Bilheteria da TKTS na Times Square | Foto: Jim Henderson

Nova York – Como comprar ingressos da Broadway com desconto

Entre as muitas opções de coisas para um turista fazer em Nova York, com certeza uma das mais caras é assistir à uma famosa peça da Broadway. Os ingressos facilmente passam dos 100 dólares e não tem a mamata da meia entrada para estudante como aqui no Brasil. Mas os americanos tem uma forte cultura de cupons de desconto e outras promoções, então é bom ficar de olho se alguma se aplica ao espetáculo que você quer assistir.

Primeiro, é importante ressaltar que não são todas as peças que entram nessas promoções. Em 2015 fui para a cidade e, pela primeira vez, resolvi desembolsar uma grana para assistir a dois espetáculos. Um deles era o Wicked, um dos mais famosos da Broadway, que se passa no universo de O Magico de Oz. Como estava me planejando com bastante antecedência, acompanhei os sites e aplicativos de desconto que cito abaixo e nunca vi esse espetáculo em promoção. A minha conclusão é que, devido à grande procura, eles simplesmente não precisam dar descontos para vender todos os ingressos. Também não vi nenhuma oferta para The Lion King (O Rei Leão), por exemplo. Então, se tiver alguma peça específica que você faça questão de assistir, recomendo que você faça essas pesquisas e, se perceber que não fazem mesmo promoções para ela, fecha os olhos, enfia a mão no bolso e gasta sua grana sem muito choro. Não tem jeito. O negócio é pesquisar no site da Ticketmaster se há diferença de preços (dependendo do dia e do horário), comprar com alguma antecedência para garantir um bom lugar e, depois, esquecer o quanto gastou e se maravilhar com essa experiência única. Mas há várias peças famosas constantemente em promoção, então não se esqueça de conferir as opções abaixo para não jogar dinheiro fora.

Playbill, página com cupons de desconto para Broadway
Playbill, página com cupons de desconto para Broadway

1. Cupons de desconto Playbill

Esse é fácil, prático e elegante. Basta acessar o site do Playbill e escolher um dos espetáculos listados na página, ler atentamente as informações sobre a validade da promoção e qual é o desconto. No final da página da descrição, procure pelo código a ser utilizado para compra do ingresso online e acesse a página indicada. A compra antecipada dá mais tranquilidade porque você já viaja com sua programação definida, mas tem a desvantagem de precisar pagar com o cartão de crédito, o que diminui um pouco o desconto devido à taxa de uso no exterior. De qualquer maneira, fica bem mais barato do que pagar o valor integral do ingresso. Outra opção é imprimir a página do desconto e ir pessoalmente até a bilheteria para fazer a compra, se você já estiver na cidade. Para pegar e utilizar o código de desconto não é necessário fazer nenhum cadastro na página do Playbill.


Aplicativo da TKTS
Aplicativo da TKTS

2. Compra para espetáculo no mesmo dia na TKTS

Se você prefere deixar para comprar os ingressos em Nova York, a melhor opção é verificar os descontos no aplicativo ou na página da TKTS. Você pode acompanhar quais são os espetáculos que geralmente entram na lista, para ter uma noção e já ir escolhendo os que te interessam, mas nada garante que ele estará disponível no dia em que você estiver na cidade. Isso porque os ingressos só podem ser comprados para o dia do próprio espetáculo, então não tem como se programar com antecedência. Mas os descontos são bonn, de até 50%, e tem muitas opções de espetáculos. As desvantagens são que, apesar de poder pesquisar no aplicativo, a compra só pode ser feita pessoalmente em um dos guichês da companhia, o que significa ter que pegar uma fila – mas quando eu fui, em pleno verão americano e na unidade da Times Square, embaixo daquela escada vermelha em que todo mundo tira foto, foi super rápido; e você não pode escolher o lugar em que vai sentar – o sistema te joga na melhor localização disponível, ou seja, não dá pra comprar aquele ingresso mais barato do fundão se tiver assentos disponíveis na orquestra – mas você pode peguntar para o vendedor qual é o lugar disponível e decidir se quer ou não comprar. O que eu fiz foi: olhei no aplicativo, em tempo real, quais eram os espetáculos que me interessavam e fiz uma lista mental de preferência do que assistir; cheguei no guichê e perguntei se tinha bons lugares para determinada peça e qual era o preço; satisfeito com a resposta, fiz a compra. Pronto!


3. Lottery

Basicamente é um sorteio de ingressos com desconto feito no local do espetáculo. Você precisa verificar na página da peça por você escolhida se esse tipo de sorteio é feito, ir até o teatro com uma ou duas horas de antecedência, colocar seu nome em uma lista e torcer para ser sorteado para, então, poder comprar até dois ingressos bem mais barato – desconto de até 75%. Nunca tentei fazer isso e a ideia não me agrada muito porque precisa escolher previamente uma peça (enquanto no TKTS você chega na bilheteria e tem várias opções), se deslocar até o local, ficar esperando pelo resultado e tudo isso pode não dar em nada e você ter perdido seu tempo. Além disso, não serve se você estiver com um grupo maior de pessoas porque dificilmente vai coincidir de vários serem sorteados. Se tudo der certo, você já está lá mesmo e o espetáculo começa em pouco tempo, então você já precisa estar devidamente vestido e alimentado para encarar horas de espetáculo – geralmente as peças tem dois atos com cerca uma hora cada + intervalo. Quédizê, é muita função pra algo que pode nem dar certo. Não sei qual é a probabilidade de você ser sorteado, mas se quiser encarar essa maratona, vá lá e depois me conta.


4. Rush e Standing Room Only

Também vendidos para apresentações no mesmo dia da compra. Basicamente você deve se programar para ir até a bilheteria assim que ela abrir para ter chance de comprar esses ingressos, que são para rush (compras de última hora) ou standing room only (assistir em pé). Geralmente são para os setores mais distantes do palco e, em muitos casos, voltados apenas para estudantes com carteira de identificação – é preciso conferir as regras para cada espetáculo, então acesse previamente a página oficial. Como as peças são longas, assistir em pé deve ser muito cansativo, mesmo para as que são dançantes e animadas. Além disso, pelo que já li na internet, mesmo chegando cedo na bilheteria, você corre o risco de pegar filas de uma a duas horas. Também acho muita função. Mas se você traçou esse objetivo para sua vida, mira com fé pra frente e rema.


5. A internet é sua amiga ❤

Como você pode perceber, as opções vão ficando cada vez mais limitadas e menos recomendáveis. Mas com alguma pesquisa e preparação espiritual é garantido que você conseguirá pagar bem mais barato para alguma peça da Broadway – mesmo que não seja aquela mais famosa que você sonhava. Para mim, as melhores opções são a utilização de cupons de desconto disponibilizados no Playbill, para compras antecipadas, e a compra no dia do espetáculo nas bilheterias do TKTS, que já usei e funcionou sem nenhum problema. No mais: a internet é sua amiga! Procure por informações sobre a Broadway Week, semana de descontos promovida anualmente, geralmente no segundo semestre do ano (é bem limitado porque precisa coincidir de você estar na cidade exatamente nessa semana e conseguir comprar os ingressos); previews, que são apresentações realizadas antes do lançamento oficial da peça, quando os últimos ajustes e ensaios ainda estão sendo realizados; ingressos para estudantes ou descontos para jovens de até 35 anos; e outras promoções que possam surgir. Boa sorte!


6. Espetáculos adaptados para o Brasil

Uma outra opção é deixar a Broadway de Nova York para uma próxima oportunidade e conferir um dos espetáculos adaptados para apresentações no Brasil. Eu já fui em Jesus Superstar e Mudança de Hábito em São Paulo e posso dizer que a produção não deixa a desejar do que é apresentado lá fora. As vantagens são a facilidade de acesso, já que está aqui no nosso próprio país; a apresentação em português, com referências e trocadilhos adaptados à nossa realidade, essenciais para quem não tem muito domínio do inglês; a utilização de cenários e figurinos iguais ou bem próximos aos originais, então não se perde em termos de qualidade; e o preço, beeeeem mais acessível e com a vantagem de poder pagar meia de estudante, idoso ou alguma promoção específica. De desvantagem estão a quantidade bem menor de opções de peças; elas não ficam em cartaz por tanto tempo, como em Nova York; os atores/cantores dos Estados Unidos são definitivamente melhores, visto que lá existe a cultura desse tipo de espetáculo muito mais forte e as pessoas estão mais bem preparadas; os teatros de lá são melhores ou, pelo menos, há mais opções; e não é a Broadway original.


7. Já fui em Nova York recomendo

Hedwig and the Angry Inch
Hedwig and the Angry Inch

Hedwig and the Angry Inch é uma apresentação musical de rock comandada pela cantora Hedwig, que passou por uma cirurgia de mudança de sexo para se tornar mulher. Grande parte da peça é falada, com muitas piadas e também muitos momentos dramáticos. É bem interessante – mas é preciso ter um ótimo domínio do inglês para acompanhar. As músicas seguem um estilo andrógeno dos anos 1970, com referências ao estilo de David Bowie, John Lennon, Lou Reed e Iggy Pop. Esse espetáculo não está atualmente em cartaz, mas vale a pena conferir informações sobre novas apresentações. Comprei no esquema do TKTS com desconto de 50%, no dia da apresentação.

Wicked, na Broadway de Nova York
Wicked, na Broadway de Nova York

Também um musical, Wicked é baseado no livro escrito por Gregory Maguire e conta a história do Mágico de Oz sob a perspectiva das bruxas Elphaba (a bruxa má de pele verde do oeste) e Glinda (a boazinha que se transporta em uma bolha de sabão flutuante), começando antes da chegada de Dorothy em Oz e com várias referências ao clássico filme de 1939. É ma-ra-vi-lho-so, conselheiro, Deus forte, pai da eternidade e príncipe da paz. LOUCA, Menina Pastora! Essa peça está há mais de dez anos em cartaz e provavelmente continuará por muito tempo, devido ao seu grande sucesso. Pelo que acompanhei na época, não haviam cupons de desconto e ela nunca entrava na lista da TKTS para compra no mesmo dia, então comprei com antecedência pelo preço normal pela página do Ticketmaster.


Souvenirs do espetáculo Wicked
Souvenirs do espetáculo Wicked

8. Algumas dicas importantes para aproveitar melhor o espetáculo para o qual você pagou caro (ou não):

  • se tiver escolha, pesquise antecipadamente os setores e onde você prefere ficar;
  • chegue com antecedência, pois não é permitido entrar depois do início da apresentação;
  • respeite o horário de intervalo – corre pro banheiro ou para comprar água, não demore;
  • os espetáculos da Broadway costumam ter mais que duas horas;
  • leve grana para, caso queira, comprar os produtos oficiais antes ou depois da peça;
  • nada de filmagem e/ou fotos durante a apresentação, nem mesmo sem flash.
  • pesquise sobre os espetáculos da Off-Broadway, um pouco mais baratos.

Por último, como essas peças ficam muito tempo em cartaz, é normal ocorrer a substituição de atores em cada temporada ou quando um entra de férias ou adoece ou a casa está pegando fogo, enfim. Se você quer ver um ator/cantor específico, confira antes se ele fará parte da apresentação que você vai. Principalmente se for aqui no Brasil, que volta e meia tem algum conhecido do grande público no meio para alavancar a audiência. No mais, devo apenas destacar que para mim valeu muito à pena ir às peças da Broadway e, se tiver outra oportunidade, com certeza farei de novo. Mas não é um programa que vai agradar a todos, então não se sinta “obrigado” a ir só porque é famoso para depois ficar emburrado, pensando no dinheiro que gastou. Nova York tem opções turísticas para todos os gostos!


Foto de capa do TKTS da Times Square. Fotógrafo: Jim Henderson.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s