Mi Tierra Café y Panadería

San Antonio – Mi Tierra Café y Panadería

Durante a grande crise financeira da década de 1930, Pedro Cortez se mudou do México para San Antonio, no Texas, onde conheceu sua futura esposa, Cruz Llanes. Na cidade, trabalhou pela valorização da cultura mexicana e revitalização do Historic Market Square, também conhecido como El Mercado. Foi ali que eles abriram o Mi Tierra, então um café com apenas três mesas que atendia os fazendeiros e trabalhadores que chegavam cedo para trabalhar no comércio. Atualmente, o estabelecimento, que reúne cores, arte, música, história e gastronomia hispânicas, tem espaço para mais de 500 pessoas e funciona no endereço 218 Produce Row.


Ambiente ★★★★★

Pensa num lugar com uma decoração intensa. Agora multiplica isso por dez. Sério, eu acho que eu nunca vi tanta cor, luz, bandeirola, fotografias, pisca-pisca, raio-laser, balão de papel e o que mais meus olhos não conseguiram registrar em um só lugar. De alguma forma, a coisa toda se transforma em um conjunto harmonioso e funciona. É mexicano, é extravagante, é isso.

Padaria e cafeteria
Padaria e cafeteria

A padaria, inaugurada em 1955, é especializada em uma grande variedade de doces tradicionais mexicanos, além de outros produtos diversos. Como a procura é muito grande, está tudo sempre bem fresquinho. Ao lado fica o bar, onde são servidas as famosas margaritas de diversos sabores, tequilas, cervejas e vinhos. Mas como a minha ida ao local não foi para comprar guloseimas e nem para curtir a noite, me dirigi para um dos salões para jantar.

Um dos salões do restaurante
Um dos salões do restaurante

Eu fiquei realmente impressionado com o tamanho desse restaurante, que conta com vários ambientes com mesas e sofás. A gente acabou ficando na parte onde havia mais gente, o que faz sentido para agilizar o trabalho dos garçons. Eu gostei da ambientação, cujo exagero foi potencializado ainda mais com as decorações de Natal. Também tinha música típica mariachi – ficam uns instrumentistas e cantores passando nas mesas perguntando se você quer ouvir uma música, mas o serviço é pago à parte. Sem nenhum tipo de pressão ou insistência, basta dizer “não, obrigado”.

Mural Sonho Americano
Mural Sonho Americano

O mural Sonho Americano foi criado por Jorge Cortez em homenagem aos fundadores do restaurante. Ao longo dos anos, a pintura cresceu tanto em tamanho quanto em popularidade, se tornando uma das principais atrações do restaurante – na foto aparece só um pedacinho. A obra foi restaurada e atualizada por Robert Ytuarte, um artista de San Antonio conhecido internacionalmente. Trata-se de uma celebração das conquistas dos líderes hispânicos com enfoque na comunidade local.


Serviço ★★★★★

O atendimento nesse restaurante talvez tenha sido o melhor que eu tive nessa temporada nos Estados Unidos. A pessoa que nos recebeu na porta e nos encaminhou para a mesa, o garçom que nos atendeu e todos os outros envolvidos arrasaram – os pedidos também chegaram super rápido. Não sei se é possível e/ou necessário fazer reserva, mas eu fui lá em uma sexta-feira a noite e estava bem tranquilo (considerando o tamanho do local). Talvez em dias que tem evento no Historic Market Square fique bem mais cheio, mas não foi o meu caso. Outra coisa legal é que o Mi Tierra Café y Panadería fica aberto o dia inteiro.

Serviço eficiente
Serviço eficiente

Preço ★★★★☆

Devido à desvalorização do real em relação ao dólar, eu estava achando tudo bem caro nessa viagem, ainda mais que comida é uma coisa barata no nosso país. Por isso não posso dizer que esse restaurante é uma pechincha. Mas está, sim, dentro do padrão cobrado nos outros lugares e vale a pena tanto pela qualidade quanto pela quantidade servida. Seja como for, recomendo que você acesse na página oficial os cardápios de café da manhã, almoço e jantar para ver os preços atualizados. O menu também fica exposto na porta do restaurante, então dá para olhar antes de decidir se vai entrar ou não.


Comida ★★★★★

Mas vamos para a parte da comida que é o que vocês mais gostam de ver. Quem eu estou querendo enganar, eu é que quero falar sobre isso! Como se pode imaginar, eles são especializados na gastronomia Tex-Mex, que mistura as influências texanas e mexicanas.

Margaritas e nachos
Margaritas e nachos

Para dar início aos trabalhos, pedimos uma margarita tradicional, que vem em três tamanhos. Como eu sou fraco para bebida e estava querendo mesmo só experimentar, pedi a menor de todas. Eles também trouxeram uns nachos de entrada com um molho de tomate bem suave e gostoso. Um dos meus medos em restaurante mexicano é que algo venha tão apimentado que eu não consiga comer, mas não era o caso.

Michoacán
Michoacán

O menu do restaurante é bastante extenso, então eu resolvi me concentrar na parte dos pratos tradicionais mexicanos (sem ser tex-mex). O escolhido foi o Michoacán, que são carnitas de puerco marinadas na laranja e pimentas servidas com guacamole, pico de gallo, feijão e arroz. Eles também mandam umas tortillas bem frescas para acompanhar. A comida lembra o Brasil por causa do arroz com feijão, embora o tempero seja diferente. A única parte apimentada era o pico de gallo, um tipo de vinagrete. Eu achei o prato muito gostoso.

Sopapillas caseiras
Sopapillas caseiras

Embora nós já estivéssemos totalmente satisfeitos, resolvemos pedir uma sobremesa para compartilhar e completar a experiência. Perguntamos o que tinha de mais tradicional e fomos de sopapillas caseiras, que eram uns pastéis de vento com mel. Não sei se é porque eu já tinha comido demais, mas não vi tanta graça. Era gostoso, crocante, mas nada de outro mundo. Não pediria novamente.


Resumo ★★★★★

O ambiente, o atendimento e também a comida desse lugar me conquistaram. Mesmo o preço eu achei muito justo, embora não seja aquele lugar que você vai para comer barato. Eu certamente vou voltar lá para provar outros pratos caso visite novamente San Antonio.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s