Einstein-Haus de Berna

Berna – Einstein-Haus

Albert Einstein nasceu em Ulm, na Alemanha, em 14 de março de 1897, e é considerado o pai da atual filosófica e científica concepção do mundo, assim como Copernicus, Galileu e Newton o eram antes dele. Como humanista, lutou corajosamente pela paz mundial.

Após estudar em Munique até os 16 anos, mudou-se para a Suíça, foi dispensado da escola após realizar provas em Aarau e seguiu para Zurique, onde passou a trabalhar com matemática e física na ETZH – Instituto Federal de Tecnologia de Zurique.

Sala da casa onde morava Einstein
Sala da casa onde morava Einstein

Durante seu tempo em Berna, entre 1902 e 1909, Einstein publicou 32 trabalhos científicos. Dois deles estão entre os seus mais importantes, datados de 1905, quando ele ainda tinha apenas 26 anos de idade, incluindo a teoria da relatividade e um ensaio sobre física quântica, pelo qual ele ganhou o Prêmio Nobel. Após passar os anos seguintes à em Zurique e Praga, voltou para Berlim, onde um novo trabalho sobre a teoria da relatividade seria publicado em 1916. Três anos depois, uma expedição britânica para observar o eclipse do sol confirmou os prognósticos da teoria e deu ao físico fama internacional.

Retratos de família
Retratos de família

Apesar de tratar de toda a sua trajetória, o foco da Einstein-Haus Bern fica entre o fim de 1903 e maio de 1905, quando Einstein e sua família moraram no local onde funciona esse museu, bem no centro histórico da cidade. A visita no pequeno espaço conta com um vídeo de 20 anos sobre a vida do físico, seus estudos e trabalhos, além da reprodução de como era a sua casa com objetos pessoais e retratos.

Tem algo de mágico em estar no lugar em que foram desenvolvidos estudos que mudaram os rumos da humanidade, onde morou uma pessoa tão importante para a história moderna. Chama a atenção a simplicidade do local.

Vida e trabalho são expostos em painéis
Vida e trabalho são expostos em painéis

Eu achei interessante para conhecer mais detalhes sobre a sua trajetória, mas não tenho como negar que esperava mais ambientes, interatividade e recursos audiovisuais. São muitos textos explicativos, o que torna a visita um pouco cansativa. De qualquer maneira, vale a pena conferir, pois a entrada é barata. Os dias e horários de funcionamento, bem como o preço atual do ingresso, podem ser acessados na página oficial.

Anúncios

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s