Primeira temporada de The White Lotus

The White Lotus – 1ª temporada ★★★★☆

Temporada:
Episódios: 6
Ano: 2021
Elenco: Murray Barlett, Connie Britton, Jennifer Coolidge, Alexandra Daddario, Fred Hechinger, Jake Lacy, Brittany O’Grady, Natasha Rothwell, Sydney Sweeney, Steve Zahn, Molly Shannon, Lukas Gage, Kekoa Scott Kekumano, Jon Gries e Alec Merlino.

Apresentação cultural
Apresentação cultural

Depois de passar meio despercebida nessa sua primeira parte, The White Lotus acabou sendo uma séries mais vistas e discutidas de 2022, com as pessoas se dividindo entre aqueles que gostaram mais da primeira ou da segunda temporada. Obviamente também houve aqueles que simplesmente não foram fisgados pela história e não entenderam tamanho sucesso, mas parecem ser uma exceção. Com apenas seis episódios na temporada original, a obra escrita, produzida e dirigida por Mike White chama a atenção por fazer um comentário feroz da sociedade em que vivemos.

Conflito nas relações de poder
Conflito nas relações de poder

A história segue um grupo diversificado de pessoas que passa uma semana de férias em um exclusivo resort no Havaí, sendo paparicados pelos empregados e ignorando totalmente as necessidades e a complexidade cultural dos moradores locais. Com o passar dos dias, aumenta cada vez mais a tensão entre os personagens, em constante conflito pelas relações de poder determinadas pelo dinheiro, o cargo que ocupam, o gênero, a idade e questões familiares. A trama traz várias reflexões e críticas, mas também chama a atenção pelo cenário deslumbrante.

Ilha de Maui
Ilha de Maui

Não é a toa que muitos espectadores ficaram curiosos sobre as locações usadas e, mais especificamente, se é possível se hospedar no mesmo resort. As imagens foram feitas na ilha de Maui, a segunda maior no arquipélago havaiano. A escolha do local não foi gratuita. Segundo Mike White, apesar de ser um destino paradisíaco e idílico, ela também funciona como um microcosmo de diversos aspectos culturais que vivemos atualmente.

Kahului Airport
Kahului Airport

A primeira cena se passa no aeroporto, com um dos personagens principais sendo questionado sobre um crime que aconteceu no hotel em que ficou hospedado. Assim como os outros cenários da série, o aeroporto existe na vida real. Trata-se do Kahului Airport, o principal da ilha e por onde passa a maior parte das turistas, seja trafegando entre os destinos do arquipélago, seja chegando ou partindo do estado. Após mostrar um caixão com restos humanos, a história volta uma semana no passado para introduzir as potenciais vítimas e suspeitos, seguindo a estrutura clássica de mistérios com assassinatos.

Olowalu Landing
Olowalu Landing

A chegada dos hóspedes acontece na praia chamada Olowalu Landing, uma área pedregosa, isolada, sem estrutura, banheiros ou salva-vidas. Após descer do iate, os personagens atravessam uma área verde e são informados que o destino final está a uma curta distância a ser percorrida em carrinhos de golfe. Independente do conceito de distância de cada um, a locação está bem mais distante do hotel do que a cena faz parecer, já que seria necessário percorrer a costa da ilha por cerca de quarenta minutos para alcançar o resort. Como se pode imaginar, ela é pouco visitada pelos turistas e não há hospedagens por perto.

Four Seasons
Four Seasons

Falando nela, a maioria das cenas se passa na própria hospedagem, mesmo porque a primeira temporada foi gravada sob as rigorosas restrições do primeiro ano de pandemia. O local escolhido foi o Four Seasons Resort Maui. Ele conta com algumas piscinas piscinas, três restaurantes, bar com lounge, centro de bem-estar e spa, quadras de tênis, área fitness, lojas, e outros atrativos e atividades diversos, incluindo a possibilidade de contratar passeios de helicóptero, barcos para avistar baleias e mais.

Quarto amplo
Quarto amplo

Os quartos são espaçosos e possuem vista para o oceano ou para os jardins, sendo divididos em algumas categorias com uma característica em comum: preços bem salgados. Estou falando de alguns mil reais pela diária. Mas a maioria acomoda pelo menos três adultos, mais as crianças. A suíte presidencial, uma das maiores do hotel, conta com três quartos, quatro banheiros, duas salas e uma sauna. Na série, o espaço é mostrado como bem menor e um dos ocupantes acaba dormindo na cozinha.

Decoração do hotel
Decoração do hotel

De fato, não espere encontrar a mesma configuração e decoração mostrada na série, já que a equipe de produção fez mudanças para que os aposentos refletissem a personalidade de seus ocupantes, muitas vezes introduzindo cores e temas mais extravagantes. Outras áreas, como o saguão de entrada e o escritório, também foram adaptados para as necessidades da produção, além de ser usado o nome fictício da hospedagem nas placas e logomarcas de uniformes, por exemplo.

Wailea Beach
Wailea Beach

Por fim, também foram feitas gravações na Wailea Beach, que fica mesmo a poucos metros do Four Seasons Resort Maui. A praia aparece em diversos momentos da trama, como quando alguns personagens estão tomando sol, em encontros amorosos e nas saídas para navegar de caiaque. Na vida real, esse é um dos destinos procurados pelos turistas para a prática de mergulho com snorkel, prática de bodyboard ou um simples banho de mar.

Mar do Havaí
Mar do Havaí

Essa primeira temporada de The White Lotus tinha passado despercebida por mim no seu ano de lançamento. Confesso que não fiquei empolgado com o episódio piloto e achei a resolução do crime decepcionante, mas entendo que a história não é sobre isso. Também fiquei com raiva de vários personagens, alguns realmente detestáveis, e talvez tenha sido essa mesma a intenção ao mostrar conflitos culturais, a guerra de poder e situações que acontecem o tempo todo e escolhemos ignorar. Focando nas críticas sociais, na construção dos personagens e nas atuações primorosas, acabei me apaixonando pela série.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s