St. Mary's Catholic Church

San Antonio – St. Mary’s Catholic Church

Embora não siga nenhuma religião, sempre fico atento às igrejas, templos e outros locais de fé nas minhas viagens. Faço isso porque, embora esses ambientes não tenham tanta importância simbólica para mim, sempre representam muito da cultura, história, arquitetura e arte locais. Por isso, quando eu estava passeando pelo centro de San Antonio e vi a St. Mary’s Catholic Church, que fica no endereço 202 N St. Mary’s St., resolvi tentar entrar. A porta fica fechada, então você precisa, literalmente, subir os degraus de pedra e empurrar para ver se está aberta. Não sei quais são os dias e horários de funcionamento, mas dei sorte.

Vista do altar principal da igreja
Vista do altar principal da igreja

Essa igreja, que é dedicada à Virgem Maria, é a segunda mais antiga da cidade, tendo surgido depois somente da San Fernando Cathedral. Sua história tem início após a guerra do Texas pela independência, a partir de quando um grande número de imigrantes, principalmente da Irlanda e Alemanha, além de cidadãos do leste americano, chegou a San Antonio. A necessidade de ministrar missas a esses católicos não-hispânicos fez com que o Bispo John M. Odin estabelecesse uma nova casa. Em 1852, foi comprado o terreno e a construção em estilo gótico teve início três anos depois. A inauguração se deu em 1857 com missas em inglês e alemão. Alguns anos depois, os alemães construiriam a sua própria igreja, a St. Joseph Catholic Church.

Destaque para os vitrais
Destaque para os vitrais

A St. Mary’s também abrigava um seminário, uma escola paroquial gratuita, a publicação de um jornal católico e uma fundação. Infelizmente, o prédio foi danificado de forma irreparável em uma grande enchente ocorrida em 1921, que destruiu grande parte do centro da cidade. Com isso, foi construída uma nova igreja, dessa vez em estilo neo-romântico. O projeto é do arquiteto F. B. Gaenslen, que se baseou na Sacred Heart Church de Lowell, Massachusetts. Inaugurada em 1924, essa é a estrutura que pode ser visitada atualmente.

Decoração simples do interior da igreja
Decoração simples do interior da igreja

Como não se trata de um destino muito turístico, eu entrei lá e não havia nenhuma pessoa, o que permitiu que eu explorasse e fotografasse o local livremente, sem atrapalhar ninguém. É uma igreja grande, com capacidade para acomodar mil pessoas sentadas na área comum e mais duzentas junto ao coral. Da decoração, chamam a atenção os muitos vitrais, as estações da crucificação de Cristo feitas em gesso e as estátuas. Também achei muito interessante a ausência das colunas intermediárias, como pode ser visto na foto acima. Tem o detalhe do arco, mas sem a coluna em si. Isso dá uma sensação de amplitude maior ao ambiente.

Fachada principal
Fachada principal

Só achei uma pena não poder subir nas torres, já que a construção é alta e deve proporcionar uma pela vista. Sempre que posso eu faço esse tipo de passeio, mesmo que seja cobrado um pequeno valor pelo ingresso. Não que a paisagem de San Antonio me pareça ser especial, mas vai saber. De qualquer maneira, vale a pena a visita.

Anúncios

2 comentários

  1. Gente, que igreja mais incrível! Nós também fazemos isso… sempre buscamos igrejas, templos e locais sagrados pois, assim que você, acreditamos que traduzem muito a cultura e história local.

    Curtido por 1 pessoa

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s