Embora a minha intenção principal nessa rápida viagem de fim de semana tenha sido conhecer os atrativos de Catas Altas, acabei optando por ficar hospedado em Brumal, na zona rural próxima à cidade. O local escolhido foi a Pousada Capão da Coruja e, ali, os proprietários deram sugestões de passeios e onde comer. Uma delas foi esse restaurante, que fica pertinho da hospedagem.

Fui lá em uma noite em que a gente queria apenas sair para comer algo rápido, depois de um dia cansativo de viagem, e a proximidade foi um dos fatores mais importantes na escolha. Mas, chegando lá, percebi rapidamente que a Casa Naturalis era uma ótima opção também pelo ambiente e receptividade.
Ambiente ★★★★★
A minha primeira impressão foi tratar-se de um local simples. A casa com a fachada amarela pode até mesmo passar despercebida, pois não tem uma placa grande indicando o estabelecimento como sendo um restaurante.

Mas, assim que passei pela porta, já pude perceber que o local faz jus ao nome, fazendo os clientes se sentirem em casa em meio à natureza. O ambiente conta com uma sala, mas também há mesas distribuídas na parte externa, que conta com a varanda e um belo jardim, onde eu preferi ficar. A iluminação, amarela e menos intensa, junto às temperaturas frescas da noite, criam um clima bem gostoso.

Além das diversas árvores, plantas e flores, a decoração cuidadosa inclui diversos itens como garrafas com luzinhas dentro, placas com palavras e frases fofas e coisas desse tipo. Juntamente com os móveis de madeira e peças do artesanato local, tudo contribui para um clima aconchegante.
Serviço ★★★★☆
O mesmo cuidado apresentado na decoração do ambiente também se reflete no atendimento, que é bem simples e atencioso, como é característico pelo interior de Minas Gerais. Também pude perceber a preocupação com a limpeza e o bem estar dos clientes.

Eles abrem nos dias úteis apenas ao anoitecer e, nos fins de semana, desde a hora do almoço. Os horários de funcionamento atualizados, além de novidades como eventos e promoções, podem ser acessados na página oficial.
Preço ★★★☆☆
A página também traz os itens do cardápio, mas sem os preços. Eu não costumo colocar aqui porque eles podem ficar desatualizados rapidamente, mas achei os valores adequados pelo serviço prestado e a qualidade dos produtos.
Comida ★★★★☆
O menu é acessado pelo celular e conta com descrições completas e fotos, mas também é possível tirar dúvidas com os atendentes. São servidos entradas, petiscos, porções, pratos individuais, pizzas e sobremesas, além das bebidas e drinks. Muitos deles têm elementos regionais, o que torna a experiência mais interessante.

Um exemplo disso é o Barquinho Naturalis, uma porção de massa assada servida com queijo camembert, geléia de jabuticaba e amêndoas defumadas. A fruta é bastante presente na região e usada de diversas formas, inclusive para preparos salgados e produção de vinho. Eu adoro a combinação de queijo com doce, então gostei bastante.

Também pedimos uma porção, já que ninguém estava com fome suficiente para um jantar completo. Escolhemos a Alcatra na manteiga temperada, que vem com meio quilo de carne cortada em tiras, salteadas com alho e alecrim fresco, mais meio quilo de batata e mandioca fritas servidas na pedra quente.
Resumo ★★★★☆
Ainda pretendo voltar ao restaurante Casa Naturalis para provar alguns drinks e fazer uma refeição completa, mas a minha experiência já foi suficiente para saber que se trata de um lugar agradável, com bom atendimento e comida gostosa.