Casa Rio

San Antonio – Casa Rio

Confesso que meu cérebro dava bug de vez em quando com essa palavra “rio” em San Antonio, no Texas. Eu, instantaneamente, pensava na famosa cidade brasileira. Obviamente, a referência verdadeira é o curso de água que corta o centro da cidade e se tornou um de seus principais pontos turísticos com a construção do River Walk.

A história do restaurante tem início com o domínio espanhol da região. Aqui se estabeleceu uma fazenda no período colonial e a construção ainda conta com estruturas originais como grossas paredes de pedra e portas e janelas de cedro. O restaurante Casa Rio seria fundado séculos depois, em 1946, por Alfred F. Beyer, no endereço 430 E. Commerce St. Os dias e horários de funcionamento podem ser acessados na página oficial.


Ambiente ★★★★★

A Casa Rio possui diferentes ambientes temáticos, sendo que alguns deles são voltados para eventos particulares. O mais antigo é o Veranda, que é decorado com tapeçarias mexicanas e cores intensas, fica no segundo andar e possui vista para o River Walk; o Rio Room possui fotos históricas penduradas nas paredes e também tem acesso à varanda; o Texas Room é o maior de todos, com capacidade para 120 pessoas sentadas; já o Trophy Room é menor e focado no sul do Texas, com vários animais de caça nas paredes.

Mesas no calçadão à beira do rio
Mesas no calçadão à beira do rio

Como eu fui almoçar lá em um dia agradável, preferi ficar sentado em uma das muitas mesas que ficam no calçadão à beira do rio. Estava fazendo um friozinho, já que era dezembro, mas nada muito dramático. Adorei ficar ali vendo o movimento de pessoas e barcos que passavam. Aliás, eles também oferecem jantar para grupos em embarcações com capacidade para 14 a 20 pessoas.


Serviço ★★★★★

As reservas no Casa Rio são feitas apenas para grupos de 20 pessoas ou mais, sendo servidos pratos de um menu específico. Grupos grandes podem ser colocados nesses mesmos salões sem reserva, desde que estejam vagos, mas geralmente tem espera. Fora isso, as pessoas são acomodadas por ordem de chegada e disponibilidade de mesas nos ambientes interno e externo do restaurante.

Cardápio do restaurante
Cardápio do restaurante

Me disseram que o movimento é mais intenso nos finais de semana e durante os meses de verão, quando a espera é garantida. Nesses casos, o seu nome fica em uma lista. Como eu fui na hora do almoço num dia de semana de dezembro, não tive nenhum problema. O restaurante estava movimentado, mas não lotado. Achei o atendimento ótimo, pois o garçom que nos serviu foi bastante prestativo e eficiente. Tudo que pedimos chegou rapidinho, o que é muito importante quando se está com fome.


Preço ★★★★☆

Não vou dizer que o restaurante é muito barato porque isso seria um exagero, principalmente considerando que a nossa moeda está desvalorizada em relação ao dólar. Mas confesso que achei os preços justos, ainda mais levando em conta que se trata de um local tradicional e turístico. Para se ter uma ideia, os pratos principais estavam no mesmo nível de preço de muitos fast foods. Isso para ter uma refeição com ingredientes frescos e de boa qualidade, com pratos bem servidos. Para ter acesso às opções e valores atuais, recomendo acessar a página oficial.


Comida ★★★★★

Para quem ainda não percebeu, o Casa Rio é especializado em comida mexicana. A gastronomia do país vizinho tem grande abrangência no Texas, visto que o estado fazia parte do México. Por isso, o menu está repleto de tacos, quesadillas, tortillas, fajitas e coisas do tipo.

Sangrias refrescantes e leves
Sangrias refrescantes e leves

Para começar, pedimos duas sangrias preparadas com vinho texano. Você pode escolher entre a amarela e a vermelha. Também é possível pedir apenas um copo ou partir para o litrão. Como eu bebo pouco, peguei a versão menor para experimentar. Achei bem leve, refrescante.

Nachos e molho de tomate
Nachos e molho de tomate

Junto com as bebidas eles trouxeram também uma entrada – não precisa se preocupar porque ela não é cobrada à parte. São nachos tradicionais acompanhados de um molho de tomate fresco com uma pimenta bem suave. Um dos meus medos de comida mexicana é essa fama de que tudo é extremamente ardido, mas não era o caso. Como já tinha esse, optamos por não pedir nenhum outro appetizer.

Salada e nachos do Deluxe Dinner
Salada e nachos do Deluxe Dinner

Para prato principal eu escolhi o que estava marcado no menu como o mais pedido da casa: o deluxe dinner. O conjunto foi criado e é servido desde 1968. Vem tanta coisa que eles mandam separado em três pratos (mas chega tudo junto). O primeiro é uma salada de folhas e tomate acompanhado de guacamole. Ao lado, podem ser vistos os mesmos tacos que vieram na entrada, mas dessa vez com um chili con queso bem cremoso e de sabor suave.

Prato principal do Deluxe Dinner
Prato principal do Deluxe Dinner

O prato de comida em si não ficava para trás. Vamos à lista: cheese enchilada (tipo uma panqueca de queijo feita com a massa da tortilla que está na foto ao lado esquerdo, coberta de queijo derretido); tamale (uma massinha que aparece ainda enrolada na folha do milho à direita); crispy beef taco (ao lado do tamale, um taco recheado de carne de boi, salada e queijo); chili con carne (é esse cozido com carne de boi e porco); mexican rice e refried beans (arroz temperado e algo que lembra muito nosso tutu de feijão). Como se pode perceber, muito bem servido.

Torta Tres Leches
Torta Tres Leches

Ainda assim, eu invoquei os poderes da gulodice sem limites para encarar uma sobremesa. Haviam apenas três opções: o flan, que parece um pudim de leite; as sopapillas, que eu não quis pedir porque já tinha comido há poucos dias no Mi Tierra Café y Panadería, outro restaurante mexicano de San Antonio; e a torta tres leches. Escolhi essa última, que eu já tinha comido em San Pedro de Atacama, no Chile. Trata-se de um bolo bem molhado tradicional em vários países de origem hispânica que leva leite condensado, leite evaporado e creme de leite (por isso o nome). Eu acho bem gostoso, docinho, cremoso.


Resumo ★★★★★

Tanto pelo ambiente quanto pela comida que é servida, eu voltaria a esse restaurante em outras vezes que visitasse San Antonio. Mesmo que fosse só para ficar ali tomando uns bons drinks com a vista para o rio, já valeria muito apena. Super recomendo.

Anúncios

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s