Zilker Metropolitan Park

Austin – Zilker Metropolitan Park

Considerado o melhor dos parques urbanos de Austin, o Zilker Metropolitan Park possui uma área de quase 1,5 km2 e conta com diversos atrativos como trilhas, mesas de piquenique, espaços para a prática de esportes, jardim botânico, palco para apresentações culturais e outros. O nome é uma homenagem a Andrew Jackson Zilker, um homem de negócios, bancário e vereador que doou boa parte do terreno para o empreendimento nas primeiras décadas do século XX.

Ponte de pedestres sobre o Barton Creek
Ponte de pedestres sobre o Barton Creek

Eu cheguei até lá saindo do Stay Alfred at MUSE, onde estava hospedado, e caminhando pelo Butler Park, que está dividido do Zilker Metropolitan Park pelas águas do Barton Creek. A travessia mais próxima era em uma ponte de pedestres, mas há outras ao longo do canal. Um dos maiores atrativos da cidade é justamente o Barton Springs Pool, uma piscina muito procurada pelos moradores e visitantes para se refrescar do calor nos meses mais quentes. Como estava no inverno e eu não estava disposto a entrar na água represada por conta do frio, acabei não indo até lá, mas é possível ter informações sobre o horário de funcionamento e preços na página oficial.

Canoagem no Barton Creek
Canoagem no Barton Creek

Outra opção, não tão barata quando a piscina, mas igualmente divertida, é alugar um caiaque, canoa ou stand up paddle e explorar a região pelas águas. Você pode pagar por hora ou pelo dia inteiro, dependendo do quão distante pretende ir. Eu vi muitas pessoas descendo o riacho até chegar no Lady Bird Lake, uma distância de 750 metros, e indo bastante além. Na ida você é ajudado pela calma correnteza, mas é importante lembrar que pode ser necessário remar bastante para fazer o caminho de volta, então calcule bem o tempo e leve em conta a sua disposição física e de seus companheiros de passeio. Veja as informações sobre o horário de funcionamento e preço na página oficial.

Lou Neff Point
Lou Neff Point

Eu fui caminhando pela trilha mesmo ao longo das margens desse riacho até chegar no Lou Neff Point, onde há alguns bancos para descansar e apreciar a bela vista da cidade. O pavilhão atual é o resultado de diversas melhorias feitas nas últimas décadas. Se você reparar no piso, os paralelepípedos têm os nomes das centenas de doadores que ajudaram a financiar as obras. Algumas marcações especiais e placas se destacam como memoriais de pessoas amadas, amigos ou familiares já falecidos.

Vista do Lady Bird Lake
Vista do Lady Bird Lake

Mas o que se destaca mesmo é a vista privilegiada dos prédios da cidade. Ali fica o Lady Bird Lake, formado pelo represamento do Colorado River para controlar o nível da água e evitar enchentes na cidade. Eu olhava para ele e só conseguia enxergar um rio, pois não tem o formato tradicional de um lago. Além dos esportes aquáticos, também é possível fazer a pesca de robalos, carpas e peixe-sol. O que não está permitido é nadar, não porque as águas sejam sujas, mas devido ao risco de afogamento e a presença de detritos de pontes e represas destruídas em inundações nos anos anteriores.

Ann and Roy Butler Hike and Bike Trail
Ann and Roy Butler Hike and Bike Trail

Dali eu continuei caminhando pela Ann and Roy Butler Hike and Bike Trail, que possui cerca de 16 km de pistas de caminhada e ciclismo passando nas margens do lago, percorrendo parques, prédios e diferentes bairros. O projeto foi idealizado na década de 1970 por Lady Bird Johnson, esposa do então presidente dos Estados Unidos, Lyndon B. Johnson, e o casal Ann e Roy Butler, sendo ele o prefeito de Austin.

Extenso gramado do parque
Extenso gramado do parque

Depois de um tempo caminhando pelas trilhas, tomei um dos vários acessos para entrar na parte mais central do Zilker Metropolitan Park. Como tem uma extensa área verde, em sua maior parte plana, o parque é bastante usado para a realização de atividades culturais de grande porte como festivais de música e exposições. A lista dos eventos mais populares e recorrentes pode ser acessada na página oficial. Entre as atividades culturais, é possível destacar o Zilker Hillside Theater, que é palco de apresentações musicais e teatrais, incluindo espetáculos da Broadway; o Austin Nature and Science Center, que possui exibições interativas sobre a natureza; e o Umlauf Sculpture Garden & Museum, com uma bela coleção de esculturas distribuídas nos jardins e no museu que mudam constantemente de lugar.

Quadras de vôlei de praia
Quadras de vôlei de praia

Assim que entrei na área mais extensa do parque, vi as quadras de vôlei de praia com diversas pessoas praticando o esporte. Outros brincavam com seus cachorros soltos, jogando objetos para eles correrem e buscarem. Aliás, também faz parte do parque o Disc Golf Course, uma modalidade você precisa acertar o alvo com o mínimo de arremessos de um disco. Também há diversas áreas com mesas de piquenique de uso livre. No caso de eventos como casamentos, reuniões de família e celebrações de aniversários, esses espaços devem ser reservados com antecedência.

Rock Island
Rock Island

Um bom ponto de vista do parque e da região é a Rock Island, um aglomerado de rochas em uma área mais elevada. Para quem quer fazer um passeio panorâmico, uma forma menos cansativa e mais divertida para as crianças é pegar o Zilker Zephyr, um trem em miniatura. Fora o aluguel dos equipamentos de esportes aquáticos, eu achei o valor dos atrativos do parque bem em conta.

Blicker Cupula
Zinker Botanical Garden

Outro local que visitei foi o Zilker Botanical Garden, que possui diversos jardins temáticos que vão desde um jardim japonês até a reprodução do habitat de animais pré-históricos, com lagos, quedas d’água, áreas planas e acidentadas, gramados, rochas e por aí vai. Esse e outros atrativos pagos do parque, como o uso da piscina, o aluguel de equipamentos para esportes aquáticos e o passeio de trenzinho são pagos somente em dinheiro. No mais, você pode explorar o Zilker Metropolitan Park livremente em um passeio bastante agradável.

Anúncios

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s