Pousada Capão da Coruja

Brumal – Pousada Capão da Coruja

Com o objetivo de dar uma escapada da cidade grande por um fim de semana, tudo que eu queria era me hospedar em um lugar tranquilo que permitisse também fazer alguns passeios. A escolha foi a Pousada Capão da Coruja, uma antiga fazenda que foi adaptada para servir de hospedagem. O nome foi escolhido em homenagem ao antigo proprietário, que usava a expressão para se referir a pessoas talentosas.


Comodidades

De fato, encontrei o recanto ideal para quem quer relaxar, já que a pousada está bem inserida na natureza, com a constante visita de pássaros e outros animais silvestres.

Jabuticabeira no jardim
Jabuticabeira no jardim

Apesar disso, não precisar trafegar em estrada de terra para chegar até lá e  ela conta com o conforto de uma piscina aquecida. Por ser na área externa, a água não chega a ficar exatamente quente. Mas é o suficiente para deixar a temperatura agradável e eu entrei até mesmo em um dia chuvoso.

Piscina com água aquecida
Piscina com água aquecida

Mesmo nos ambientes internos, banhados pela iluminação natural que entra pelas grandes janelas e portas, sempre se tem uma boa vista do jardim e das montanhas ao fundo. Do quarto onde fiquei hospedado, dava para ver o rosto que é formado pelas pedras e deu o apelido de “caraça” a esse trecho da Serra do Espinhaço.

Comida servida no salão
Comida servida no salão

O café da manhã é servido em um salão, mas eu optei por me sentar em uma das mesas da área externa, voltada para a área de lazer. São comidinhas simples e bastante saborosas, incluindo quitutes típicos da região, bolos e roscas caseiros, geleias artesanais, frutas e sucos da estação e queijos mineiros. Tudo bem fresquinho e gostoso, podendo servir à vontade e já incluso no valor da diária.

Café da manhã
Café da manhã

Conforto

A Pousada Capão da Coruja conta com apartamentos e chalés. São acomodações amplas e mobiliadas em estilo rústico, porém bastante confortáveis. Como todas as unidades ficam no piso térreo, elas são acessíveis.

Quarto do chalé
Quarto do chalé

Eu e minha família ficamos em dois quartos de um chalé, que fica destacado da estrutura principal da pousada e é ainda mais tranquilo por isso, já que não dava nem mesmo para perceber a presença dos outros hóspedes e imperava o silêncio. A cama tinha travesseiros bons e roupa de cama nova e quentinha – imagino que deva fazer muito frio ali no inverno.

Equipamentos e móveis
Equipamentos e móveis

O espaço é equipado com frigobar, televisão de tela plana, ventilador de teto e móveis de madeira. Eu fiz essa viagem no verão e não senti necessidade de ar-condicionado, já que ficava bem fresquinho durante a noite. Ainda tínhamos uma varanda voltada para as montanhas com algumas cadeiras para quem quer curtir mais a área externa.

Banheiro do chalé
Banheiro do chalé

O banheiro possui chuveiro com aquecimento solar e é espaçoso. Assim como nos outros ambientes da pousada, destaca-se a simplicidade, mas com muito cuidado com a limpeza e o conforto.


Wi-fi grátis

Como eu fiquei em um quarto mais afastado da recepção, a internet wireless não funcionava tão bem. Não chegou a ser um problema porque eu não precisava fazer nada que exigisse muitos dados e tinha a conexão pelo celular para quebrar o galho.


Localização

A Pousada Capão da Coruja fica em um sítio de trinta hectares, pertinho  da serra. Ela fica entre as cidades de Santa Bárbara e Catas Altas, que surgiram no ciclo do ouro e possuem igrejas com altares cobertos de ouro e obras de Aleijadinho, mas está mais próxima da comunidade chamada Brumal, em uma área rural com mata atlântica preservada.

Estacionamento gratuito
Estacionamento gratuito

Como fica em uma área mais isolada, o ideal é ir ao local motorizado. Eu estava com meu próprio veículo, mas também é possível alugar um carro em uma das cidades da região. Ali tem um estacionamento gratuito e assim fica mais fácil se deslocar para os atrativos da região. O controle do portão é disponibilizado aos hóspedes, dando liberdade de ir e vir independente da presença de funcionários. Também dá para chegar à pousada de trem, descendo em Barão de Cocais.


Funcionários

O que torna a estadia ainda mais agradável é o atendimento personalizado feito pelos proprietários do local, incluindo conversas sobre assuntos diversos e indicações de passeios e opções gastronômicas no entorno.

Espaço bem cuidado
Espaço bem cuidado

Também destaco o cuidado com a manutenção do local, que conta com jardins muito bem cuidados, ambientes limpos e decoração aconchegante, incluindo muitos itens do artesanato local.


Custo benefício

Funcionando como um refúgio para dias tranquilos, a Pousada Capão da Coruja combina rusticidade com conforto, bom atendimento e ótima localização para quem quer conhecer os atrativos da região. Certamente não é a hospedagem mais barata que você vai encontrar, mas o investimento é justificado pela qualidade da acomodação e do serviço. É possível consultar os preços e fazer a reserva online.


Resumo

+ Natureza
+ Atendimento
+ Café da manhã
+ Conforto
– Conexão wi-fi

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s