Butler Metro Park

Austin – Butler Metro Park

Nos dias que passei em Austin, no Texas, fiquei hospedado no apartamento com quarto, sala, cozinha e banheiro totalmente equipados do Stay Alfred at MUSE, ao sul do centro histórico da cidade. Ali eu estava bem próximo de alguns parques e aproveitei a oportunidade para fazer um passeio tranquilo em meio à natureza.

Moradia dos morcegos
Moradia dos morcegos

Meu primeiro objetivo foi chegar à trilha de caminhada e ciclismo que margeia o Lady Bird Lake, então peguei um caminho até embaixo da ponte que leva até o centro da cidade, um local muito procurado pelos turistas com um objetivo inusitado: observar o voo dos morcegos. Eu já sabia que eu não veria nenhum por dois motivos, sendo o primeiro deles porque passei por lá de manhã, enquanto que os bichos têm hábitos noturnos e saem um pouco antes do pôr-do-sol. O outro era a época do ano, já que eles aparecem em grandes quantidades somente nos meses mais quentes de primavera e verão.

Congress Bridge
South Congress Bridge

O fato é que desci do nível da rua e passei por baixo da South Congress Bridge. Quando a estrutura foi construída, em 1980, os engenheiros não tinham ideia de que fendas na parte inferior funcionariam como uma caverna ideal para os morcegos. Logo eles começaram a aparecer e a população da cidade chegou a pedir que a colônia fosse erradicada, ignorando o fato de que se tratam de animais pacíficos e que ajudam a acabar com insetos e pragas. Atualmente, são mais de 1.5 milhões de morcegos no local, o maior grupo de toda a América do Norte, e a debandada do fim da tarde se tornou um grande atrativo turístico.

Banco com vista para o lago
Banco com vista para o lago

Dali fui fazendo uma caminhada tranquila pela trilha às margens do lago, eventualmente parando para sentar em um dos bancos e curtir o clima agradável do inverno. O Lady Bird Lake foi formado pelo represamento do Colorado River para controlar o nível da água e evitar enchentes na cidade. Eu olhava e só conseguia enxergar um rio, pois ele não tem o formato tradicional de um lago, mas tudo bem. Ali, além dos esportes aquáticos, também é possível fazer a pesca de robalos, carpas e peixe-sol. O que não está permitido é nadar, não porque as águas sejam sujas, mas devido ao risco de afogamento e a presença de detritos de pontes e represas destruídas em inundações nos anos anteriores.

Fannie Davis Town Lake Gazebo
Fannie Davis Town Lake Gazebo

Após um tempinho, após passar embaixo de outra ponte na South 1st Street, cheguei ao Butler Metro Park, antigamente chamado de Town Lake Metro Park. Esse foi um dos primeiros parques da cidade e hoje reúne diversas opções para a pratica de esportes, realização de eventos culturais, passeios em meio à natureza e outros atrativos. Logo no começo passei pelo Fannie Davis Town Lake Gazebo, uma estrutura coberta construída em 1969.

Tree of Remembrance
Tree of Remembrance

Depois vi essa árvore com várias plaquinhas pregadas e nomes escritos. A Tree of Remembrance é um memorial para os homens, mulheres e crianças sem moradia que perderam a sua vida nas ruas de Austin. Achei singelo e interessante por ser uma parcela da população que é geralmente ignorada.

Stevie Ray Vaughan
Stevie Ray Vaughan

Também tem uma estátua de Stevie Ray Vaughan, uma importante figura para o rock blues no estado do Texas. O guitarrista, cantor e compositor era líder da banda Double Trouble, nasceu em Dallas e se mudou para Austin aos dezessete anos de idade, quando começou sua carreira musical. Ela duraria pouco tempo, pois ele acabou perdendo a vida em um acidente de helicóptero aos 35 anos de idade.

Long Center for Performing Arts
Long Center for Performing Arts

Falando em música, um dos maiores atrativos do parque é o Long Center for Performing Arts, um dos principais palcos da cidade para a realização de eventos culturais diversos como performances musicais, apresentações teatrais, exibições de filmes, festivais e outros. A maior sala tem capacidade para 2.442 pessoas, mas um público grande também pode ser reunido na parte externa, onde um palco é montado e o público ainda aproveita a vista da cidade. O calendário dos eventos pode ser acessado na página oficial. Bem ao lado dele fica o Palmer Events Center, onde são realizadas conferências, exposições, feiras e coisas do tipo. Já o Dougherty Art Center é um centro cultural artístico que oferece uma série de experiências que vão de exposições de pinturas, fotografias e esculturas, peças de teatro, apresentações de dança e música, workshops para adultos e crianças e outros.

Butler Metro Park
Butler Metro Park

Muitos concertos, festivais e outros espetáculos são realizados na área do Butler Park conhecida como Auditorium Shores, um extenso gramado a céu aberto. Quando não tem nenhuma programação, o espaço é bastante usado para passear com cachorros, já que é permitido que eles fiquem sem coleira em uma área específica, fazer piquenique à sombra das árvores, ver as tartarugas que ficam nos lagos e coisas do tipo.

Doug Sahm Hill Summit
Doug Sahm Hill Summit

Um outro atrativo é subir o caminho circular que leva ao Doug Sahm Hill Summit, que tem no piso um mapa do Texas e proporciona uma bela vista do parque e da região. Na parte de baixo, a Liz Carpenter Splash Pad é uma fonte de água interativa bastante usada para se refrescar durante os dias mais quentes, além de possuir luzes coloridas que fazem um espetáculo durante a noite. O espaço é especialmente atrativo para as crianças, que gostam de se molhar nos jatos de água que saem do chão. O parque também conta com playgrounds, incluindo uma área voltada especialmente para crianças de 2 a 5 anos de idade.

Campo de golfe Pitch and Putt
Campo de golfe Pitch and Putt

Já para os mais velhos, o Pitch & Putt é um campo de golfe com nove buracos que fica aberto todos os dias até o pôr-do-sol. Para quem nunca se aventurou a jogar, é possível alugar os equipamentos no clube. O uso do espaço também é pago e os preços atuais podem ser conferidos na página oficial. O Butler Park também possui quadras de tênis, vôlei, basquete e outros esportes.

Ann and Roy Butler Hike and Bike Trail
Ann and Roy Butler Hike and Bike Trail

Dali eu voltei para a Ann and Roy Butler Hike and Bike Trail, que possui cerca de 16 km de pistas de caminhada e ciclismo passando nas margens do lago, percorrendo parques, prédios e diferentes bairros. O projeto foi idealizado na década de 1970 por Lady Bird Johnson, esposa do então presidente dos Estados Unidos, Lyndon B. Johnson, e o casal Ann e Roy Butler, sendo ele o prefeito de Austin.

Canoagem no Barton Creek
Canoagem no Barton Creek

Fui andando até o Barton Creek, cuja travessia mais próxima era em uma ponte de pedestres. É nesse riacho que fica o Barton Springs Pool, uma piscina muito procurada pelos moradores e visitantes para se refrescar do calor nos meses mais quentes. É possível ter informações sobre o horário de funcionamento e preços na página oficial. Outra opção é alugar um caiaque, canoa ou stand up paddle e explorar a região pelas águas. Você pode pagar por hora ou pelo dia inteiro, dependendo do quão distante pretende ir. As informações sobre o aluguel também estão na página oficial. Eu só passei por lá mesmo indo em direção ao Zilker Metropolitan Park, onde continuei a explorar as áreas verdes de Austin.

Anúncios

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s