscos, bruschettas e refeições com foco nos peixes. Além de um bom drink com kiwi, escolhi como entrada as bolinhas caseiras de caranguejo, que estavam bem suculentas. O prato principal foi a lagosta na chapa acompanhada de sala, mas também pedimos um baião de dois para complementar.

Para ter uma ideia da localização da praia em relação ao centro da cidade de Camocim, bem como pensar em como será feito o deslocamento e definir a melhor opção de hospedagem de acordo com as suas necessidades, recomendo analisar o mapa interativo acima. 

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s