St. Joseph Catholic Church

San Antonio – St. Joseph Catholic Church

Toda cidade, ainda que seja turística, tem aqueles atrativos pelos quais a maioria das pessoas passa sem saber a sua importância histórica. Um dos exemplos de San Antonio é essa igreja que fica na mais movimentada região do centro, juntinho ao Riverwalk, no endereço 623 East Commerce Street. A rua, conhecida nos anos 1800 como Alameda, era a mais importante da comunidade. Para se ter uma ideia, ela foi a primeira a cruzar o rio, conectando as praças do lado oeste com a Missión San Antonio de Valero, no leste. Há muito rodeada pelo comércio, restaurantes e hotéis, fica fácil ignorar o prédio. Eu mesmo só entrei depois de alguns dias, daí me interessei em ler um pouco mais sobre a construção.

Fachada principal da igreja
Fachada principal da igreja

A igreja ocupa o lugar onde ficava, provavelmente, a segunda sede da missão hoje conhecida como The Alamo que, em 1724, se mudou para o espaço atual, a poucas quadras dali. A pedra fundamental da Igreja de São José foi colocada em 1868 por um grupo de católicos alemães que queriam adorar e ouvir a palavra de Deus proclamada e celebrada em sua própria língua. A construção, em estilo gótico, data de 1871 e serviu por muitos anos a essa crescente comunidade de imigrantes. O campanário foi adicionado em 1898. Em 1944, a loja de departamentos Joske quis comprar o terreno para a construção de uma nova unidade. Com a recusa, o empreendimento acabou sendo feito em volta da igreja e hoje faz parte do complexo Shops at Rivercenter.

O interior é bonito e bem conservado
O interior é bonito e bem conservado

Friar Henry Pfefferkorn, fundador do coral de homens chamado Liederkranz, foi o responsável pelas pinturas dos murais dos altares laterais. O tradicional coral se apresenta uma vez por mês, sempre no quarto domingo, cantando músicas litúrgicas em latim, alemão e inglês. Atualmente, o espaço é usado por uma comunidade de fé multicultural pequena, mas ativa. No segundo domingo de cada mês, a celebração conta com a apresentação de um grupo mariachi, estilo musical típico do México. Também há missas celebradas em espanhol. Os dias e horários podem ser conferidos na página oficial.

Vitrais importados da Alemanha
Vitrais importados da Alemanha

Em 1902, foram instalados os vitrais importados da Emil Frei Art Glass Factory de Munique, na Alemanha. A decoração foi comprada por três mil dólares, um valor absurdo para a época. Algumas das vezes que passei por lá a igreja estava fechada, em outras estava aberta. Por isso, recomendo fazer a visita interna na primeira oportunidade que tiver, para não correr o risco de dar com a cara na porta depois. Eu achei a decoração interna simples e bonita, muito bem conservada.

Escultura na lateral da igreja
Escultura na lateral da igreja

Também aproveitei para dar uma volta pela parte externa, observando alguns detalhes da arquitetura por outros ângulos. Não vou dizer que é um passeio imperdível e sua viagem terá sido absolutamente em vão se você não conhecer. Mas a visita à igreja é rápida e interessante pelo seu valor histórico e cultural para a comunidade. E, como se encontra em uma área que absolutamente todos os turistas que visitam a cidade vão passar, de qualquer maneira, não custa nada conhecer (literalmente, é de graça).

Anúncios

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s