Zurique é o destino dos voos diretos do Brasil para a Suíça pela Swiss International Air Lines, que possui seu principal hub na cidade. Também é a maior cidade do país e oferece diversos atrativos como centro histórico, museus e passeios em meio à natureza nos limites da cidade e nos arredores, servindo de base para bate-e-volta para outras localidades próximas. Por isso, é provável que a maioria dos turistas que visite o país passe por lá, ainda que não seja a parte da Suíça mais procurada pelos viajantes.
Disponibilizo aqui o mapa com todos os lugares que visitei da cidade, já que é essa ferramenta é importante para ter uma ideia das distâncias entre as atrações e na definição de que tipo de transporte utilizar e onde se hospedar. Eu, por exemplo, fiquei no HITrental Badenestrasse Apartments, fora do centro histórico, mas com acesso facilitado por estar em frente a um ponto de parada do tram, o transporte público de Zurique.
Para ajudar na visualização, utilizo um esquema de cores e ícones que ajudam a identificar do que se trata cada item marcado no mapa. Em amarelo aparecem os interesses arquitetônicos. Os locais de compras que visitei estão marcados de roxo. As opções gastronômicas, marrom. Em cinza está o apartamento que aluguei. Os museus estão destacados em vermelho. Praças, parques ou outros passeios ao ar livre possuem ícones verdes. Por último, em azul, os transportes.
Arquitetura
Compras
Gastronomia
Hospedagens
Museus
Passeios
Transporte
O mapa é interativo e é possível aproximar para ver mais detalhes, como os nomes das ruas. Para visualizar locais mais distantes, como o aeroporto da cidade, dê um zoom out. Ao clicar nos ícones, um link na descrição te leva até as páginas aqui do Viajento que tratam sobre aquele local.