Eu estava passeando meio sem rumo pelo River Walk durante a noite, já que a caminhada à beira do rio é bastante agradável, quando ouvi uma música vindo de algum lugar próximo. Ao me dirigir ao local, vi um grande aglomerado de pessoas que estava ali para assistir a um espetáculo de projeção de imagens na fachada da catedral. Era o San Antonio – The Saga, uma vídeo-arte criada pelo renomado artista francês Xavier de Richemont, aberta para o público.

As exibições começaram em junho de 2018 e acontecem quatro dias da semana. Com duração de 24 minutos, o curta-metragem conta a história da cidade do início até os dias atuais, passando por elementos indígenas, mexicanos, americanos e globais. É interessante como é possível presenciar séculos de acontecimentos através de imagens, sons e músicas em tão curto espaço de tempo, o que mostra a força que do audiovisual para o nosso aprendizado. Como amante do cinema e da arte, eu fiquei bastante impressionado. Muito bonito, realmente. O calendário de eventos pode ser encontrado na página oficial da praça.

A Main Plaza era, assim como em todas as cidades de influência espanhola, o centro da cidade, ficando em frente à principal igreja. Dali irradiavam as ruas que levavam aos prédios governamentais, lojas e casas. Com isso, o local era o principal ponto de passagem e encontro dos moradores, além de abrigar os festivais religiosos, formações militares, paradas civis e eventos políticos. Ao final do século XIX, a Plaza de las Islas, como era conhecida, começou a perder o seu protagonismo devido ao crescimento da área urbana. Enquanto isso, a praça diminuía de tamanho devido ao alargamento das avenidas e a construção do Courthouse Bexar County, que tomou uma porção da parte sul.

Além disso, outros prédios altos surgiram em seu entorno, fazendo com que perdesse a vista que proporcionava da região. Posteriormente, o terreno da praça foi elevado e coberto com grama e árvores, enquanto as ruas foram calçadas. As mudanças geraram protestos dos moradores, mas sem muito resultado: a praça virara um parque. Além disso, a chegada de linhas de trem e bondinho permitiram o surgimento de bairros mais afastados, reorganizando o centro comercial. Uma renovação aconteceu a partir de 2006 com o plano de trazer de volta algumas características originais como a ligação da praça com o rio e a catedral.

Os primeiros colonizadores chegaram à região em 1731 após uma viagem por mar e terra que durou mais de um ano. Eram 56 pessoas de 16 famílias que saíram das Ilhas Canárias, próximo à África, a mando do rei Philip V, para começar a povoar a área. Após organizar o primeiro governo civil do Texas, iniciou-se o plano da vila e a construção da praça, da igreja e da sede administrativa. Como é a patrona das Ilhas Canárias, a imagem da Virgem da Candelária é um dos destaques do interior da igreja.

Aliás, a San Fernando Cathedral é também chamada de Catedral de Nuestra Señora de la Candelaria y Guadalupe e pertence à igreja católica romana. O nome principal é uma homenagem a Fernando II de Leão e Castela, que reinou durante o século XIII. A estrutura original foi construída entre 1738 e 1750 e suas paredes podem ser vistas ainda hoje no santuário, o que lhe dá o título de igreja mais antiga do Texas e uma das mais antigas dos Estados Unidos. Acredita-se que a fonte batismal tenha sido um presente de Charles III, que se tornou rei da Espanha em 1759. O seu domo serve como referência para o centro geográfico e cultural de San Antonio.

A sua conclusão na forma atual, em sua maior parte no estilo gótico, foi por volta de 1868. Já as estações de pedra esculpida da cruz foram adicionadas em 1874 e os vitrais em 1920. Ao entrar ou sair pela porta da esquerda, você também verá os restos mortais dos heróis da Batalha do Alamo, o maior símbolo da luta do Texas pela sua independência. À primeira vista, o interior da catedral pode parecer bastante simples, mas esses detalhes históricos enriquecem bastante a visita.

Um grande trabalho de restauração e readequação teve início em 2003 com um investimento de 15 milhões de dólares. Além de questões estruturais, foram feitas mudanças como a realocação do altar para mais perto dos fiéis; o transporte da pia batismal dos fundos da igreja para a frente; construção e reformas da casa paroquial e centro comunitário. A catedral continua sendo o coração da religião católica em San Antonio, com milhares de pessoas comparecendo às missas de final de semana, batismos, casamentos, funerais e outros serviços.

Além disso, são realizados diversos outros eventos ao longo do ano. O calendário pode ser acessado na página oficial. Embora não seja tão impressionante quanto a fachada toda trabalhada em pedra, vale a pena fazer a visita interna, que é gratuita. Depois também passeio pátio que fica ao lado, onde tem um restaurante, e dei uma volta pela catedral para observar outros detalhes da arquitetura e seguir o passeio pelo centro histórico da cidade.