Depois dos atentados de 11 de setembro de 2001, que causaram o desabamento das torres gêmeas e prédios próximos, iniciou-se a limpeza e a recuperação do local. Mesmo com o trabalho sendo feito 24 horas por dia, o processo só terminou depois de oito meses. As negociações sobre a reconstrução da área foi mais demorada devido à complexidade das questões envolvidas (investimento, economia, segurança, infra-estrutura) e à dificuldade de se chegar a um consenso da entre as partes interessadas (governo, proprietários, empresas, famílias das vítimas e outros). Excluindo o WTC7, que não faz parte do projeto original do complexo e começou a ser reconstruído em 2002, os trabalhos só se iniciaram em 2006.

O One World Trade Center, inicialmente conhecido como Freedom Tower, é o principal prédio do novo complexo. A altura é a mesma da torre norte derrubada nos ataques terroristas, 417 metros. Com a antena, chega a 541 metros (1.776 pés, em referência ao ano de 1776, quando foi assinada a declaração da independência dos Estados Unidos). Os planos iniciais incluíam um restaurante, como havia no topo da torre norte, mas a ideia foi abandonada. Mas a visita de turistas é permitida no One World Observatory, aberto no começo de 2015, com data e horário marcados com ingressos sem fila.

O National September 11 Memorial & Museum foi criado para lembrar as vítimas dos ataques. O museu é chamado 9/11 Memorial Museum tem reservas com data marcada (feitas online). Para conhecer melhor a história dos prédios e dos atentados, com foco no evento que marcou o mundo em 11 de setembro de 2001, vale a pena visitar. Já o 9/11 Memorial é uma praça com duas grandes piscinas no lugar onde se erguiam as torres gêmeas, rodeadas de parapeitos com os nomes de todas as vítimas, incluindo as do World Trade Center, do Pentágono, do vôo 77 da American Airlines, do vôo 93 da United Airlines e da bomba de 1993.

Além do museu, do memorial e do One World Trade Center, o novo complexo conta com outros arranha-céus de uso comercial, um centro de transportes, um espaço para apresentações artísticas e uma igreja – alguns ainda em construção.

Você pode comprar o Ingresso do One World Observatory sem filas. Os mirantes ficam nos andares 100, 101 e 102 do edifício mais alto do hemisfério ocidental, com 541 metros ao incluir a antena. A subida é feita nos elevadores Sky Pod, que levam apenas sessenta segundos para chegar ao topo. Dali, é possível ter uma vista incrível de toda a ilha de Manhattan e arredores. O atrativo ainda conta com três restaurantes panorâmicos e modernos recursos multimídia. Também dá para comprar online o Ingresso para o Memorial e Museu do 11-S.