Embora seja uma cidade muito pequena, com pouco mais de cinco mil habitantes, Catas Altas conta com diversos atrativos turísticos que vão além das igrejas e outras construções de sua parte urbana. Entre os destaques, está o Santuário do Caraça, cujo complexo arquitetônico está inserido no parque de mesmo nome. A reserva particular é repleta de trilhas que levam a cachoeiras, lagos, grutas, córregos e outros pontos de interesse.

Como ficam espalhados, é importante fazer um bom planejamento para organizar os passeios e decidir onde se hospedar. Na primeira vez que visitei o local, por exemplo, decidi ficar na Pousada Capão da Coruja, que fica em uma zona rural da região de Santa Bárbara, no povoado chamado Brumal. Por isso, criei para meu próprio uso e disponibilizo aqui um mapa interativo com os pontos que já visitei ou citei nas minhas postagens.
Para ajudar na visualização, utilizo um esquema de cores e ícones que ajudam a identificar do que se trata cada item. É possível aproximar para ver mais detalhes, como os nomes das ruas. Da mesma forma, dá para afastar e ver lugares mais distantes, como outras igrejas e a rodoviária.
Arquitetura
Esporte
Gastronomia
Hospedagem
Museus e arte
Passeios
Transporte