Localizado no sul de Manhattan, o Financial District abriga importantes instituições e pontos turísticos de Nova York, como a bolsa de valores, o One World Trade Center, a prefeitura, o primeiro parque público da cidade e alguns museus. Da parte financeira, o destaque é a famosa Wall Street.

A origem do nome não é certa, mas uma versão bem aceita é que deriva da muralha que protegia a colônia Nova Amsterdã dos ataques de americanos nativos. Nos anos 1640, tratava-se de simples cercas demarcando terrenos e residências. Posteriormente, com o uso de trabalho escravo africano e de brancos colonizados, uma fortificação mais substancial foi erguida, chegando a 4 metros de altura. A região se tornou local de reunião de comerciantes locais e estrangeiros para compra e venda de ações e títulos, além de um mercado onde se poderia contratar escravos para trabalhar por dia ou por semana. A muralha foi removida em 1699. O encontro da Wall Street com Pearl Street funcionou como mercado oficial para venda e aluguel de escravos africanos e índios entre 1711 e 1762. Atualmente, a rua tem pouco mais de 1km de extensão e é fechada para o trânsito de carros.

A primeira Trinity Church foi construída em 1698, quando o país ainda estava sob o domínio britânico. A estrutura foi destruída no grande incêndio de 1776 junto de cerca de 500 outros prédios e casas. A segunda igreja foi erguida anos depois, mas também foi abaixo devido às fortes nevascas do inverno de 1838-39. A Trinity Church atual, em estilo gótico, foi construída entre 1839 e 1846. Com 86 metros, se manteve como o mais alto prédio da cidade por quase cinco décadas.

A igreja, localizada no encontro da Broadway com Wall Street, é aberta para visitação gratuita. Além do interior da igreja, é possível passear pelo jardim cemitério adjacente. A torre possui 23 sinos, geralmente tocados antes e depois das missas de domingo, às 11h15 da manhã, e em ocasiões especiais como casamentos, paradas e eventos que relembram os ataques terroristas de 11 de setembro de 2001, que incluíram a queda das duas torres do World Trade Center a apenas três blocos ao norte da igreja. Outro destaque do local são as três portas de bronze datadas de 1893.

A estrutura original do Federal Hall foi construída em 1700 para servir como prefeitura de Nova York. Algumas décadas depois, com a Revolução Americana, o local foi palco da reunião do Congresso que estabeleceu um novo governo Federal e contou os votos que elegeram George Washington como o primeiro presidente dos Estados Unidos. Seu discurso de posse se deu na sacada do prédio, em 30 de abril de 1789. A estrutura atual, construída para servir como Alfândega, é um dos melhores exemplos da arquitetura clássica de Nova York, tendo sido inaugurada em 1842. Em 1882, a escultura em bronze de George Washington, criada por John Quincy Adams Ward, foi disposta nos degraus de entrada. O prédio funciona atualmente como Federal Hall National Memorial, com entrada gratuita.

Em 17 de maio de 1792, vinte de quatro corretores assinaram o tratado de Buttonwood, que estabelecia um piso para a comissão cobrada dos clientes para transações de valores, dando início a esse tipo de organização. Em 1817, os corretores de ações de Nova York que operavam sob o tratado instituíram reformas e se estabeleceram como o New York Stock and Exchange Board, passando a alugar um espaço exclusivo para as negociações de valores. A mudança para a sede atual se deu em 1865. Nos dias de hoje, Wall Street é o centro internacional de atividades financeiras mais importante do mundo.

Você pode fazer um Free tour por Nova York em inglês e espanhol com início no distrito financeiro e duração de cerca de duas horas. Você não paga nada pelo passeio, mas é recomendado dar aos guias uma gorjeta que você mesmo estipula o valor. No trajeto, serão explorados locais de visita obrigatória na cidade como a Wall Street, o Museu Nacional dos Índios Americanos, o World Trade Center, a Bolsa de Valores e até mesmo o polêmico Trump Building. O passeio inclui a Broadway, berço dos musicais e espetáculos teatrais, o Battery Park, de onde se pega o barco para a Estátua da Liberdade, e os memoriais em homenagem às vítimas do atentado de 11 de setembro às Torres Gêmeas.