Apesar de adorar fazer pesquisas previamente e planejar bem as minhas viagens, também deixo algumas coisas ao acaso, já que sempre é possível obter informações privilegiadas com os moradores locais, descobrir passeios e atrativos que você nem tinha imaginado e deixar a vida te levar. Foi o caso do restaurante Les Noo’dle, que fica um pouco mais distante dos locais que eu visitei na cidade, no endereço 1717 Montrose Blvd, e que só conheci por ter sido convidado por outras pessoas.
Ambiente ★★★☆☆
Funcionando em uma casa de andar único, esse restaurante tem apenas um ambiente com poucas mesas. A decoração inclui muita madeira, revestimentos em pedra e tubulações à vista. Me chamou a atenção os pés das mesas feitos com blocos de construção, o que combinou bastante com o tampo de madeira e as cadeiras de metal.

Eu gosto bastante do estilo, mas achei um pouco exagerado colocar fotografias espalhadas na coluna, imagens e jornais nas paredes, notas de dinheiro de diversos países no balcão e outros elementos. Para o meu gosto pessoal, existe um limite de informações visuais que devem ser usadas, pois chega a dar a sensação de bagunça, mesmo estando tudo limpinho. Também é possível ver o trabalho feito dentro da cozinha.
Serviço ★★★★☆
Com relação ao serviço, não tenho nada do que reclamar. Uma coisa interessante de comentar é que as pessoas costumam jantar cedo em Houston, então muitos estabelecimentos fecham em horários que a gente ainda estaria saindo de casa aqui no Brasil. No caso do Les Noo’dles, pode exemplo, o funcionamento é das 11 às 21h. Como eu cheguei um pouco perto de fechar, encontramos a maioria das mesas vazias.

Chegando lá, não espere ser atendido na mesa. Você mesmo deve pegar um cardápio e se dirigir até o balcão para fazer seu pedido. O sistema funciona bem e logo começam a chegar as comidas. Nesse dia eu não queria beber nada diferente e fiquei só na tap water, a água da torneira que é servida de cortesia em qualquer restaurante dos Estados Unidos.
Preço ★★★★★
Eu achei o preço da refeição bem em conta, principalmente se levarmos em consideração que os pratos podem ser divididos porque são bem servidos. Nós estávamos em quatro pessoas e pedimos duas sopas e alguns acompanhamentos e todos ficaram bem satisfeitos.

O menu com as opções e preços atualizados pode ser consultado na página oficial. Eu confesso que eu gosto desses estabelecimentos com cardápio simples, pois costumo ficar perdido quando tem opções demais. Eles sabem qual é o carro-chefe deles e investem nisso.
Comida ★★★★☆
O Les Noo’dle é especializado em uma saborosa sopa de macarrão vietnamita chamada pho, que leva ingredientes como manjericão tailandês, broto de feijão, cebola, cebolinha, coentro, jalapeño e lima. A base é a mesma para as três opções: pho bò (carne de boi), pho gà (frango inteiro criado solto) e pho chay (vegana). Para cada uma delas você pode escolher três acompanhamentos dentre as opções disponíveis, pedir o caldo à parte e substituir a massa por abobrinha.

Eu e minha dupla escolhemos o pho bò, cujo caldo é cozido lentamente por 24h e tem um sabor muito rico, o que compensou a total falta de graça das carnes. Não sei se é porque nós estamos tão acostumados com os cortes brasileiros, mas fiquei realmente decepcionado e esse é o único defeito que pude encontrar na comida. No mais, a sopa é bem temperada, os vegetais são frescos e a massa feita na hora é suculenta. Também pedimos um pouco de broto de feijão à parte para adicionar uma crocância ao prato.

Também pedimos dois small plates, ou porções, para dividir. Como a gente não conhecia o local, seguimos as sugestões do pessoal que nos convidou. O primeiro foi o spicy cucumber salad, que eu fiquei morrendo de medo de ser apimentado demais e eu não conseguir comer. Na realidade, o molho era bem temperado e realmente tinha pimenta, mas nada muito exagerado. Além disso, o frescor do pepino contrabalanceava e o resultado era bem harmonioso.

Também era esse o caso do vietnamese street corn, um milho assado acompanhado com molho. É de pegar e comer com a mão mesmo, o que faz um pouquinho de bagunça, mas não deixa de ser gostoso.
Resumo ★★★★☆
Eu gostei bastante de ter experimentado a comida vietnamita, já que é bem diferente do que estamos acostumados. Além de muito saborosos, os pratos eram bem baratos e deu vontade de voltar para comer as sopas de frango e vegetais.