Fachada principal da estação de trens

Lucerna – Estação central de trem

Bahnhof Luzern é um dos grandes centros da rede ferroviária da Suíça, servindo para tráfego doméstico e internacional de diversas linhas. A primeira estação abriu no local, às margens do Lago Lucerna com o início Rio Reuss, em 1856, feita de madeira. No final do mesmo século foi construído um grande prédio, do qual se destacava uma grande cúpula. Vinte anos após um incêndio ter destruído todo o local, em 1971, foi erguida a estrutura atual. Da construção antiga, ficou apenas um portal na parte externa.

Antiga entrada da estação
Antiga entrada da estação

Eu passei algumas vezes por essa movimentada estação de trens. A primeira foi logo ao chegar na cidade, vindo de Berna. Depois foi voltando de um passeio de barco pelo lago, uma vez que ela está ligada ao Schifffahrtsgesellschaft des Vierwaldstättersees (SGV) no porto chamado Luzern Bahnhofquai. Outra a caminho do Monte Titlis… e por aí vai.

Também foi dali que eu parti para o aeroporto de Zurique na volta para o Brasil. A viagem entre a Bahnhof Luzern e o Zürich Flughafen pode ser feita sem escalas e dura pouco mais de uma hora. Se você tiver interesse nesse ou outros trajetos, não deixe de ler sobre como pesquisar e comprar passagens de trem na Suíça.

Plataforma de trens
Plataforma de trens

Apesar de ser grande, é muito fácil se localizar dentro da estação. Há painéis com os horários, linhas e plataformas. Além disso, o transporte na Suíça é muito bem organizado e, na grande maioria das vezes, não há atrasos. Para pesquisar os trajetos e horários, eu utilizava o Google Maps – eu comprei um chip de celular e tinha acesso à internet o tempo todo.

Tem lanches gostosos no Aperto
Tem lanches gostosos no Aperto

Outro motivo para ir até a estação é que há um centro de compras aberto todos os dias do ano. A vantagem é que em horários são mais abrangentes do que as lojas nas ruas. Os supermercados Coop e Migros da estação, por exemplo, ficam abertos todos os dias até dez horas da noite. Os da rua fecham no fim da tarde na maioria dos dias e nem abrem aos domingos. A lista de todos os estabelecimentos pode ser acessada na página oficial e inclui diversas opções de alimentação, lojas de eletrônicos, vestuário e outros. Eu costumava comprar uns lanches para comer durante os passeios, assim não tinha que parar para almoçar no meio do dia e economizada tempo e dinheiro. Tem uma loja chamada Aperto que tinha boas opções a preços justos.

Armários para guardar malas
Armários para guardar malas

Assim como as demais estações grandes do país, essa também conta com serviços diversos. É possível, por exemplo, deixar as malas em armários – há diferentes tamanhos, com preços proporcionais. Também tem lavanderia, cabeleireiro, correios, informações turísticas, banheiros, caixas eletrônicos, casa de câmbio, aluguel de bicicletas e outros. Para dicas gerais sobre viagens de trem pelo país, recomendo acessar a postagem com perguntas frequentes sobre o tema.

Estação de ônibus
Estação de ônibus

Atualmente, a estação faz a ligação também com o serviço de ônibus urbano, pois há vários pontos logo em frente. Como fica bem no centro histórico da cidade, é bastante provável que você passe por lá ainda que não vá fazer nenhuma viagem de trem.

Anúncios

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s