Mirante do Uetliberg

Zurique – Vista panorâmica do Uetliberg

A montanha Uetliberg fica bem próxima à Zurique e proporciona uma vista de 360° da região, sendo um passeio muito interessante por permitir ver toda a cidade, o lago e a paisagem das redondezas.

A montanha fica entre as cidades de Zurique, Stallikon e Uitikon, sendo que o pico, em uma elevação de 870 metros, se encontra nessa última. É muito fácil chegar até lá saindo de Zurique, pois o trem leva até a estação Uetliberg, que fica a 812 metros. Ou seja, você só precisa completar a caminhada muito tranquila. Para quem gosta de fazer caminhada, há várias trilhas com cachoeiras e espaços para acampamento. Como para baixo todo santo ajuda, outra opção é descer de bicicleta por um caminho que sai do alto da montanha e acaba junto à estação Triemli. No meu caso, fiz o passeio mais light e fui de trem mesmo.

Painel de partidas na Zürich HB
Painel de partidas na Zürich HB

Estava fazendo um dia super bonito na cidade e, depois do almoço, resolvemos que seria o clima ideal para subir nessa montanha e aproveitar a vista com o céu azul e limpo. Como o local se encontra além da zona 110, que engloba a parte maior parte dos pontos turísticos de Zurique, tive que fazer um upgrade do meu bilhete, pagando a diferença para ter direito ao transporte que leva até o alto da montanha. Feito isso, nos dirigimos para a estação principal de trens da cidade chamada Zürich Hauptbahnhof (Zürich HB para os íntimos) e procuramos no painel a linha S10, que atende Selnau, Binz (…) e outras lugares até chegar em Uteliberg. Nesse quadro achamos a informação de qual gleis (portão) e em que horário ele sairia, daí foi só seguir as placas.

Estação Uetliberg
Estação Uetliberg

Os trens dessa linha partem da estação principal de Zurique a cada 30 minutos e possuem oito paradas ao longo do trajeto, sendo que Uetliberg é a última. A viagem é bem agradável, passando por uma área cheia de árvores e ocasionalmente proporcionando uma vista da cidade lá embaixo. A duração é de 20 minutos – quando você assusta, já chegou.

Ali na própria estação tem um restaurante de comida típica chamado Gmüetliberg que estava com um cheiro atraente, mas como eu tinha almoçado há pouco tempo, nem abanei o rabo. O menu pode ser encontrado na página do restaurante, mas está em alemão. Lá também há o horário de funcionamento e outras informações.

Trilha pelo mato
Trilha pelo mato

Fui no banheiro ali perto do restaurante de segui a placa que indicava o local para subida até o Uto Kulm, como é conhecida a parte mais alta da montanha. O caminho é muito tranquilo e tem algumas partes mais naturais. São duas opções de trajeto, mas que não alteram muito a distância ou o tempo, que deve ser de 10 a 15 minutos.

Mirante no Uto Kulm
Mirante no Uto Kulm

Lá em cima encontra-se um hotel de mesmo nome duas torres. Na subida, passamos pela antena de TV de 186 metros de altura. A mais interessante para os turistas, entretanto, é a torre com uma longa escadaria que permite uma vista mais ampla da região. Quem não tem interesse de subir na torre, já tem uma boa vista do mirante. Muita gente também aproveita para comer por aqui, já que tem uns carrinhos vendendo comida e o restaurante do hotel.

Torre de observação
Torre de observação

Mas, para mim, o passeio fica mais completo com a subida nessa que é uma das mais altas torres de observação da Suíça. O acesso é pago, sendo necessário ter moedas trocadas para passar na roleta. Essa torre foi construída em 1990 com estrutura em armadura de aço e substituiu a anterior, que datava de 1894. A torre possui um design pouco usual, com a base triangular e uma plataforma de observação a trinta metros de altura. Além de ser uma atração turística, também funciona como antena para a rede de celulares.

Altura da torre de observação
Altura da torre de observação

Eu achei a subida muito de boa. Mas, como toda escada que enfrentamos na vida, é inevitável dar aquela paradinha no meio do caminho para recuperar o fôlego. O único modo de subir é pelos degraus, já que não há elevador, então não é adequado para pessoas com mobilidade reduzida. Também imagino que seja bem desconfortável para quem tem medo de altura e sente vertigens, pois ela é toda aberta e é inevitável dar uma olhadinha lá para baixo de vez em quando. Mas não é nada radical, vi pessoas de todas as idades, sexos e alturas lá em cima.

Vista panorâmica de cima da torre
Vista panorâmica de cima da torre

Se você tiver só um pouco de medo e um tantinho de preguiça, supera isso e sobe porque a vista lá de cima é realmente fantástica. Com 360° de plataforma, você consegue ver as cidades, o lago, as florestas, os alpes… é realmente muito bonito. Você pode ficar lá em cima o tanto de tempo que quiser, embora não tenha muito mais o que fazer além de apreciar a paisagem, tirar fotos e identificar os pontos de interesse.

Banco com vista para a paisagem
Banco com vista para a paisagem

Se altura não é o seu forte, aproveite para dar uma volta lá por baixo, inclusive se aventurando pelas trilhas mais próximas. Vi que algumas pessoas tinham levado comida e estava fazendo piqueniques no parque e lamentei não ter tido a mesma ideia. Com uma lágrima escorrendo no rosto, peguei a minha barrinha de cereal e comi vagarosamente. Mas também achei uns banquinhos simpáticos pelo caminho, então pude me consolar curtindo o visual enquanto descansava um pouco.

Boneco de neve brasileiro
Boneco de neve brasileiro

Recomendo levar um agasalho, pois pode ventar bastante e, por ser no alto da montanha, o clima é mais frio. Inclusive, mesmo estando na primavera, havia restos de neve em vários lugares. Até fiz esse humilde boneco de neve bem brasileiro – a gente não leva mesmo jeito para essas esculturas geladas – enquanto esperava dar o horário de partida do trem de volta para Zurique.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s