O Parque Nacional da Serra da Capivara reune uma quantidade impressionante de sítios arqueológicos com pinturas rupestres e outros testemunhos históricos de milhares de anos da ocupação humana no local. Conhecer tudo isso exige alguns dias de passeio e, como a reserva fica isolada, é necessário se hospedar nas proximidades. Existem duas possibilidades principais: as cidades de Coronel José Dias, que fica perto do atrativo mais famoso, e São Raimundo Nonato, que é maior e possui melhor estrutura.

Em ambos os casos, não espere encontrar muitas opções de hospedagem, já que o turismo nessa região do Piauí ainda precisa se desenvolver. Para se ter uma ideia, o aeroporto local ainda tem poucas opções de voos. Eu escolhi ficar no Real Hotel, um dos mais bem recomendados de São Raimundo Nonato.
Comodidades
Uma das coisas importantes nessa viagem foi ficar em um local com boas opções de alimentação, já que era importante sair para o passeio bem alimentado e, ao voltar, ter onde comer sem precisar ir para longe.

O café da manhã, já incluso no valor da diária, era simples, mas bem gostoso. A minha ideia era focar em algo leve, mas que desse sustância para aguentar as próximas horas sem sentir fome. Embora tenha variado ao longo dos dias, eu sempre comia alguma fruta, pão, ovo, bolo, queijo e bebidas.

Como os dias são cansativos, com trilhas em terrenos irregulares, algumas subidas e descidas e, muitas vezes, um calor intenso, eu acabei ficando com preguiça de sair para comer fora. A boa notícia é que o hotel conta com um restaurante com menu diversificado, incluindo lanches, porções, saladas e pratos individuais. Como fiquei lá por vários dias, acabei experimentando várias opções e pude perceber que o local também é frequentado pela população local.
Conforto
O Real Hotel conta com acomodações com diferentes configurações, podendo ser duplas ou triplas. Fiquei um quarto com duas camas de solteiro e uma de casal, mas, ainda assim achei bem espaçoso. Pude perceber que os colchões não eram tão novos, mas nada que comprometesse o sono. Outra questão é que fiquei no segundo andar, sendo necessário subir escadas, mas eles têm alguns quartos acessíveis.

Embora seja um hotel antigo, dá para perceber que os ambientes foram renovados com cores em tons claros e decoração simples, dando um ar mais moderno. Também gosto do piso em porcelanato, que ajuda bastante na limpeza, além de deixar o quarto mais fresco.

Faz muito calor nessa região e todos os quartos são equipados com ar-condicionado, além de televisor de tela plana e um frigobar. Como tem uma mesinha e cadeira, também dá para fazer alguns lanches ou até mesmo trabalhar.

O banheiro privativo é bastante amplo e novo, mas o chuveiro não tinha muita pressão de água. Nas áreas comuns, pude perceber que ainda estavam fazendo reformas no andar térreo na ocasião da minha estadia, em 2022. Nada que atrapalhasse, já que eu passava o dia inteiro fora.
Wi-fi grátis
No tempo que eu ficava lá, percebi que a internet wireless funcionava muito bem. Isso é importante para se comunicar com a pessoa responsável por guiar os passeios, combinando o trajeto e o horário de saída de cada dia, já que não é permitido entrar no parque por conta própria.
Localização
O Real Hotel fica no centro da cidade e tem tudo o que se pode precisar por perto, incluindo restaurantes para quem quiser dar uma variada. Durante minha estadia, também fui caminhando até a farmácia, a padaria e a loja da Cerâmica Serra da Capivara.
Para os passeios, não importa onde você esteja hospedado, será necessário pegar estrada. Eu preferi alugar um carro, que usei também para fazer a viagem desde Petrolina, já que tive a cidade pernambucana como ponto de entrada para a região. O hotel tem um estacionamento de uso gratuito. O único inconveniente é que ele fica do lado de fora, na rua de trás e em outra propriedade, com acesso por um portão no fundo do hotel, sendo necessário chamar um funcionário nas chegadas e partidas.
Funcionários
Tive bastante contato com os funcionários porque algumas vezes fiquei na recepção esperando as outras pessoas do grupo ficarem prontas para sair ou a chegada do guia. Além disso, sempre conversávamos um pouco no café da manhã e no jantar.

Achei o atendimento amistoso, de um jeito descontraído que é típico de cidades do interior. Uma das moças que atendiam no restaurante era especialmente desbocada e engraçada, do tipo que dá opiniões sinceras sobre os pratos e reclama da vida.
Custo benefício
O valor cobrado atualmente e a disponibilidade de datas podem ser consultados na página de reserva do Real Hotel. Eu achei o preço em conta, principalmente considerando que não existem muitas opções na região.
A acomodação não exige pré-pagamento, ou seja, as diárias só serão cobradas no momento em que o hóspede chega no hotel. Também cito como vantagens o cancelamento gratuito se houver desistência até poucos dias antes da hospedagem e o parcelamento sem juros caso ultrapasse uma determinada quantia. Por fim, também tem desconto para quem faz parte do programa de fidelidade.
Resumo
+ quarto amplo
+ espaço renovado
+ restaurante
– estacionamento externo
Já fui algumas vezes. A primeira vez foi extremamente impactante. Saber que ali viveram povos há milhares de anos atrás provoca muita curiosidade, e a imaginação voa. Vale a pena mesmo!
CurtirCurtido por 1 pessoa
Fiquei bastante impressionado com toda a história do local!
CurtirCurtir