Efeito de profundidade do cinema 3D

Como é o cinema 3D

A exibição de filmes em três dimensões parece ter sido a última grande inovação do cinema, mas o fato que muitas pessoas desconhecem é que essa tecnologia tem idade para ser sua tataravó. A patente foi registrada ainda no século XIX, quando era usado para fotografias, mas só em 1922 o primeiro longa-metragem foi lançado. Apesar da novidade, The Power of Love não impressionou o público. Nas décadas seguintes, o recurso foi aperfeiçoado ao surgirem os óculos polarizados, que são usados ainda hoje em dia. Seja como for, houve momentos de glória, declínios e ressurgimentos em tentativas de cobrar mais caro pelo ingresso e manter a relevância do cinema, que perdia espaço para a televisão.

Avatar foi importante para o renascimento do 3D
Avatar foi importante para o renascimento do 3D

A última retomada se deu a partir dos anos 1980. Além do uso nos cinemas, as exibições em 3D também ganharam espaço em parques de diversão e são muito usadas para aumentar a imersão do público nos brinquedos. Já na virada do século, os grandes estúdios de Hollywood passaram a investir mais nesse sentido. Além de adaptar obras gravadas em 2D, o que nem sempre tem um resultado tão interessante, também se passou a gravar diretamente em 3D. Um dos grandes êxitos foi Avatar que, vamos combinar, teve grande apelo justamente por seu visual inovador para a criação das criaturas e dos ambientes.

Poltronas reservadas da D-BOX
Poltronas reservadas da D-BOX

Outra tecnologia bastante procurada são as cadeiras que se mexem no cinema D-BOX. Já algumas novidades como o uso de cheiros e efeitos de fogo, vento e água ainda não chegaram às salas comerciais. Seja nesses casos ou no uso das três dimensões, a grande questão que eu coloco é se o interesse do público é gerado apenas por uma curiosidade pela novidade ou se há realmente um emprego efetivo das técnicas para criar experiências únicas. A conclusão que eu já cheguei é que depende de cada produção. Tem aquelas em que o espectador tem uma imersão maior na história e outras em que não faz a menor diferença. Em alguns casos, é apenas uma distração que pode até chegar a incomodar.

Projeto de uma sala de cinema IMAX
Projeto de uma sala de cinema IMAX

Falando em salas, é claro que a qualidade da imagem também tem grande influência se você está procurando uma experiência mais completa. Por isso, eu dou preferência a ver esses filmes em três dimensões no cinema IMAX, visto que eles têm tela grande, maior resolução e também óculos diferenciados. Obviamente que o ingresso é mais caro, então não é sempre que faço essa gracinha. Eu gosto, particularmente, de ver os filmes de ação, que são trabalhados com efeitos especiais e cenas grandiosas. Além disso eles tem um som mais bem distribuído e cadeiras confortáveis. Na rede de cinemas Cinemark, o equivalente ao IMAX é o X-D.

Playstation VR
Playstation VR

Também é possível assistir a esses filmes em casa. Eu mesmo tenho um televisor com óculos 3D ativo. Eles usam uma bateria que fazem as lentes piscarem para alternar a imagem e criar o efeito. Eu, particularmente, acho que o resultado é tão ou até melhor do que o do cinema, sendo possível ver bem a profundidade. Infelizmente, o alto custo e a baixa procura por esses televisores fez com que as empresas parassem a produção. Em contrapartida, têm sido lançados equipamentos diversos de realidade virtual, como o do videogame Playstation VR, e acho que aí tem mais chance de sucesso porque eles têm outras aplicabilidades, como acompanhar o movimento do corpo do espectador, tornando a experiência mais interativa.

Óculos do cinema IMAX
Óculos do cinema IMAX

Como já comentei acima, para enxergar a imagem em três dimensões no cinema, é necessário utilizar óculos específicos que são distribuídos ao público no momento da entrada. O chato é quando a pessoa já tem algum problema de vista e usa óculos de grau, tendo que colocar um em cima do outro, o que pode causar bastante desconforto físico e visual. No último caso, as lentes sobrepostas refratam a luz de formas diferentes, o que atrapalha a percepção. No meu caso, costumo usar lentes de contato, então não tenho nenhum problema. Depois da sessão, é indicado devolver os óculos 3D, pois eles serão higienizados e utilizados por outros nas próximas exibições. Quem for mais nojentinho pode levar um lenço e álcool gel para dar aquela limpeza extra.

As luzes no corredor atrapalham
As luzes no corredor atrapalham

Tem mais uma coisa que me incomoda com relação ao uso dos óculos no cinema. Não sei se é pura picuinha minha, mas ficam luzes acesas no corredor entre as poltronas. Entendo que elas são necessárias para orientar as pessoas que entram e saem, inclusive durante a projeção, e também por questões de segurança no caso de uma eventual evacuação. O negócio é que isso reflete na lente e acaba atrapalhando a ver o filme. Por isso, eu sempre fico em pelo menos duas poltronas mais para dentro da fila. Escolher um bom lugar para se sentar no cinema é uma verdadeira arte. Como espectador frequente, eu já tenho os meus lugares favoritos.

A imagem é desfocada
A imagem é desfocada

Outra questão interessante de citar é que algumas pessoas não enxergam em 3d. Isso acontece porque a projeção é feita através de duas imagens sobrepostas na tela. Com o uso dos óculos, cada olho foca em uma delas, fazendo com que seja percebida a profundidade, com um objeto ou personagem se destacando do fundo, parecendo se aproximar e se afastar fisicamente do espectador. Para isso, é preciso que os dois olhos trabalhem juntos. Quem não tem a chamada “visão binocular” acaba enxergando apenas uma imagem embaçada ou sem nenhuma diferença do filme 2D. Também há aqueles que até veem o efeito, mas sentem dor de cabeça e enjoos. Se for o seu caso, simplesmente evite essas sessões, pois estará jogando dinheiro fora.

Anúncios

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s