San Fernando Cathedral

San Antonio – Main Plaza e San Fernando Cathedral

Eu estava passeando meio sem rumo pelo River Walk durante a noite, já que a caminhada à beira do rio é bastante agradável, quando ouvi uma música vindo de algum lugar próximo. Ao me dirigir ao local, vi um grande aglomerado de pessoas que estava ali para assistir a um espetáculo de projeção de imagens na fachada da catedral. Era o San Antonio – The Saga, uma vídeo-arte criada pelo renomado artista francês Xavier de Richemont, aberta para o público.

San Antonio Saga
San Antonio Saga

As exibições começaram em junho de 2018 e acontecem quatro dias da semana. Com duração de 24 minutos, o curta-metragem conta a história da cidade do início até os dias atuais, passando por elementos indígenas, mexicanos, americanos e globais. É interessante como é possível presenciar séculos de acontecimentos através de imagens, sons e músicas em tão curto espaço de tempo, o que mostra a força que do audiovisual para o nosso aprendizado. Como amante do cinema e da arte, eu fiquei bastante impressionado. Muito bonito, realmente. O calendário de eventos pode ser encontrado na página oficial da praça.

Main Plaza
Main Plaza

A Main Plaza era, assim como em todas as cidades de influência espanhola, o centro da cidade, ficando em frente à principal igreja. Dali irradiavam as ruas que levavam aos prédios governamentais, lojas e casas. Com isso, o local era o principal ponto de passagem e encontro dos moradores, além de abrigar os festivais religiosos, formações militares, paradas civis e eventos políticos. Ao final do século XIX, a Plaza de las Islas, como era conhecida, começou a perder o seu protagonismo devido ao crescimento da área urbana. Enquanto isso, a praça diminuía de tamanho devido ao alargamento das avenidas e a construção do Courthouse Bexar County, que tomou uma porção da parte sul.

Bexar Courthouse County
Bexar Courthouse County

Além disso, outros prédios altos surgiram em seu entorno, fazendo com que perdesse a vista que proporcionava da região. Posteriormente, o terreno da praça foi elevado e coberto com grama e árvores, enquanto as ruas foram calçadas. As mudanças geraram protestos dos moradores, mas sem muito resultado: a praça virara um parque. Além disso, a chegada de linhas de trem e bondinho permitiram o surgimento de bairros mais afastados, reorganizando o centro comercial. Uma renovação aconteceu a partir de 2006 com o plano de trazer de volta algumas características originais como a ligação da praça com o rio e a catedral.

Virgem da Candelária
Virgem da Candelária

Os primeiros colonizadores chegaram à região em 1731 após uma viagem por mar e terra que durou mais de um ano. Eram 56 pessoas de 16 famílias que saíram das Ilhas Canárias, próximo à África, a mando do rei Philip V, para começar a povoar a área. Após organizar o primeiro governo civil do Texas, iniciou-se o plano da vila e a construção da praça, da igreja e da sede administrativa. Como é a patrona das Ilhas Canárias, a imagem da Virgem da Candelária é um dos destaques do interior da igreja.

O interior é bastante sóbrio
O interior é bastante sóbrio

Aliás, a San Fernando Cathedral é também chamada de Catedral de Nuestra Señora de la Candelaria y Guadalupe e pertence à igreja católica romana. O nome principal é uma homenagem a Fernando II de Leão e Castela, que reinou durante o século XIII. A estrutura original foi construída entre 1738 e 1750 e suas paredes podem ser vistas ainda hoje no santuário, o que lhe dá o título de igreja mais antiga do Texas e uma das mais antigas dos Estados Unidos. Acredita-se que a fonte batismal tenha sido um presente de Charles III, que se tornou rei da Espanha em 1759. O seu domo serve como referência para o centro geográfico e cultural de San Antonio.

Vitrais e crucificação
Vitrais e crucificação

A sua conclusão na forma atual, em sua maior parte no estilo gótico, foi por volta de 1868. Já as estações de pedra esculpida da cruz foram adicionadas em 1874 e os vitrais em 1920. Ao entrar ou sair pela porta da esquerda, você também verá os restos mortais dos heróis da Batalha do Alamo, o maior símbolo da luta do Texas pela sua independência. À primeira vista, o interior da catedral pode parecer bastante simples, mas esses detalhes históricos enriquecem bastante a visita.

Vista de trás do altar
Vista de trás do altar

Um grande trabalho de restauração e readequação teve início em 2003 com um investimento de 15 milhões de dólares. Além de questões estruturais, foram feitas mudanças como a realocação do altar para mais perto dos fiéis; o transporte da pia batismal dos fundos da igreja para a frente; construção e reformas da casa paroquial e centro comunitário. A catedral continua sendo o coração da religião católica em San Antonio, com milhares de pessoas comparecendo às missas de final de semana, batismos, casamentos, funerais e outros serviços.

Fachada principal da catedral
Fachada principal da catedral

Além disso, são realizados diversos outros eventos ao longo do ano. O calendário pode ser acessado na página oficial. Embora não seja tão impressionante quanto a fachada toda trabalhada em pedra, vale a pena fazer a visita interna, que é gratuita. Depois também passeio pátio que fica ao lado, onde tem um restaurante, e dei uma volta pela catedral para observar outros detalhes da arquitetura e seguir o passeio pelo centro histórico da cidade.

 

Anúncios

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s