Agência São Paulo Ecoturismo

Barreirinhas – Agência São Paulo Ecoturismo

Os passeios pelos Lençóis Maranhenses precisam ser feitos através de uma agência de turismo por diferentes motivos. O primeiro deles e mais relevante é que as lagoas e praias que são visitadas ficam bem distantes da cidade de Barreirinhas, que serve como base para a maioria dos passeios, então é necessário fazer o trajeto em veículo – a não ser que você contrate um guia para fazer a travessia dos Lençóis a pé, o que é outro tipo de programa que não vou tratar aqui porque não experimentei. O fato é que apenas veículos autorizados e com tração 4×4 podem circular dentro da área do parque, então não adianta alugar um carro e querer ir por conta própria. Outra questão é que não existe sinalização ou uma estrada bem demarcada para chegar às lagoas, por exemplo, então o risco de se perder ou ficar atolado na areia e não conseguir voltar seria grande. Enfim, é preciso contratar uma empresa especializada.

Ambiente interno da van
Van do trajeto São Luís → Barreirinhas

A São Paulo Ecoturismo me foi recomendada pelos donos da Pousada Sossego do Cantinho, onde eu havia feito reserva. Eu gosto de me programar com antecedência para não correr o risco de não ter vaga em algum tour, ainda que eu estivesse indo já no final da alta temporada, em setembro. Então entrei em contato por e-mail com a agência e fui prontamente atendido. Além disso, a página oficial deles na internet tem informações bem completas, o que gera mais confiança no trabalho. Por isso, escolhemos os passeios que iríamos querer fazer e pagamos metade do valor adiantado para garantir a reserva. Fechamos com eles inclusive o transfer entre o aeroporto de São Luís e a cidade de Barreirinhas, serviço que eu já descrevi em outra postagem.

Recepção da agência
Recepção da agência

A São Paulo Ecoturismo atua no mercado desde 2003 e trabalha com roteiros na região de Barreirinhas, mas também no que é conhecido como a Roda das Emoções, que inclui os Lençóis Maranhenses, Delta (Piauí) e Jericoacoara (Ceará). Mas aqui vou tratar apenas dos passeios que fiz.

Como chegamos a noite na cidade, fomos direto para o hotel e na manhã seguinte fizemos o nosso primeiro passeio. Como era um tour de dia inteiro, somente mais tarde passamos na agência para conhecer a estrutura e acertar o valor que restava a ser pago. Achei o atendimento muito bom, inclusive com flexibilidade de mudar os dias dos passeios e diversas formas de pagamento (optei pelo cartão de crédito).

Jardim que dá acesso ao porto privado
Jardim que dá acesso ao porto privado

Pelo movimento que havia na agência todas as vezes que passamos por lá, imagino que ela seja a principal e mais procurada da cidade. A estrutura dela é muito boa. Adentrando pela casa, há uma sala de espera com internet wi-fi gratuita. Também é possível ficar no redário e no jardim. A agência possui até um porto particular, de onde sai o passeio pelo rio. Enfim, um ótimo ambiente para descansar entre um passeio e outro.

Todos os tours que fiz pela região de Barreirinhas foi por essa agência. As opções podem ser conferidas na página oficial. Para ver a descrição completa de cada uma delas, passe o mouse sobre a imagem e clique no primeiro ícone. Ali há um texto falando sobre o que será visitado, a duração, frequência de saídas, horários, distâncias, sazonalidade, preço, nível de dificuldade e as condições gerais de pagamento. Aqui no Viajento eu fiz as postagens sobre as minhas impressões pessoais de cada passeio, contando alguns detalhes importantes e com fotos ilustrativas. Vou apenas citar cada um deles abaixo, mas acesse os links para ver todos os detalhes.

Os principais passeios dos Grandes Lençóis Maranhenses são os das lagoas. Recomendo visitar a página em que eu falo sobre a melhor data para viajar para a região, pois o ideal é fazer a visita logo depois da estação das chuvas.

Circuito da Lagoa Azul
Circuito da Lagoa Azul

O Circuito da Lagoa Azul pode ser feito no período da manhã ou no período da tarde. A vantagem da segunda opção é que dá para assistir ao pôr-do-sol, que foi o que eu fiz. O trajeto até a primeira parada é de 30 a 50 minutos em trilha de areia, depois do qual é preciso fazer uma caminhada leve até a primeira lagoa de água doce. É uma delícia tomar banho nessas águas, então leve roupas de banho. Também é imprescindível levar água e lanche, pois não há nenhuma estrutura de barracas durante todo o passeio.

Pôr-do-sol nos Lençóis Maranhenses
Circuito da Lagoa Bonita

O Circuito da Lagoa Bonita tem como principal diferencial a vista que proporciona dos Lençóis Maranhenses, que são vistos em grande extensão de cima de uma grande duna. Depois do percurso de carro pelas trilhas de areia, chegamos ao local onde temos que subir a tal duna, o que pode representar um nível de dificuldade grande para pessoas com pouco condicionamento físico. Mas o esforço vale a pena. Depois seguimos visitando várias lagoas e, caso seja feito a tarde, também é possível ver o pôr-do-sol. Outra diferença é que ali há barracas vendendo tapioca, café e lanche, mas somente no final do passeio.

Praia de Atins
Praia no Canto dos Lençóis

Atins e Canto dos Lençóis é um passeio de dia inteiro, pois fica mais afastado de Barreirinhas. Seu diferencial é que passamos por vilarejos até chegar no encontro do rio com o mar, então é um tour que inclui visita à praia. Também se faz uma caminhada pelas dunas para visitar uma lagoa de água doce, essa até tem peixes. Além da parte da natureza, também há um almoço (não incluso). Comemos uns camarões grelhados que estavam realmente deliciosos!

Ilha de Mandacaru
Passeio náutico pelo rio Preguiças

O passeio náutico pelo rio Preguiças é bem diferente, pois é feito de barco seguindo o rio até o encontro com o mar. No trajeto, passamos pelas comunidades de Vassouras, Mandacarú e Caburé. Nesse tour também é possível ver algumas dunas, mas elas fazem parte do que é chamado como Pequenos Lençóis Maranhenses. É um passeio mais acessível, pois não exige grandes caminhadas.

Pessoal descendo o rio de boia
Flutuação no rio Formiga

A flutuação no rio Formiga já é totalmente diferente. Nesse tour não vimos nenhuma duna ou lagoa. O negócio ali é apenas sentar em boias e se deixar ser levado pela correnteza do rio, que é bem lenta e nada emocionante. É um programa mais tranquilo e relaxante. Recomendo que seja feito apenas se houve tempo sobrando na cidade. O ideal é ir de manhã e combinar com um dos passeios para as lagoas, à tarde.

Além desses, a agência ainda oferece o Circuito da Lagoa da Esperança, que é uma alternativa para os turistas que visitam a região na época da seca, já que ela se mantém cheia o ano inteiro. Como havia chovido muito, eu consegui fazer os passeios para as lagoas mais famosas. Outro tour disponível é para Santo Amaro, mas não fizemos porque ficaria cansativo, visto que é bem mais distante. Como há menos procura, é preciso consultar a agência sobre sua disponibilidade.

Lancha rápida que faz o passeio
Porto privado da agência

Fiquei bastante satisfeito com os serviços e o atendimento da agência e recomendo a todos que visitarem a região. Quando eu for conhecer Jericoacoara, se tiver oportunidade de fazer a Rota das Emoções, certamente vou procurá-los novamente.

Anúncios

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s