Parque Rosengarten

Berna – Parque Rosengarten

Por estar fora do centro histórico da cidade, é possível que muitos turistas que visitam Berna não tomem conhecimento e não visitem esse belo jardim. Como eu estava hospedado no Hotel ibis Budget Bern Expo e fui andando até a parte mais turística, acabei conhecendo o roseiral que fica exatamente no meio do caminho. O local pode ser visitado tanto durante o dia quando a noite, principalmente nos dias agradáveis da primavera e do verão. O jardim de rosas é um dos parques mais populares de Berna, constituindo um importante espaço verde em um ambiente densamente construído.

Em 1742, o governo do cantão de Berna começou a expandir as estradas principais e determinou a construção de uma nova via de acesso à cidade. Para isso, foi preciso tomar uma parte do cemitério da cidade e, como substituto, a cidade adquiriu as terras no topo do morro. Entre 1765 e 1877, a atual área do parque foi utilizada como cemitério e já recebia a denominação de Rosengartenfriedhof e outras variações. O nome, entretanto, nada tem a ver com um jardim, mas provavelmente com o costume de se colocar rosas nas sepulturas. A palavra foi, por séculos, o sinônimo de cemitério.

Fonte de água do parque
Fonte de água do parque

Já em 1900, a Schweizer Gemeinnützige Frauenverein (Associação Feminina Sem Fins Lucrativos da Suiça) pediu para transformar o local em uma área verde. Anos depois, iniciou-se a adequação do local, que teria áreas de descanso com extensos gramados, um restaurante familiar, espaços para a prática de esportes, vestiários, área de parque infantil e um lago com lírios.

Cerejeiras em flor no início da primavera
Cerejeiras em flor no início da primavera

O início da primavera marca a floração das dezenas de cerejeiras que foram doadas pelo Japão para a cidade de Berna em 1975. Entre março e maio, seguindo as tradições do país asiático, as pessoas se reúnem à noite com amigos e parentes nos parques sob as cerejeiras para beber saquê. Cada árvore mantém a sua floração por menos de duas semanas.

Jardim com tulipas
Jardim com tulipas

Quando eu fui, em maio, estava no início a floração das rosas. São mais de 200 espécies de rosas das mais variadas cores, além da mesma quantidade de lírios, dezenas de rododentros e tulipas, fora outras variedades de plantas e árvores. Há também um espaço de leitura, o que torna o lugar perfeito para relaxar. O jardim é atrativo inclusive para visitas no inverno, quando a neve deixa toda a paisagem branquinha.

Vista do centro histórico
Vista do centro histórico

Localizado bem acima da cidade velha, o parque oferece uma bela vista da paisagem cheia de telhados da região central e do rio Aare. É fácil identificar alguns pontos turísticos, principalmente a Berner Münster, cuja torre alta se destaca dos demais prédios. Quando eu passei por lá, apesar do céu nublado, a visibilidade estava muito boa. Em dias mais claros, é possível até mesmo enxergar a cadeia de montanhas dos Alpes Berneses. Embora não seja muito grande, o jardim se estende em largura e oferece bastante espaço para sentar e relaxar vendo a movimentação lá embaixo.

Memorial do Albert Einstein
Memorial do Albert Einstein

Já caminhando em direção à saída, encontra-se o playground junto ao Rosengarten Restaurant, que dispõe mesas com vista para a cidade. Eu fiz esse passeio logo depois do café da manhã, então não quis esperar para fazer outra refeição. Parei, entretanto, no singelo memorial em homenagem a Albert Einstein, que morou por alguns anos na cidade. Foi em Berna que ele desenvolveu a sua famosa teoria da relatividade e você pode se sentar ao lado dele para tirar uma selfie.

Caminho para a parte baixa da cidade
Caminho para a parte baixa da cidade

Depois de passear pelos jardins, dei sequência ao passeio descendo a ladeira que leva até o Bärengraben, onde é possível ver ursos marrons à beira do rio, já na entrada para a parte mais antiga da cidade – o centro histórico medieval. O percurso do Hotel ibis Budget Bern Expo até o Rosengarten é de apenas 700 metros. Para chegar ao centro, são cerca de 1.5 km de caminhada tranquila.

Anúncios

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s