Caminhada pelo litoral norte

Arraial d’Ajuda – Caminhada pelas praias do litoral norte

Na minha estadia em Arraial d’Ajuda, aproveitei para explorar as praias que eu não conhecia. Ainda que não tenha passado o dia em algumas delas, já deu para ver a particularidade de cada uma com caminhadas tranquilas. Como o litoral é extenso, eu decidi dividir o passeio em dois, pegando a Praia do Mucugê como ponto de partida. Com isso, fui um dia para o norte e outro para o sul.

Mirante das Fitas
Mirante das Fitas

Como a maioria dos turistas já conhece bastante a região da Praia do Mucugê, que é a praia mais central, e eu já passaria lá de qualquer maneira quando fosse fazer o passeio no sentido inverno, acho interessante recomendar um trajeto diferente. Fazendo um passeio pelo centro da cidade, é possível passar por alguns pontos interessantes como o Santuário de Nossa Senhora d’Ajuda. Atrás da igreja fica esse mirante, com uma vista maravilhosa das praias, e uma escadaria, que leva até a famosa fonte de águas milagrosas. De lá, basta continuar descendo e pegar o caminho da praia.

Praia dos Pescadores
Praia dos Pescadores

A Praia dos Pescadores se destaca pelos diversos barcos de pesca e a barraca que fica exatamente no local de acesso com inúmeros adereços na fachada, sendo particularmente conhecida pelo peixe frito e mais frequentada pelos moradores da região. Para quem tem o objetivo de caminhar, é preciso levar em conta que a inclinação na areia, que também traz algumas dificuldades por não ser um solo tão firme, então cansa um pouco mais.

Praia de Araçaípe
Praia de Araçaípe

A seguinte é a Praia do Araçaípe, sem uma divisão clara com a anterior. Nessa caminhada em direção norte, se passa por muitas pousadas e casas de temporada, mas poucas estruturas de apoio ao turista. Mesmo as barracas podem estar fechadas na baixa temporada. Por isso, é importante levar sua própria água e até mesmo alguns alimentos para não passar aperto, já que será necessário depois fazer todo o caminho de volta.

Prática de esportes nas praias do norte
Prática de esportes nas praias do norte

A maré baixa cria piscinas naturais protegidas pelos recifes. Para observar a biodiversidade marinha, é bom ter equipamentos como snorkel e máscara de mergulho. Também aparecem muitas conchinhas na areia, para quem gosta de colecionar. Já o nível alto deixa a faixa de areia bem menor, com alguns pontos em que pode ser preciso molhar os pés. Ali é possível praticar esportes aquáticos como caiaque, windsurfe e vela, entre outros, que podem ser alugados em pontos específicos.

Calmaria mesmo na maré alta
Calmaria mesmo na maré alta

Depois de uma curva no terreno, começa a Praia do Apaga Fogo, ainda mais deserta que as anteriores. Digo isso porque as pessoas que frequentam o local são basicamente as que estão hospedadas na região, já que os turistas priorizam lugares mais famosos e de fácil acesso. As propriedades tem as fachadas voltadas para a Estrada da Balsa, mas com fundos para o mar. Por ser mais tranquila e ter poucas ondas, o local é ideal para famílias e crianças.

Ponta do Apaga Fogo
Ponta do Apaga Fogo

O destino final é a Ponta do Apaga Fogo, local de encontro do rio com o mar. Ali é possível ver claramente a diferença entre as águas verdes e azuis do mar a as mais escuras do rio, que divide Arraial d’Ajuda de Porto Seguro. A uma distância de 600 metros, o centro histórico da cidade vizinha pode ser avistado com suas casinhas coloridas, mas o grande destaque do lado de cá é o Arraial d’Ajuda Eco Resort, uma hospedagem luxuosa e com atrativos como piscinas, quadra de tênis, salão de jogos e cinema.

Esse trajeto completo tem cerca de 4,2 km somente para ida. É uma caminhada tranquila, na qual podem ser feitas algumas paradas para descansar e aproveitar as praias. Obviamente, o passeio completo vai depender do seu ponto de partida e planejamento, que pode ser traçado levando em conta necessidades próprias com a ajuda do mapa interativo acima. Se você estiver hospedado perto da balsa de travessia, por exemplo, a ideia é fazer o caminho contrário, em direção ao sul, e dá para voltar de transporte público ou taxi. Também não custa lembrar a necessidade de usar protetor solar e roupas adequadas.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s