Historic Market Square

San Antonio – Historic Market Square

Apesar de ficar um pouco mais afastado, é possível chegar n esse mercado histórico com grandes influências mexicanas caminhando. Obviamente, na verdade, tudo vai depender do ponto em que você se encontra. Da parte mais turística do River Walk, é cerca de 1 km de andança, sendo que você passa por pontos turísticos como o The Brisco Western Art Museum, a San Fernando Cathedral e o Spanish Governor’s Palace. Já do Red Roof Plus+ Downtown, onde eu estava hospedado e que fica do outro lado do centro da cidade, a distância era de pouco mais de 2 km. Ainda assim eu fui a pé. O endereço é 514 W Commerce St.

Antigo mercado público
Antigo mercado público

O Historic Market Square tem suas origens na Military Plaza dos anos 1830, sendo essa a praça mais antiga da cidade e onde funcionou o primeiro mercado público de San Antonio. Isso quer dizer que já são quase 200 anos de tradição. Quando foi necessário construir uma nova prefeitura, em 1892, os cidadãos fizeram uma petição para que o mercado fosse transferido para a sua localização atual. O novo espaço fazia parte do ejido original, um presente dado para os colonizadores pelo rei da Espanha em 1730 para uso livre e entretenimento.

Produce Row
Produce Row

Historicamente, os mercados públicos tiveram um papel vital na cultura e economia de San Antonio, servindo como um espaço de socialização e trabalho. A área conhecida como Mercado Plaza, como também é chamada, é composta pelo Farmers Market Plaza, El Mercado, o Centro de Artes del Mercado (sobre o qual eu falo em outra postagem) e as ruas Produce Row e Concho Street.

Produtos diversos à venda
Produtos diversos à venda

Primeiro eu passeei pelas ruas, que são fechadas para a circulação de carros. Eu adoro lugares assim porque você andar livremente, sem se preocupar em olhar para atravessar de um lado para o outro. Além disso, é bem mais espaçoso do que uma calçada. Ali visitei algumas lojas, que vendem desde produtos caros como chapéus e botas de couro trabalhadas artesanalmente e roupas em estilo mexicano ideais para climas frios até quinquilharias destinadas a turistas. Também há alguns restaurantes como o La Margarita Mexican Restaurant & Oyster Bar e o Mi Tierra Café y Panadería. Percebi que haviam algumas barraquinhas pela rua, mas estavam todas fechadas. Achei um pouco estranho por se tratar de um local turístico, mas realmente não tinha tanta gente circulando por lá.

Farmer's Market Square
Farmer’s Market Square

A maioria das lojas, entretanto, fica na parte interna de dois prédios. O Farmer’s Market Place tem corredores bastante largos e se destacam as coloridas roupas e acessórios típicos do México. São vários trabalhos artesanais como ponchos, bolsas de caveiras, mascaras de lutadores de lucha libre, artefatos de couro e outros. Essa área também conta com uma espaçosa praça de alimentação. Além da comida, também há apresentações musicais. São 82 estabelecimentos de proprietários locais que formam um dos maiores mercados de produtos mexicanos do mundo fora de seu país de origem.

El Mercado
El Mercado

Já o El Mercado tem corredores mais estreitos e 32 lojas que também possuem produtos diversos. É interessante porque você passa por um lugar que vende souvernirs claramente destinados a turistas, depois vê um monte armaduras de ferro decorativas em tamanhos diversos, de repente um local com cerâmicas elegantes e caras feitas a mão e por aí vai. Esse prédio foi construído entre 1938 e 1939, depois que o mercado municipal original, conhecido como Giles Building, foi demolido. Nessa época, o espaço foi usado para venda de produções agrícolas, mas, a partir de 1975, passou por uma reforma que o transformou em um espaço fechado e climatizado cheio de pequenos quiosques.

A rua deserta com as lojas fechadas
A rua deserta com as lojas fechadas

Fiz esse passeio na sexta-feira a tarde e tinha imaginado que o Historic Market Square estaria mais movimentado. Quando voltei à noite para jantar no Mi Tierra, a parte externa estava até mais deserta, uma vez que as lojas tinham fechado. Talvez tenha sido porque era inverno ou só fique realmente cheio quando há eventos – o calendário pode ser acessado na página oficial do mercado no Facebook. Ainda assim, o restaurante Mi Tierra Café y Panadería, sobre o qual falo em outra postagem, estava bem cheio. De qualquer maneira, com ou sem muita gente eu recomendo o passeio no local.

Anúncios

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s