Pousada Sossego do Cantinho

Barreirinhas – Pousada Sossego do Cantinho

Sou do tipo de turista que gosta de viajar para lugares novos para conhecer o máximo dos atrativos locais, mas também valorizo esse período de férias para relaxar e não voltar para casa mais cansado do que saí. Por isso é importante escolher bem onde ficar, já que a hospedagem precisa ter um bom nível de conforto. Por isso escolhi a Pousada Sossego do Cantinho, que fica em uma área mais tranquila de Barreirinhas, com uma estrutura bem integrada à natureza.


Comodidades

O grande destaque dessa pousada é mesmo o conforto que proporciona com seus chalés privativos distribuídos em um belo e bem cuidado jardim às margens do Rio Preguiças. Como se pode imaginar, você pouco escuta do movimento dos carros e motos que circulam pelas ruas de areia fofa da região, se destacando os sons dos pássaros e outros animais.

Jardim e chalé
Jardim e chalé

Esse clima de tranquilidade ajuda a recuperar as energias gastadas no dia durante os passeios pelos Lençóis Maranhenses, principal atrativo da região que exige deslocamentos longos de carros e caminhadas por dunas sob um calor intenso. Imagine poder chegar na sua pousada, tomar um banho relaxante e deitar na rede para ler um livro na mais completa paz. Pois esse é o clima do lugar.

Além disso, eu dei a sorte de ir para a cidade em setembro, na época do caju. Como haviam alguns pés nos jardins da pousada, toda hora caía uma fruta bem madura e suculenta do pé. Comi um bocado!

Café da manhã
Café da manhã

Também destaco o café da manhã, que já está incluso na diária. Ao contrário de muitas redes grandes de hotéis, nessa pousada os sucos são feitos no dia com frutas da estação, os bolos e pães são preparados e assados no local e tudo é bem fresquinho e gostoso. Além dos alimentos que ficam na mesa e podem ser servidos à vontade, você pode pedir que sejam preparados diferentes tipos de ovos e tapioca sem pagar nada a mais por isso. Não há jeito melhor de começar o dia.

Aliás, destaco também que o restaurante da pousada funciona na hora do almoço e jantar e foi onde comi melhor em Barreirinhas. O cardápio é simples, mas a comida é bastante saborosa. Eles também preparam drinks – eu pedi uma caipirinha de caju um dia e achei bem gostosa.


Conforto

A pousada conta com apenas quatro chalés. O que ficamos era bem espaçoso, com uma cama de casal grande e um cortinado para proteger dos possíveis insetos, mas nem tivemos que usar. O quarto também tinha uma cama de solteiro, então dá para ficar três pessoas tranquilamente.

Quarto de casal
Quarto de casal

Eles deixaram o quarto preparado e já com o ar-condicionado ligado, o que deu uma sensação muito gostosa ao entrar pela primeira vez, já que o clima lá fora não estava dos mais frescos. Faziam 27° depois das 22h da noite.

No quarto também havia móveis de madeira, combinando com o estilo rústico da pousada. Tínhamos mesinhas de cabeceira, um móvel para a televisão com cadeira para quem precisar usar computador, frigobar, um armário grande e um banco onde colocamos as malas para facilitar o acesso.

Banheiro do chalé
Banheiro do chalé

O banheiro é grande e equipado com dois chuveiros, um com aquecimento elétrico e outro somente com água fria (que não sai tão fria assim, já que faz muito calor na região). Devo ressaltar que essa é uma pousada bem confortável, ainda que mantenha um clima mais de natureza e sossego. O banheiro, por exemplo, possui secador e amenidades de qualidade, com sabonetes e xampu de marca boa. No quarto, além do ar-condicionado, há um ventilador de teto, frigobar e televisão.


Wi-fi grátis

A internet era um pouco lenta, mas duvido que exista uma solução possível para isso, visto que se trata de uma cidade do interior. Em algumas partes de Barreirinhas é até difícil conseguir que a internet do celular funcione bem – nos passeios, sem chance. Ainda assim, era possível conferir as novidades e fazer postagens. Para conseguir um sinal mais estável, o melhor era sentar na parte do restaurante ou da sala de estar – imagino que o roteador da internet fique na recepção.


Localização

No dia que chegamos a Barreirinhas, o transfer que pegamos para ir de do aeroporto de São Luis até a cidade nos deixou no Restaurante Terral, mas a pousada ficava na outra margem do rio. Como estávamos com mala, o dono da pousada foi nos buscar de lancha. Estava bem escuro e foi interessante fazer o pequeno trajeto pelo rio, vendo o céu cheio de estrelas. De barco, temos acesso aos fundos dos jardins da propriedade e os donos nos levaram sempre que os passeios saíam da cidade.

Acesso ao rio nos fundos da propriedade
Acesso ao rio nos fundos da propriedade

Outra opção é fazer o trajeto em uma caminhada e travessia do rio pela lancha da prefeitura, que é de uso gratuito. Essa parte pode ser chata para quem quer ir até a cidade, já que o percurso é de quase 2 km até a parte mais central de Barreirinhas. A parte até a travessia do rio é em um caminho de areia fofa, que não é muito confortável para andar. Além disso, em alguns trechos tivemos que usar a lanterna do celular para iluminar o caminho, pois ficamos com medo de ter algum bicho nos lugares mais escuros. Apesar disso, é tranquilo e seguro.

Rua que vai da pousada até o rio
Rua que vai da pousada até o rio

O detalhe é que, se hospedando na Pousada Sossego do Cantinho, a gente já fica do lado certo para quem vai fazer os passeios pelos Lençóis Maranhenses. Ou seja, isso significa que não precisamos fazer a travessia de balsa, que pode ser demorada por ter uma fila de carros, já que os passeios de todas as agências se iniciam e encerram mais ou menos no mesmo horário. Além disso, éramos os últimos a serem buscados no dia dos passeios, então tínhamos mais tempo para dormir e tomar o café da manhã com tranquilidade. Na volta, éramos os primeiros a serem deixados, então ganhávamos tempo.

Balsa que faz a travessia dos carros
Balsa que faz a travessia dos carros

Funcionários

De qualquer maneira, os donos da pousada são muito solícitos e podem levar e trazer os hóspedes de barco sempre que necessário. Achei todos muito simpáticos, com destaque para o casal Josiane, brasileira, e Michael, suíço. Aliás, para quem vem de fora, é uma boa saber que o atendimento pode ser feito em português, inglês e alemão.


Reservar hotel


Custo benefício

Essa pousada certamente não é a opção mais barata de Barreirinhas, mas vale a pena para quem busca maior conforto, tranquilidade e bom atendimento, sendo especialmente uma boa opção para casais e famílias. Pelo Booking.com é possível fazer a reserva da hospedagem com cancelamento grátis.


Resumo

+ Chalé espaçoso
+ Café da manhã e restaurante
+ Atendimento
+ Tranquilidade
+ Economia de tempo nos passeios
– Longe do centro

Anúncios

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s