Estrada entre a cidade e a praia

Camocim – Como chegar

Embora ainda não seja tão conhecida como outros destinos da região, Camocim tem grande potencial turístico pela sua beleza natural, que inclui mais de sessenta quilômetros de litoral com praias isoladas, dunas, lagoas e rios. Além disso, está entre os locais visitados na Rota das Emoções, um passeio que engloba os estados do Maranhão, Piauí e Ceará. A forma de chegar à cidade vai depender muito do seu roteiro, mas vou postar aqui algumas informações que ajudarão bastante no planejamento.

Chegada no aeroporto
Chegada no aeroporto

Para quem vai fazer um tour mais longo e completo, a melhor opção é chegar pelos aeroportos de Fortaleza (CE), Parnaíba (PI) ou São Luiz (MA). Já para quem quer concentrar a viagem em poucos dias ou fazer menos deslocamentos, existe a opção de descer diretamente em Jericoacoara, como eu fiz na minha última ida ao local. Para se ter uma ideia, são cerca de cinco horas de viagem de carro entre o aeroporto de Fortaleza e Camocim, enquanto saindo do aeroporto de Jericoacoara se gasta pouco mais de uma hora. Vale a pena entrar em um site de comparação de passagem de aéreas para pesquisar diferentes opções e seus preços.

Transfers esperando no aeroporto
Transfers esperando no aeroporto

Para ir até o destino final, a opção mais barata é fazer a viagem de ônibus, mas os horários são muitos limitados, gasta-se mais tempo e eu não encontrei nada que se adequasse às minhas necessidades. Por isso, preferi usar o serviço de transfer, que pode ser compartilhado ou privado. O primeiro tem como vantagem o preço mais em conta, enquanto o segundo garante que você possa combinar com o motorista um roteiro mais flexível. Eu queria ter a liberdade de definir o horário de viajar, mais espaço para levar malas e fazer paradas para conhecer alguns pontos turísticos no caminho. Certamente fica mais caro, mas o valor é justificado pelo conforto.

Reunião de turistas
Passeios nas dunas de areia

Para quem quer ter ainda mais liberdade, vale a pena alugar um carro para se deslocar entre as cidades, visitar as praias e sair para comer em um restaurante a noite. Mas é preciso ter atenção porque o acesso a muitos atrativos só é possível em veículos 4×4, como caminhonetes e buggies, e visitantes sequer têm autorização para dirigir nas dunas dos parques com proteção ambiental. Com isso, você provavelmente vai ter que contratar alguns passeios.

Para ter uma ideia da localização dos principais atrativos de Camocim e entender a melhor forma de transporte entre um local e outro, recomendo dar uma olhada no mapa interativo acima. Para ver mais detalhes, como o nome das ruas, basta aproximar. Já para locais mais distantes, como os aeroportos, dê um zoom out.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s