Vista do avião na Suíça

Como foi viajar na Swiss International Air Lines

Quando estava planejando as férias na Suíça, comecei a pesquisar as opções de passagens. Nas minhas viagens, geralmente procuro por voos diretos ou com o mínimo de conexões possíveis para o lugar que quero visitar, mesmo que isso represente pagar um pouco a mais. Eu acho que o investimento vale à pena porque a viagem fica mais rápida, segura (o risco de perder uma conexão é menor) e chego menos cansado ao destino, pronto para deixar as minhas malas no hotel e sair para bater perna na rua. No caso dessas férias, isso foi possível com a Swiss Airlines, que possui voos diretos de São Paulo para Zurique.


Sobre a empresa

A Swiss foi formada após a falência da Swissair, em 2002. Anos depois, a companhia passou a fazer parte do Lufthansa Group, tornou-se membro da Star Alliance e passou a adotar o programa de milhagens Miles & More.

O principal hub da Swiss é o Aeroporto Internacional de Zurique, onde os brasileiros vão chegar se partirem do voo direto que sai de São Paulo. A cidade é um ótimo ponto de partida para passeios nos país. Além do Brasil, a empresa possui voos para 42 países.


Compra da passagem

Apesar de fazer pesquisas por páginas ou aplicativos que fazem um comparativo entre várias empresas aéreas, sempre compro as minhas passagens na página oficial da companhia. Já vi relatos diversos de pessoas que tiveram algum problema com a emissão, dificuldades em realizar alterações nos bilhetes ou burocracias no caso de cancelamento e cobrança inadequada no cartão de crédito quando compraram em sites de terceiros.

A página da Swiss Airlines é muito simples e, depois de acompanhar a evolução dos preços por alguns meses e achar uma promoção que se adequava à data que eu queria, fiz a compra. A desvantagem é que o valor total da passagem não pode ser dividido no cartão de crédito e é cobrada uma taxa para a reserva de assento. Como eu gosto de viajar com uma boa parte das contas pagas e já tinha o dinheiro disponível, isso não foi um problema. A confirmação chegou imediatamente no e-mail e constava no aplicativo para celular e na página da empresa – sempre faço compras de passagem com usuário cadastrado para ter essa segurança.


Data e horário

A Swiss Airlines tem voos diários e diretos de São Paulo para Zurique, na Suíça. O horário de decolagem é no final da tarde, o que é ótimo para pessoas que moram em outra cidade, como eu – dá tempo tranquilo de pegar um voo até o aeroporto de Guarulhos e chegar com uma antecedência considerável, com segurança. Como o voo é direto, o trajeto todo dura cerca de 11 horas, chegando em Zurique no fim da manhã – também um horário ideal, já que as diárias dos hotéis costumam começar próximo à hora do almoço, então não é preciso chegar e ficar esperando pela liberação do quarto e ainda dá para aproveitar o restante do dia para fazer os primeiros passeios.

Airbus A340-300
Airbus A340-300

Pontualidade

Fiz meu check-in e peguei o cartão de embarque pelo aplicativo da companhia. Como cheguei cedo no aeroporto (adiantei meu voo porque estava marcada uma greve geral nacional no dia e fiquei com medo de dar merda), despachei a mala assim que possível para não ficar carregando peso para cima e para baixo. Todos esses procedimentos funcionaram muito bem. Os voos saíram no horário marcado, tanto na ida, quanto na volta.


Aeronave e viagem

O voo é feito na aeronave Airbus A340-300, com capacidade para 295 passageiros, que teve sua versão inicial lançada em 1991. A configuração interna da parte pobre classe econômica é aquela clássica de voos internacionais, sendo duas poltronas junto à janela, quatro no corredor e mais duas na janela oposta. Eu estava viajando acompanhado, então fui em uma poltrona na janela – não gosto dessa posição quando estou sozinho porque fico preso, necessitando pedir licença para a pessoa se quiser levantar.

Cabine da classe econômica
Cabine da classe econômica

A viagem foi super tranquila e, como era de se esperar da minha pessoa, dormi a maior parte da noite sem grandes dificuldades. A aeronave, apesar de não ser das mais modernas, é tão confortável quanto possível em uma classe econômica.

O ponto alto da viagem foi o momento de chegada na Suíça, na manhã do dia seguinte, já que podemos observar da janela do avião os alpes cobertos de neve (mesmo na primavera), lagos, cidades e plantações.

Alpes vistos na chegada à Suíça
Alpes vistos na chegada à Suíça

Atendimento

Como é uma companhia estrangeira, a equipe de bordo fala principalmente inglês. Senti que algumas pessoas tinham dificuldade em fazer seus pedidos, mas a equipe era bem atenciosa e se fazia entender de uma maneira ou de outra. Nessas horas vale mais o desprendimento e jogo de cintura. Como eu já morei fora e falo inglês, não tive problemas.


Entretenimento

Eu viajo sempre acompanhado do meu iPad, com alguns filmes, jogos e livros para ler. Nessa viagem isso foi importante, pois achei as opções de entretenimento bem limitadas. A tela individual, que geralmente usamos para assistir algum filme e passar o tempo, tinha uma qualidade ruim e não era touchscreen, o que dificultava o uso. Sinceramente, eu achava que nem existiam mais esses controles remotos.

Controle remoto da tela individual
Controle remoto da tela individual

Apesar disso, a equipe fornecia livros de colorir para as crianças, uma coisa que eu nunca tinha visto em nenhuma companhia aérea. Para os adultos, há aquelas revistas que reúnem reportagens, entrevistas e outros temas relacionados a viagens e compras, como de costume. De qualquer maneira, não usei nada disso e me concentrei no meu tablet.


Alimentação

Eu sou desses que já entra no avião pensando no que vai ser a comida servida (embora não haja grande variação nas opções). No caso da Swiss, serviram primeiro salgadinho, vinho e água. Tomei o vinho para ajudar a relaxar e dormir melhor – uma dessas garrafinhas de avião já é o suficiente para me dar uma amolecida.

Jantar a bordo
Jantar a bordo

O jantar foi servido logo em seguida e tínhamos opção de chicken ou pasta. Geralmente combino com a pessoa que estou viajando junto de cada um pedir uma das opções e poder dividir caso um ou outro esteja ruim. Não foi necessário, já que ambas estavam gostosas – não é aquela coisa que você fala “meu Deus, posso viver comendo isso”, mas é uma comida adequada, bem temperada e que satisfaz. Comi a mini-salada, o pão com manteiga e queijo polengui e o prato principal, que era frango, arroz e cenoura. Geralmente não consigo comer tudo, então guardei o muffin para mais tarde.

Café da manhã
Café da manhã

Para o café da manhã, serviram croissant, pão integral, geleia de goiaba, requeijão cremoso, manteiga, iogurte, sujo de laranja, queijo gruyère e uma opção de bebida quente – no meu caso foi café com leite.

No geral, as refeições não surpreenderam (como era de se esperar). Mas pude perceber que a companhia valoriza os produtos do país – como o vinho, o queijo e uma barrinha de chocolate suíço que distribuíram – e usam garfos e facas de verdade na refeição principal. Detesto aqueles talheres de plástico que a maioria das companhias distribui.


Programa de milhagem       

O único problema que eu tive com a Swiss foi com relação à milhagem, embora não tenha sido mesmo culpa da companhia. Informei no ato da compra o meu número Multiplus, que confirmei na hora do check-in, mas as milhas não foram creditadas. Quando voltei da viagem, fiz o requerimento no site, mas foi recusado sem maiores satisfações. Acabei desistindo e acumulando essas milhas no programa Miles & More, que posso utilizar em voos da Star Alliance em uma próxima ocasião.


Resumo

+ Facilidade de compra
+ Voo direto
+ Atendimento
– Não pode parcelar a compra
– Cobrança pela reserva de assento

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s