Passeio na Vila de Jericoacoara

Jericoacoara – Passeio na vila

Muitos dos pontos turísticos visitados nessa região ficam distantes ou até mesmo em outras cidades, sendo necessário contratar passeios guiados e transfers para percorrer com segurança quilômetros de dunas de areia e praias. Ainda assim, dá para aproveitar muito com uma rápida caminhada.

Maré baixa
Praia Principal

De fato, há algumas opções de hospedagem literalmente de frente para o mar na Praia Principal, além de barracas, bares e restaurantes. Eu reservei um dia para ficar ali curtindo as ondas baixas e, como a maré estava baixa, dava para ir até bem longe para dentro da água. 

Windsurf e outros esportes aquáticos
Windsurf e outros esportes aquáticos

Com ventos fortes, muitos visitantes também aproveitam para praticar esportes aquáticos como windsurf e kitesurfe. Enquanto na Praia Principal tem lojas de aluguel de equipamentos e venda de diversos produtos, além de aulas para quem ainda está iniciando ou nunca praticou esportes aquáticos, a Praia da Malhada ganha pontos pelo visual é mais selvagem, mesmo porque não há mais barracas ou qualquer estrutura de apoio.

Serrote de Jericoacoara
Serrote de Jericoacoara

Dali é possível subir no Serrote de Jericoacoara, cujos morros são responsáveis por proteger a vila dos ventos e, consequentemente, das areias das dunas. Também é lá que se inicia um caminho com lindas vistas, sendo possível descer o barranco para conhecer a Praia da Vitória, marcada pela quantidade de formações rochosas.

Trilha da Pedra Furada
Trilha da Pedra Furada

Essa trilha pelo serrote pode ser usada para chegar por conta própria até a Pedra Furada, um dos cartões postais mais famosos do Parque Nacional de Jericoacoara. Ali costuma-se formar uma longa fila para tirar fotos, então é preciso ter um pouco de paciência, principalmente no meio do ano, quando o sol desce exatamente no vão da pedra. Uma alternativa é madrugar e pegar o nascer do sol no local, quando não costuma ter ninguém na área.

Praça Edvá Esmerino da Silva
Praça Edvá Esmerino da Silva

Voltando para a parte urbanizada, pode-se dizer que a Praça Edvá Esmerino da Silva, inaugurada em 2012 e também conhecida simplesmente como Pracinha de Jeri, é um importante ponto de referência da vila. Além de ser bastante agradável, com seus bancos em formato de canoa, quiosques cobertos de palha e o letreiro onde todos os turistas tiram fotos, o local está rodeado de restaurantes e é palco de diversos eventos.

Igreja de Nossa Senhora de Fátima
Igreja de Nossa Senhora de Fátima

Em termos de arquitetura, destaca-se a Igreja de Nossa Senhora de Fátima. Construída em 1945, ela chama a atenção pela sua fachada de pedras  retiradas do serrote, cujos tons avermelhados são reforçados no fim do dia. Ali são celebradas missas dominicais e realizados eventos diversos ao longo do ano, como a Coroação de Maria (maio), os festejos da Padroeira (outubro) e a Missa do Galo (dezembro).

Belíssimo pôr-do-sol
Duna do o Pôr-do-Sol

Falando em fim da tarde, é imperdível fazer uma curta caminhada até a Duna do Pôr-do-Sol nesse horário para acompanhar um espetáculo de cores quando o sol desce sobre o mar. A formação, que já chegou a ter cinquenta metros de altura, tem aproximadamente quinhentos anos e vem, aos poucos, se deslocando para junto do mar, à medida que o vento sopra os grãos de areia.

Rua Principal
Rua Principal

Com o cair da noite, todas as pessoas que estavam fazendo passeios pela região retornam para a vila, que ganha vida com a exposição de trabalhos artesanais. São usados os materiais mais diversos, como cabaças, cocos, palhas, conchas, sementes, pedras, cipós, couros, linhas, tecidos, metais e reciclados. Destaca-se os trabalhos em crochê, técnica usada em roupas,  redes, objetos de decoração e outros.

Lembrancinhas e artesanato
Lembrancinhas e artesanato

Além das exposições nas ruas, é possível encontrar muitas lojas que comercializam lembrancinhas, peças de vestuário voltadas para a praia e vários itens necessários durante a estadia, mas o comércio não se limita a isso. Também é possível visitar ateliês de arte, por exemplo.

Dois pratos executivos
Gastronomia diversificada

Obviamente, todos também saem para comer algo durante a noite e Jericoacoara tem dezenas de opções gastronômicas. É fácil encontrar restaurantes focados na gastronomia local com peixes, frutos do mar, panelada, galinha caipira e baião de dois. Entre os lanches, destacam-se o pastel de arraia e tapiocas. Já na sobremesa, pode-se citar as cocadas, doces feitos com caju e banana. Mas tem comida para todos os gostos, com vários estabelecimentos voltados para a culinária internacional.

Festa na praia
Festa na praia

Também a pena conferir o trabalho de músicos e artistas locais ou que vêm de outros lugares para enriquecer a diversidade local. Muitos restaurantes e bares têm som ao vivo, mas também são realizadas festas na praça ou na praia principal, com as típicas barraquinhas de bebidas e comidas.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s