Wall Street, em 2012

Nova York – Wall Street

Localizado no sul de Manhattan, o Financial District abriga importantes instituições e pontos turísticos de Nova York, como a bolsa de valores, o One World Trade Center, a prefeitura, o primeiro parque público da cidade e alguns museus. Da parte financeira, o destaque é a famosa Wall Street.

O mais antigo mapa manuscrito de Nova Amsterdã, de 1660
O mais antigo mapa manuscrito de Nova Amsterdã, de 1660 – Foto: Wikimedia Commons

A origem do nome não é certa, mas uma versão bem aceita é que deriva da muralha que protegia a colônia Nova Amsterdã dos ataques de americanos nativos. Nos anos 1640, tratava-se de simples cercas demarcando terrenos e residências. Posteriormente, com o uso de trabalho escravo africano e de brancos colonizados, uma fortificação mais substancial foi erguida, chegando a 4 metros de altura. A região se tornou local de reunião de comerciantes locais e estrangeiros para compra e venda de ações e títulos, além de um mercado onde se poderia contratar escravos para trabalhar por dia ou por semana. A muralha foi removida em 1699. O encontro da Wall Street com Pearl Street funcionou como mercado oficial para venda e aluguel de escravos africanos e índios entre 1711 e 1762. Atualmente, a rua tem pouco mais de 1km de extensão e é fechada para o trânsito de carros.

Trinity Church, em 2015
Trinity Church, em 2015

A primeira Trinity Church foi construída em 1698, quando o país ainda estava sob o domínio britânico. A estrutura foi destruída no grande incêndio de 1776 junto de cerca de 500 outros prédios e casas. A segunda igreja foi erguida anos depois, mas também foi abaixo devido às fortes nevascas do inverno de 1838-39. A Trinity Church atual, em estilo gótico, foi construída entre 1839 e 1846. Com 86 metros, se manteve como o mais alto prédio da cidade por quase cinco décadas.

Wall Street com a Trinity Church ao fundo, em 2014
Wall Street com a Trinity Church ao fundo, em 2014 – Foto: Creative Commons

A igreja, localizada no encontro da Broadway com Wall Street, é aberta para visitação gratuita. Além do interior da igreja, é possível passear pelo jardim cemitério adjacente. A torre possui 23 sinos, geralmente tocados antes e depois das missas de domingo, às 11h15 da manhã, e em ocasiões especiais como casamentos, paradas e eventos que relembram os ataques terroristas de 11 de setembro de 2001, que incluíram a queda das duas torres do World Trade Center a apenas três blocos ao norte da igreja. Outro destaque do local são as três portas de bronze datadas de 1893.

Federal Hall, em 2015
Federal Hall, em 2015

A estrutura original do Federal Hall foi construída em 1700 para servir como prefeitura de Nova York. Algumas décadas depois, com a Revolução Americana, o local foi palco da reunião do Congresso que estabeleceu um novo governo Federal e contou os votos que elegeram George Washington como o primeiro presidente dos Estados Unidos. Seu discurso de posse se deu na sacada do prédio, em 30 de abril de 1789. A estrutura atual, construída para servir como Alfândega, é um dos melhores exemplos da arquitetura clássica de Nova York, tendo sido inaugurada em 1842. Em 1882, a escultura em bronze de George Washington, criada por John Quincy Adams Ward, foi disposta nos degraus de entrada. O prédio funciona atualmente como Federal Hall National Memorial, com entrada gratuita.

New York Stock Exchange, em 2015
New York Stock Exchange, em 2015

Em 17 de maio de 1792, vinte de quatro corretores assinaram o tratado de Buttonwood, que estabelecia um piso para a comissão cobrada dos clientes para transações de valores, dando início a esse tipo de organização. Em 1817, os corretores de ações de Nova York que operavam sob o tratado instituíram reformas e se estabeleceram como o New York Stock and Exchange Board, passando a alugar um espaço exclusivo para as negociações de valores. A mudança para a sede atual se deu em 1865. Nos dias de hoje, Wall Street é o centro internacional de atividades financeiras mais importante do mundo.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s