Cinema IMAX

Como é o cinema IMAX

Há algum tempo atrás, fiz uma postagem sobre como é o cinema D-Box, que possui algumas fileiras com cadeiras que mexem e tremem, levando o espectador para dentro dos filmes, principalmente nas cenas de ação. Uma outra opção para sair do tradicional é o IMAX, que já possui algumas salas no Brasil em cidades como Belo Horizonte, Curitiba, Fortaleza, Recife, Rio de Janeiro, Porto Alegre e São Paulo. Nas salas da rede Cinemark, o equivalente ao IMAX é o X-D.

Antes de partir para as vantagens desse tipo de sala, é preciso dizer que os ingressos são mais caros do que os das salas tradicionais. Então é bom ficar atento às características abaixo para definir se, para você, vale à pena ou não pagar um pouco a mais pela experiência. O que posso adiantar é que sempre que eu posso eu vou no IMAX porque eu acho a qualidade incrível!


Histórico

Em sua breve história, o cinema passou por diversas evoluções que buscavam aumentar a qualidade da experiência, bem como manter o interesse do público pela arte. Dos filmes mudos, passamos para as obras faladas, filmes com cores, imagens em 3 dimensões, efeitos especiais digitais e outros recursos diversos. Uma das grandes preocupações sempre foi o impacto visual das imagens projetadas, sendo o aumento do tamanho da tela sem perda de qualidade um dos objetivos buscados. Na década de 1950, isso foi alcançado com processos diversos, incluindo o Cinerama, que possuía um sistema de três projetores múltiplos sobre uma tela curva. Nessa época, a preocupação da indústria era competir com a novidade da televisão. A tecnologia, entretanto, era de difícil instalação e acabou caindo em desuso.

Projeto de uma sala de cinema IMAX
Projeto de uma sala de cinema IMAX

O primeiro IMAX permanente foi instalado em 1971, no Canadá. A principal evolução desde então foi adoção do sistema digital, o que permitiu a redução dos custos da tecnologia com o uso de dois projetores de resolução 2K, o que permitiu a conversão de cinemas pré-existentes no Digital IMAX a partir de 2008. Atualmente, há mais de 1.000 cinemas da marca espalhados pelo mundo. Toda a tecnologia e o projeto da sala são da marca IMAX.


Diferenciais

Sem entrar em aspectos muito técnicos, já que o objetivo aqui não é encher a postagem de números e nomes quase incompreensíveis, vamos destacar o que faz o IMAX ser uma experiência diferenciada.

A câmera usada para filmar as obras que passam no IMAX possuem resolução maior que as tradicionais. Isso que dizer que a captura das imagens precisa ser feita com a câmera própria, com gravação em filmes de 70mm, para aproveitar ao máximo a qualidade de exibição. Para se ter uma ideia, o formato convencional possui a metade do tamanho, com 35mm. Não é à toa que o nome IMAX significa image maximum.

Câmera para filmes IMAX
Câmera para filmes IMAX

É claro que uma imagem com tanta qualidade não teria uma projeção convencional. Enquanto a média das telas das salas normais é de 12 x 5.1 m, no IMAX elas tem um padrão de 22 (largura) x 16 (altura). Ou seja, a tela é muito maior.

A diferença na resolução também é muito grande, chegando a 10.000 x 7.000 pixels, enquanto no cinema tradicional esse número é de 2048 x 1080 pixels. Ou seja, existe um grande salto na qualidade da imagem. Além disso, como a tela é maior, o cinema IMAX possui mais área para mostrar o filme.

Outro detalhe importante é a qualidade do som, já que no cinema IMAX há mais caixas. As caixas de som ficam atrás da tela e dos lados, em um sistema surround parecido com as salas tradicionais, porém com maior potência.

IMAX do Kinoplex Platinum de Campinas
IMAX do Kinoplex Platinum de Campinas

Qualidade da imagem

Para garantir uma imagem perfeita, os filmes precisam ser fotografados com as câmeras específicas do IMAX. O que muitas vezes acontece, é que eles são gravados em 35mm e adaptados para a exibição nesses cinemas, o que faz com que eles não alcancem a qualidade adequada. Como se trata de um equipamento mais caro, pesado e barulhento, muitos filmes possuem apenas algumas cenas gravadas em IMAX.


Tamanho da tela

O grande diferencial do IMAX é o tamanho da tela. Tenho a impressão que, com a ida dos cinemas para os shoppings, as salas e as telas foram ficando cada vez menores. No IMAX é aquela tela grandona, as salas mais largas e menos fundas. Aliás, se você gosta de se sentar no fundão da sala, você fica mais distante da tela e, consequentemente, perde muito da experiência de imersão, que é você se sentir dentro do filme. Como a qualidade da imagem é melhor, você pode e deve se sentar mais próximo (mas não nas primeiras filas). Abaixo está a configuração da sala IMAX de Belo Horizonte no Shopping Boulevard.

As salas são mais largas e menos profundas
As salas são mais largas e menos profundas

Qualidade de som

O som é uma questão polêmica nos cinemas IMAX. As caixas de som são definitivamente mais potentes, mas tenho alguns amigos que não gostaram da experiência porque acharam que o volume é muito alto.


Conforto

Todo o equipamento de uma sala IMAX é exclusivo da marca: a tela, os projetores, o audiovisual e até mesmo as poltronas. Pelo que percebi nas salas que fui no Brasil (Belo Horizonte, São Paulo, Campinas e Rio de Janeiro), as cadeiras são um pouco mais largas e novas do que nos cinemas convencionais – mas isso varia dependendo da cidade.


Filmes em 3D

A qualidade dos filmes em 3D exibidos no cinema IMAX é maior do que nos convencionais. A tecnologia 3D não é exatamente uma novidade, já tendo tido um boom há décadas atrás, antes de morrer. Recentemente ela reapareceu, mas parece que está em declínio novamente. O problema é que alguns filmes só passam no IMAX em 3D e há algumas pessoas que não gostam do efeito ou até mesmo passam mal, sendo obrigadas a assistir em uma sala convencional. O Star Wars: Os Últimos Jedi, por exemplo, eu vi que só vai passar no IMAX com 3D, enquanto nas salas tradicionais você tem opção de assistir em 3D ou 2D.

Alguns filmes são exibidos apenas em 3D
Alguns filmes são exibidos apenas em 3D

Oferta de filmes

Como são poucas salas com a tecnologia IMAX no Brasil, a oferta de filmes acaba sendo bastante limitada. Geralmente o que passa no IMAX é, principalmente, filmes de ação e grandes lançamentos dos Estados Unidos. Ou seja, obras com grande apelo visual, como os de heróis. Mas existem ótimos filmes… os que eu vi mais recentemente foram It, Blade Runner e Thor: Ragnarok.

Os filmes são grandes produções
Os filmes são grandes produções

Variações entre as salas

Embora exista um padrão de tamanho da tela do cinema IMAX, elas podem ser bem maiores em algumas salas. Pode haver diferença também na disposição das cadeiras que, em alguns casos, são colocadas em semicírculos, de modo que todos os espectadores fiquem com a visão voltada diretamente para a tela.


Salas e programação

Para conferir os filmes em cartaz no cinema IMAX mais próximo de você, basta acessar a página oficial e permitir que o site identifique a sua localização (ou fazer uma busca). Afastando o mapa, ele mostra todas as cidades próximas. Eu moro em Belo Horizonte e aqui em Minas Gerais temos apenas uma sala.

Mapa com cinemas IMAX na proximidade
Mapa com cinemas IMAX na proximidade

Vale a pena ver um filme no IMAX

Isso depende do seu nível de exigência com a qualidade da imagem e do som nos filmes. Eu sou bem chato nesse aspecto, então, para mim, vale a pena pagar um pouco mais pelo ingresso para ter uma experiência mais proveitosa. Como a tela é maior, a imagem preenche melhor a sua visão periférica, dando a sensação de que você não vê a sala, mas sim apenas o filme.

Recomendo que você experimente e, a partir daí, veja se vale a pena para suas próximas sessões. Mas lembre-se: não é uma sala com tecnologia diferenciada que vai fazer um filme se tornar bom. Grandes produções também podem ser uma merda, então não culpe o IMAX por um filme meia boca.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s